segunda-feira, 30 de agosto de 2010

RIC RECORD organiza grande festa em comemoração ao aniversário de Blumenau

A RIC RECORD Blumenau está preparando uma grande festa para o aniversário de 160 anos de Blumenau, no dia 02 de setembro. Diversas atrações artísticas e culturais estão sendo preparadas para festejar junto com a RIC e os blumenauenses.

Os irmãos Dany e Rafa confirmaram presença no evento. A banda Cavalinho vai animar a festa com suas músicas, coreografias e seus figurinos que dão um show à parte. O Coral Pró-Família 160 vozes também estará prestando uma homenagem aos 160 anos da cidade.

O Jornal Meio Dia terá uma edição especial e será transmitido ao vivo da praça ao lado da prefeitura. A partir das 11h, começam as apresentações artísticas e culturais. Logo em seguida, às 11h45min inicia o Jornal Meio Dia com Alexandre José e reportagens especiais.

Fonte:Erivelton Schmidt-Assessoria de Comunicação Ric Record

Prefeitura prossegue obras na rua Ângelo Dias e trânsito será modificado

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, prossegue nesta semana as obras de pavimentação da rua Ângelo Dias, na região central da cidade. A partir das 13h de hoje, o trecho próximo à rua Sete de Setembro começou a receber calçamento e os motoristas que trafegam pelo local devem ficar atentos, pois o trânsito será interrompido. O acesso à rua Ângelo Dias poderá ser feito apenas pela rua XV de Novembro. A expectativa é de que já nesta quarta-feira, dia 31, o calçamento seja concluído e o trânsito, liberado.

Fonte: JSC

Jingle

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o SBT a pagar R$ 1,4 milhão por usar o jingle “Silvio Santos vem aí” sem pagar direitos autorais a Archimedes Messina, que ficou sem receber pela música por 20 anos. A multa foi calculada no custo da publicidade no Programa Silvio Santos. O valor equivale a 1% do total do que seria arrecadado com 30 segundos de publicidade nos domingos em que o programa foi exibido nos últimos 20 anos. A empresa pode recorrer.

Fonte: JSC

Ciclovia

Quase um ano após ter sido anunciada como solução alternativa para a mobilidade urbana em Blumenau, a ampliação da malha cicloviária na área central de Blumenau esbarra na falta de manutenção dos passeios públicos. Exemplo disso são os buracos existentes ao longo da ciclofaixa pintada sobre a calçada da Rua 7 de Setembro, como este, próximo ao cruzamento com a Rua João Pessoa.

Fonte: JSC

3 milhões

É o número de empregos temporários gerados pela campanha eleitoral, segundo especialistas ouvidos pela Folha de S. Paulo. Só a campanha do PT para o governo de São Paulo já recrutou 500 profissionais.

Fonte: JSC

Japoneses

Japoneses (1)


Parece estar fácil abrir e manter restaurantes em Blumenau. Antes de inaugurar o Io Ristorante, em outubro, a família Mendes (leia-se The Basement Pub) vai se enveredar no mundo da gastronomia japonesa e peruana. Está programada para setembro a abertura do Sushi Yuzu, pequeno restaurante japonês que os Mendes montam no final da Rua Curt Hering.


* * *


Para comandar o cardápio, trouxeram de Balneário Camboriú o primo Leco Mendes, fundador do Edomae Sushi Bar.
Japoneses (2)
Se a época é boa para os restaurantes, os japoneses parecem disputar a preferência do blumenauense ao lado das pizzas e carnes. Novidades também surgem do tradicional Sushi Garden. Na casa da Rua Getúlio Vargas, o salão será ampliado de 100 para 140 lugares em obra que deve ser concluída em outubro. A ideia é diminuir as filas. Reformulação no cardápio também deve ser anunciada.

Fonte: JSC

domingo, 29 de agosto de 2010

Estamos em festa..

...faz algum tempo minha irmã conheceu um cão chamado Nicholas, ele é um bulldog francês que mora próximo do nosso prédio.

Todos os dias minha irmã parava para conversar com sua dona, uma simpática senhora que fala do cão com muito amor. Tirava dúvidas sobre a raça, perguntava sobre o comportamento do cachorro e aproveitava para dar uns amassos.

A paixão pela raça contagiou a família ...
não teve jeito...



agora também temos um bulldog francês e já amamos essa coisinha incondicionalmente!!

Não tem explicação...

É AMOR DEMAIS! ele ainda não tem nome... a vizinhança veio aqui pra casa e neste momento estamos fazendo a votação...

Sei que o blog é sobre jornalismo, mas eu precisava dividir esse momento!!

Ave-símbolo

Ave-símbolo (1)
A população de Blumenau escolherá até 8 de setembro a ave-símbolo da cidade. De quatro espécies selecionadas – aracuã, bem-te-vi, gavião-pombo-grande e pica-pau-benedito –, os blumenauenses poderão votar naquela que será usada como ferramenta de educação ambiental.


A iniciativa é do Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu e tem apoio da Uniasselvi, Câmara de Vereadores, Polícia Ambiental, Faema, Secretaria de Educação, Gered e Grupo RBS.


Ave-símbolo (2)
A população poderá votar nas urnas distribuídas no terminais urbanos, escolas que tenham alunos a partir da 5ª Série, shoppings, Uniasselvi, prefeitura, Câmara de Vereadores, Faema, Senac, Sesi, supermercados Giassi e Angeloni e no site do Santa.


O resultado será divulgado no dia 13 de setembro. A vencedora será instituída pela Câmara de Vereadores e pela prefeitura como ave-símbolo de município.


A promoção faz parte da comemoração dos 160 anos de Blumenau.

Fonte: JSC

Vila Germânica realiza plantão para inscrições da Rainha da 28ª Oktoberfest

Na próxima terça-feira, dia 31, o Parque Vila Germânica estará realizando plantão para as moças que quiserem se candidatar no concurso que elegerá a Rainha da 28ª Oktoberfest. As interessadas deverão comparecer na administração do Parque das 8h às 20h munidas de Carteira de Identidade, CPF, comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, além de uma foto de rosto no tamanho 10x15. As inscrições seguem até o dia 10 de setembro, sexta-feira.

Para representar a Oktoberfest de Blumenau, as candidatas devem domiciliar na cidade há pelo menos dois anos, ter 21 anos (completos até o dia 31 de dezembro de 2010), nunca ter sido casada nem possuir filhos. Os critérios de avaliação para a Realeza da festa 2011 serão beleza e simpatia, desenvoltura na passarela e capacidade de comunicação.

A eleita, escolhida último domingo da festa, dia 24 de outubro, representará a maior festa alemã das Américas durante um ano por todo o Brasil. Mais informações pelo e-mail eventos@blumenau.sc.gov.br ou no 3326-6901.


Fonte: PMB

Tempo permanece firme em grande parte de Santa Catarina

Semana começa com temperaturas elevadas e sol entre nuvens

O clima de domingo promete se repetir no começo da semana em Santa Catarina. As temperaturas elevadas permanecem na maioria das cidades. O tempo deve ficar mais nublado, com algumas aberturas de sol em Florianópolis.


Na Capital, os termômetros variam entre 17°C (graus Celsius) e 21°C, assim como acontece em Joinville, Criciúma e Blumenau. Em Chapecó, a temperatura pode oscilar entre 16°C e 30°C. Já na região serrana, a mínima é de 13°C, e a máxima, de 20°C.


Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o clima no Estado, pode haver chuva isolada em algumas localidades principalmente no início e fim desta segunda-feira.


O deslocamento de uma massa de ar frio pelo Uruguai e pelo Rio Grande do Sul provoca pequeno declínio na temperatura. O vento surge com intensidade de moderada a forte e com rajadas de até 70 quilômetros por hora no Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Os meteorologistas alertam para o risco de navegação, já que o mar estará agitado.

Fonte: JSC

Prefeitura de Blumenau presenteia a cidade com bandeira gigante

Em homenagem aos 160 anos da cidade, comemorados no dia 2 de setembro, a Prefeitura presenteará a população com uma bandeira gigante de Blumenau, que mede 14 metros de largura e 28 de altura.

A bandeira será colocada na fachada do prédio da Prefeitura, neste sábado, dia 28, e poderá ser vista da Rua Padre Roberto Landell de Moura e Avenida Castelo Branco (Beira Rio). Este é o segundo ano que a bandeira é instalada no prédio, a primeira vez foi em 2007.


O símbolo cívico do Município ficará exposto até o dia 24 de setembro e também é uma forma de homenagear a pátria, visto que durante o mês de setembro são realizadas as comemorações da Independência do Brasil, no dia 7 de Setembro.

Bandeira de Blumenau


Pela Lei no 1.287, de 20 de novembro de 1964 foi instituída a Bandeira de Blumenau que, juntamente com o brasão adotado pela Lei nº 19, de 1º de junho de 1948, passou a ser um dos símbolos do Município.
A Bandeira consiste em campo de quatro listras vermelhas e três brancas, em sentido horizontal, tendo ao centro, sobreposto a uma esfera amarela, o brasão do Município, em suas cores oficiais.

É este o significado das cores vermelha, branca e amarela: são as cores das fitas e laços com que, em 1865, as mulheres blumenauenses enfeitaram a bandeira imperial que os 56 voluntários, que Blumenau mandou aos campos do Paraguai, levaram consigo para o teatro das lutas, em defesa da honra, do brio e da dignidade do Brasil.

O mesmo diploma regulou o uso da Bandeira do Município, tornando obrigatório o seu hasteamento em todas as repartições e escolas municipais. Mais informações pelo site: www.blumenau.sc.gov.br, no link Símbolos Cívicos.

Fonte: PMB

Prefeitura de Blumenau lança nova ferramenta de comunicação

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), está lançando uma nova ferramenta que ajudará a obter informações e aumentar a interatividade, o twitter.

Para acessar e conferir as novidades, basta entrar no twitter.com/pmblumenau. O miniblog é atualizado regularmente, abastecido com notícias de todas as secretarias e fundações da Prefeitura.

Fonte: PMB

Seguem inscrições para a Noite do Stammtisch da 27ª Oktoberfest

Uma das atrações da 27ª Oktoberfest é a Noite do Stammtisch, que será realizada no dia 20 de outubro. As confrarias que já se encontram anualmente na rua XV de Novembro terão um setor dedicado a elas durante a maior festa alemã das Américas. Para participar do encontro, que ocorre no setor 3, a partir das 20h, os grupos devem se inscrever até o dia 01 de outubro na administração da Vila Germânica.


Neste dia, o tradicional Concurso de Tomadores de Chope em Metro será realizado com os integrantes dos grupos inscritos. Apenas 100 confrarias poderão participar da Noite do Stammtisch, uma vez que serão disponibilizadas 100 mesas no setor, uma para cada equipe, e 10 ingressos (válidos apenas para o dia 20) por grupo. Porém, é importante lembrar que somente poderão se inscrever as confrarias que participaram do Encontro de Stammtisch de 2010 – realizado no dia 17 de abril.

Fonte: PMB


Grupo de Stammtisch realiza Baile do Chope

O já conhecido Grupo de Stammtisch, Schnaps Klub, que existe desde 1996, realiza um Baile do Chope no dia 11 de setembro, sábado, às 23h. A festa, que será realizada pelo quarto ano, ocorre no Clube de Caça e Tiro Passo Manso. No baile do chope, a bebida é livre e os ingressos custam R$ 50 masculino e R$ 30 feminino.



O baile, que será animado pela Banda do Caneco, receberá a quantidade máxima de 400 pessoas, e os ingressos só poderão ser adquiridos antecipadamente com um dos integrantes do Schnaps Klub. Mais informações no site do grupo: www.schnapsklub.com.

Novo CEI da Itoupavazinha será entregue na terça-feira, dia 31

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, entrega às 19h30min desta terça-feira, dia 31, o Centro de Educação Infantil (CEI) Irmã Maria Christa Prullage à comunidade do bairro Itoupavazinha.

O novo CEI gerará 80 vagas e foi construído em parceria entre a Prefeitura e a Ártico Indústria de Refrigeração Ltda. A empresa doou o terreno e executou as obras. A Prefeitura realizou a supervisão técnica dos projetos e a fiscalização da construção.

A nova estrutura, localizada na rua Fritz Bruch, comportará quatro salas. Agora em setembro, começará o atendimento à comunidade para preencher as intenções de vaga.

Fonte: PMB

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Fim de semana em Santa Catarina terá cara de verão

Sol aparece entre nuvens e faz mais calor do que o normal para esta época do ano
A semana termina da mesma forma que começou em Santa Catarina. Pelo menos até domingo, as temperaturas permanecem mais altas do que o normal para esta época do ano e o sol aparece entre nuvens em todas as regiões.


Para quem pode, a dica é aproveitar para praticar atividades ao ar livre e, quem gosta, arriscar até um passeio na praia.


A massa de ar seco e mais quente que se estabeleceu sobre o Estado há cerca de uma semana continua a impedir o avanço de áreas de instabilidade que estão sobre o Rio Grande do Sul para municípios catarinenses.


Com isso, o tempo continua estável, com predomínio de sol e as temperaturas elevadas.


Por causa da proximidade com o estado gaúcho, as cidades mais próximas à divisa terão maior nebulosidade nos próximos dias e, em alguns casos, podem registrar pancadas isoladas de chuva.


Nas demais áreas, o sol aparece entre nuvens ao longo do período e faz calor.


As máximas nesta sexta-feira chegam aos 31 graus Celsius (ºC) no Oeste — onde o céu tem menos nuvens —, 27ºC no Meio-Oeste e Vale do Itajaí, 25ºC em Florianópolis, 24ºC no Norte e 22ºC na Serra e região Sul.


A condição deve se repetir nos dias seguintes, prevê Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia. Pela manhã, nevoeiros devem se formar em parte das cidades do Litoral, Norte e Vale do Itajaí. As formações se dissipam nas primeiras horas da manhã.

Ar seco


O ar quente que está sobre o Estado diminui o índice do ar e, com isso, aumenta a ocorrência de problemas respiratórios na população e o risco de focos de incêndio. O problema é mais acentuado nas cidades distantes do mar.


O ar mais seco que avança do Centro do país para cidades catarinenses e provoca o chamado "bloqueio atmosférico", impedindo a chegada de frente frias, também faz com que a fumaça de queimadas naquela parte do Brasil e de países vizinhos atinjam o Estado.


A fuligem suspensa no ar deixa o céu acinzentado e prejudica a visão de objetos a longa distância. O fenômeno, mais visível ao amanhecer e no final da tarde, vem sendo registrado desde o início da semana.

Fonte: JSC

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mais que uma Miss

Hoje tive a oportunidade de conhecer a Miss Blumenau 2011, Michele Bohen. Além de linda, Michele é doce, simpática, calma e muito inteligente.

Estou muito feliz em saber que Blumenau está sendo representada por uma bela jovem que dedicou-se durante meses para realizar este sonho.

O concurso aconteceu na noite de ontem e em seu primeiro dia de reinado, Michele estava calma, radiante e ainda emocionada.

Parabéns!
Estaremos com você no Miss SC 2011!!

Michelly Bohnen é a nova Miss Blumenau

Jovem de 20 anos foi escolhida a mais bela blumenauense em concurso nesta quarta-feira à noite
Os cabelos loiros e os olhos claros de Michelly Francine Bohnen são algumas das características na nova Miss Blumenau. A jovem de 20 anos foi eleita a mais bela blumenauense em concurso que ocorreu nesta quarta-feira à noite.

Foto: Divulgação

O concurso Miss Blumenau 2011 ainda elegeu Fernanda Klaumann Barbosa, 20 anos, como 1ª Sucessora, Fernanda Corbella, 18 anos, como 2ª Sucessora, e Rafaela Cristina Seola, 21 anos, como Miss Simpatia.


As 12 candidatas desfilaram em trajes de banho, casual e gala sob os olhares dos jurados, entre representantes políticos, especialistas em beleza, moda e ex-misses, além da presença da Miss Nikkey Brasil 2010, a blumenauense Mayumi Nakashima Morsch.


Michelly representará a cidade durante um ano, até o concurso Miss Santa Catarina 2011. Até lá, a bela jovem receberá um curso de oratória e uma ajuda de custo de R$ 1 mil por mês. A eleita representava a Casa de Apoio a Crianças com Neoplasia, que também receberá prêmios.

Fonte: JSC

terça-feira, 24 de agosto de 2010

31.7ºC em Blumenau

Às 14h45min desta terça-feira os termômetros marcavam 31.7ºC em Blumenau.

Um verdadeiro dia de verão.

Muito sol e calor!!

Fenatib

De amanhã até sexta-feira, as escolas das redes municipal, estadual e particular de Blumenau poderão reservar ingressos para as apresentações do 14º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (Fenatib), entre os dias 12 e 18 de setembro. Após o agendamento, os ingressos poderão ser retirados nos dias 8 e 9 de setembro.


Informações pelo telefone 3326-6873.
Fonte: JSC

Nesta quarta-feira, dia 25, inicia montagem da 27ª Oktoberfest

A partir desta quarta-feira, dia 25, quem passar pelo Parque Vila Germânica já poderá observar as obras que iniciam para receber a 27ª Oktoberfest. A partir desta data, parte da rua Alberto Stein será interditada para o tráfego de veículos. A pista na altura do setor 1 será parcialmente fechada para receber o Biergarten - Jardim da Cerveja. A cerca do Parque avançará até o canteiro central e, no outro lado da via, o fluxo de veículos segue em mão dupla.


O estacionamento de veículos do lado esquerdo da rua Alberto Stein, sentido João Pessoa - Humberto de Campos, será proibido até o final da festa de outubro. De acordo com a Guarda de Municipal de Trânsito, haverá agentes no local para orientar motoristas e pedestres sobre as mudanças.

De acordo com o presidente da Vila Germânica, Norberto Mette, o Biergarten terá mais espaço do que em 2009, além de uma área completamente coberta. "Queremos deixar o Jardim da Cerveja ainda mais aconchegante e autêntico, como os Biergartens da Alemanha", afirma.


Fonte: PMB

Bazar beneficente na Vila Germânica oferece produtos doados pela Receita Federal

De 26 a 28 de agosto, um bazar beneficente com produtos cedidos pela Receita Federal será realizado no setor 1 do Parque Vila Germânica, bairro Velha. No local, estarão à venda eletrônicos, brinquedos, roupas, calçados, ferramentas elétricas e vários itens apreendidos pela Receita Federal, doados à Associação Beneficente Palmeira da Paz - organização responsável pelo evento. "Haverá produtos para todos os gostos e bolsos", explica Celso Ferrari, membro da Associação.

Na quinta e sexta-feiras, dias 26 e 27, o bazar ficará aberto das 13h às 21h. Já no sábado, dia 28, o horário será das 9h às 17h.

Os valores arrecadados no evento serão investidos na construção de um edifício no bairro Vorstadt, destinado a cerca de 16 famílias desabrigadas pelas chuvas de 2008. No momento, a Associação Palmeira da Paz já tem terreno fornecido pela Prefeitura e projeto executivo previamente aprovado. "Obtivemos doações de empresas e os valores resultantes do bazar devem completar nossos recursos para a obra", explica Ferrari.


A seleção de famílias contempladas com as unidades será realizada pela Prefeitura, com base nos critérios já utilizados atualmente. Os apartamentos devem ser entregues no sistema de comodato, por meio do qual os beneficiados pagam um financiamento a logo prazo com prestações facilitadas.

Fonte: PMB

Cruzamento da Max Hering passará por mudanças a partir de 1º de setembro

A partir do dia 1º de setembro, o cruzamento entre as ruas Max Hering e Heinrich Hosang passará por alterações na circulação viária. As principais mudanças incluem a instalação de um semáforo no cruzamento e a aplicação de mão única na Max Hering, somente no trecho entre as ruas Heinrich Hosang e Antônio da Veiga, com sentido para esta última. Com a alteração, a rua Eduardo Santos também muda de sentido e as conversões da Antônio da Veiga para a Max Hering ficam proibidas.


“A atual intervenção no cruzamento é uma medida para reforçar a segurança e otimizar toda a infraestrutura já existente no local, já que a região teve aumento significativo no tráfego e no número de construções recentemente”, explica a diretora de Planejamento Viário da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), Ritta de Cássia Bruel.

Segundo a diretora, dentre todas as soluções cogitadas, a instalação do semáforo é a opção mais adequada para o momento. “O equipamento interromperá o fluxo contínuo da Heinrich Hosang e ajudará a passagem do motorista da Max Hering, uma transversal com volume de tráfego significativo”, esclarece Ritta.


A medida só foi possível após uma série de estudos, contagens e projeções da Seplan, que levaram em conta as diversas interferências que mudanças no cruzamento poderiam acarretar. Para instalação do semáforo, por exemplo, foi preciso transformar um trecho da Max Hering em mão única. “O local como um todo realmente não apresenta uma solução fácil. Por isso é imprescindível que cada decisão seja tomada com forte embasamento técnico”, enfatiza o secretário de Planejamento Urbano, Walfredo Balistieri.


Desde 2006, a sinalização prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) está implantada no local, o que inclui placas, tachões refletivos e pintura na pista. Além disso, o limite de velocidade na região é de 50 km/h. Também, um guarda de trânsito permanece, de segunda a sexta, no cruzamento para coordenar o fluxo em horário de pico. “Apesar de todas as medidas, a imprudência no trânsito ainda continua sendo a grande causa de incidentes no local”, lembra Balistieri.


Alternativa descartada


Segundo a Seplan, a implantação de uma rotatória no local não é uma medida adequada devido à grande diferença de fluxos entre as duas vias. Somente pela Heinrich Hosang, uma via arterial, passam aproximadamente 1,3 mil carros por hora, um fluxo bastante superior ao da Max Hering. “A rotatória precisaria ter enormes dimensões para comportar o volume de tráfego do local, que chega a 2.070 veículos por hora em momentos de pico”, explica Ritta. Avaliações similares foram levadas em conta em relação às demais alternativas cogitadas.


As modificações no cruzamento da Max Hering dão início a uma série de mudanças que a Prefeitura pretende realizar nos próximos meses a fim de melhorar o trânsito na cidade.
Fonte: Walfredo Balistieri, secretário municipal de Planejamento Urbano

Blumenau escolhe Miss 2011 nesta quarta-feira

Candidatas foram indicadas por entidades beneficentes


A partir das 20h desta quarta-feira, Blumenau vai conhecer a Miss 2011 da cidade. A escolha ocorre na casa noturna Obs Concept com a participação de doze meninas.


Cada uma delas representa uma entidade beneficente. As candidatão vão desfilar para os jurados com três trajes: banho, casal e gala.


Serão premiadas a Miss blumenau 2011, 1ª Sucessora, 2ª Sucessora e Miss Simpatia 2011.

Fonte: JSC

EU JÁ TENHO A MINHA CANDIDATA PREFERIDA!

Homem é amarrado e colocado no porta-malas durante assalto em Blumenau

Vítima foi deixada na Rua Vale do Selke e socorrida por populares


Dois assaltantes roubaram na noite desta segunda-feira o automóvel Fiat Uno Mille de um homem de 47 anos na BR-470 em Bumenau. Eles renderam a vítima com um revólver e uma faca colocando o proprietário no porta-malas do veículo.


Os ladrões amarraram-lhe e seguiram pela rodovia, por volta das 23h. Logo depois, a vítima foi deixada na Rua Vale do Selke e socorrido por populares. Além do automóvel, os assaltantes roubaram um notebook, cartões de crédito, dois celulares e R$ 90 em moeda corrente.


A Polícia Militar fez buscas mas não encontrou nenhum suspeito.

Fonte: JSC

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Melhor emprego?

Quer passar seis meses de graça no paradisíaco resort da Costa do Sauípe (Bahia) e ainda ganhar um salário mensal de R$ 3 mil? Esses são alguns dos benefícios do trabalho que está sendo oferecido para manter as redes sociais abastecidas com informações atualizadas do empreendimento turístico.


* * *


O hóspede-embaixador, como está sendo chamado o cargo, será escolhido através de um concurso. As regras estão no site http://www.ohospededosauipe.com.br/.

Fonte: JSC

Movimento bom nos hotéis

A ocupação média dos hotéis de Blumenau é a maior entre as principais cidades do Estado. Pelo menos é o que diz levantamento feito pela Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina (Fhoresc). De janeiro a julho, Blumenau teve ocupação média de 63,7%. Lages vem logo atrás, com 61,6%. Balneário Camboriú é a terceira (54,1%) e Joinville, a quarta (53,2%). Completam a lista Criciúma (51,1%), Itajaí (50%), Florianópolis (49%) e Chapecó (37,9%).


Além de ter a melhor ocupação média do ano, Blumenau é a única região do Estado em que a ocupação mensal não baixou de 50%. O pior mês foi fevereiro (56,8%) e o melhor, maio (70,6%), mês da Texfair. A dúvida que fica é a seguinte: se abrir um novo hotel em Blumenau parece ser um bom negócio, por que a dificuldade de trazer novos investidores?


Segundo o presidente do Sindicato dos Hotéis em Blumenau, Emil Chartouni, a explicação está na tarifa cobrada na cidade:


– Temos uma das tarifas mais baratas do Estado. Isso por causa do perfil de negócios dos hóspedes daqui. Nas cidade com predomínio de turismo de lazer, como Balneário Camboriú, as tarifas são mais altas.

Fonte: JSC

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ausente

...estou em Concórdia gravando o Programa Compartilhar da TV Senai e fica difícil atualizar o blog.

Logo estou de volta...

Beijos leitores e amigos queridos!!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Rodoviária

A falta de uma banca da revistas na rodoviária de Blumenau está gerando reclamações dos usuários. A insatisfação se deve principalmente daqueles que buscam algo para ler durante as viagens.

Fonte: JSC

Cursinho

Cursinho (1)
Estão abertas até o dia 25 as inscrições para preencher as 2 mil vagas do curso pré-vestibular oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.


Neste semestre serão oferecidas vagas em Blumenau, Brusque, Itajaí, Jaraguá do Sul e outras 15 cidades catarinenses. Em 2009, o pré-vestibular da UFSC aprovou 684 alunos em instituições de ensino superior públicas. Três deles entraram no curso de Medicina da universidade.

Cursinho (2)
Podem se inscrever alunos que concluíram ou que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio em escola pública; que não estejam cursando ou tenham concluído o curso superior; tenham disponibilidade para frequentar as aulas no horário da unidade escolhida. Para se inscrever, o aluno deve acessar o site www.prevestibular.ufsc.br.

Fonte: JSC

Restaurante italiano

A família Mendes (The Basement Pub e criadora da Eisenbahn) não se cansa. Está programando para outubro a abertura de mais uma opção gastronômica em Blumenau. O Io Ristorante servirá pratos da cozinha italiana desenvolvidos pelo chef Rodrigo Martins, famoso pelo trabalho à frente do Pomodori, de São Paulo.


* * *


Destaque para a rabada ao molho de vinho tinto, polenta e agrião.


Ficará no Edifício Flamingo, na Rua XV de Novembro. Abrirá para almoço e jantar.

Fonte: JSC

Lanchinho virtual

Quando bater aquela fome, o blumenauense pode agora recorrer ao mouse. O portal Quero Meu Lanche faz a ligação entre o cliente e as lanchonetes e restaurantes que entregam comida à domicílio. Por enquanto são quatro estabelecimentos integrados no sistema, que pode ser acessado pelo site http://www.queromeulanche.com.br/. O Quero Meu Lanche pretende integrar serviços de almoço, massas, pastelaria, cachorro quente, petiscos e lanches.


Fonte: JSC

Me dá Danoninho

A lancheira dos pequenos (e o lanchinho da tarde dos adultos) agora tem uma nova opção. A Danone lança agora neste mês o Danoninho UHT Morango, o primeiro produto não perecível da marca. A embalagem no formato agite e beba é ideal para carregar para qualquer lugar, pois pode ficar fora da geladeira. O Danoninho UHT Morango poderá ser encontrado nos principais supermercados do Brasil. O preço sugerido é de R$ 0,99.

Fonte: JSC

Jantares

FESTIVAL VOLTA AO MUNDO - última noite de culinária típica do festival com gastronomia brasileira. Quarta-feira, às 19h30min, R$ 32 por pessoa. Crianças até seis anos não pagam e até 12 pagam R$ 16. No Senac Bistrô. Informações: 3222-0005.


II JANTAR HARMONIZADO - pratos como carpaccio misto de peixe, tortelli di zucca, risoto de marreco e Pfeffersteak, acompanhados de vinhos da vinícola catarinense Villaggio Grando, com sobremesa de crumble de maracujá com sorvete de creme. Dia 21 de agosto, às 20h, por R$ 135 por pessoa. No Restaurante Frohsinn, Rua Gertrud Sierich, 940, Vorstadt, Blumenau. Informações: 3326-6050.
Fonte: JSC

Cursos

PETISCOS E CERVEJAS - pratos como caldinho de feijão, bolinhos de bacalhau, camarão à paulista e cervejas pilsen, weizenbier, bock e pale ale ou indian pale ale. Dia 23 de agosto, das 18h30 às 22h30, por R$ 130. No Senac Bistrô, Alameda Rio Branco, 165, Blumenau. Informações: 3035-9999.


SUSHI, SASHIMI & TEMAKY - demonstrações e preparos do arroz com tempero, cortes, modelagens e montagens, sushi de hossamaki, hot roll, uramaki, califórnia, filadélfia, temaki e niguiri, e corte e montagem para sashimi. Segunda-feira, às 19h, por R$ 120. No Palatare Espaço Gastronômico, Rua 2250, 699, Centro, Balneário Camboriú. Informações: (47) 3366-3699.


CUISINE DE BISTROT - preparo de pratos franceses como soupe à l’orignon, ratatouille, pommes sautées à la lyonnaise, medaillons de boeuf à la bordaleise e sobremesa de petit gâteau au chocolat.Terça-feira, às 19h15, por R$ 85. No Palatare Espaço Gastronômico. Informações: (47) 3366-3699.


PEIXES EM 4 VERSÕES - preparo de quatro pratos com peixes: pataniscas de peixe, torta de peixe com camarões, linguado com natas, conhaque e cogumelos e o filé de peixe à la meunière. Quarta-feira, às 19h15, por R$ 85. No Palatare Espaço Gastronômico. Informações: (47) 3366-3699.


NOODLES - MASSAS ORIENTAIS - preparo de massas da Tailândia, China e Japão. Quinta-feira, às 19h15, por R$ 77. No Palatare Espaço Gastronômico. Informações: (47) 3366-3699.

Fonte: JSC

Apae comemora a Semana do Excepcional

Em comemoração à Semana Nacional do Excepcional, os alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Blumenau participaram ontem de uma festa na Danceteria Rivage. A atividade iniciou pela manhã com danças e lanches e se prolongou à tarde. Um DJ animou a festa enquanto os alunos dançavam e participavam de brincadeiras.


Fonte: JSC

Chance de neve lota hotéis da Serra catarinense

Encontrar hospedagem disponível pode ser um lance de sorte, veja como se programar

A forte massa de ar polar que se aproxima de Santa Catarina deve fazer as temperaturas caírem no fim de semana, que pode ser o mais frio do ano. Segundo a Central de Meteorologia da RBS, o frio rigoroso pode dar condições para novos registros de neve pelo Estado a partir da noite de sexta-feira, quando as temperaturas devem se aproximar de 0ºC na região Serrana.


Com previsão de frio intenso e chance de neve, turistas correm para a Serra. Se você pensou em arrumar as malas para subir para ver o fenômeno mais esperado do inverno, prepare-se para uma longa busca em hotéis.


Praticamente não há mais vagas nos cerca de 700 leitos da rede hoteleira de São Joaquim. Em Urubici, também está tudo reservado.


Encontrar uma cama disponível pode ser um lance de sorte. Com a mesma sorte também é possível encontrar alguma vaga em Urupema, Bom Jardim da Serra e Bom Retiro. Caso contrário, vai ter que esticar a viagem e ir até Lages, que dispõe de variados hotéis-fazendas e urbanos.


Lages fica a 50 quilômetros de Urupema, 80 de São Joaquim e 110 de Urubici. Mas é preciso ser ágil e fazer a reserva rápido, pois os principais hotéis-fazendas da cidade, por exemplo, já estavam com 80% dos leitos reservados na tarde desta quinta-feira.


Com neve ou sem, a Serra Catarinense é sempre uma excelente opção de passeio. Confira no hagah o que tem para fazer nas principais cidades onde o frio é intenso, e veja na tabela abaixo como ir e as opções de hotéis.

Fonte: JSC

Começa nesta sexta-feira a 16ª Festa Per Tutti

Evento ocorre até domingo em Ascurra

Ascurra aguarda cerca de 20 mil visitantes para a 16ª Festa Per Tutti. A comemoração que exalta os colonizadores italianos da região começa nesta sexta-feira e segue até domingo. Este ano, o destaque é o músico Michel Teló, ex-integrante do Grupo Tradição, que embalará a noite de sábado. A festa ocorre no Centro de Eventos de Ascurra.
Nesta sexta-feira e domingo, os ingressos custam R$ 10. Sábado, custam R$ 20. Para os três dias, o passaporte sai por R$ 25. As entradas podem ser compradas em Ascurra, no Auto Posto MM e no Posto Ferrari; em Rodeio, na Lú Vídeo Locadora; em Timbó, no Posto Ferrari; em Indaial, no Posto Alexandre; e em Apiúna, no Posto Mime.
PROGRAMAÇÃO
Hoje
Pavilhão Cultural
20h - abertura oficial da festa
21h - Noite das Etnias
Pavilhão de Eventos
22h - baile com Grupo Karisma
2h - baile com Grupo Garotaço
Sábado
Pavilhão Cultural
10h - celebração da missa da saúde, com padre Amarildo Bambinetti
12h - almoço com comida típica italiana, feita por Aluizio Moser e família
19h - apresentações culturais
Pavilhão de Eventos
13h - Tarde da Melhor Idade
21h - DJ Luiz Junior
23h - show com Michel Teló
1h30min - baile com Grupo Garotaço
Domingo
9h - Desfile folclórico e alegórico no Centro de Ascurra
Pavilhão Cultural
12h - almoço com comida típica italiana, feita por Aluizio Moser e família
13h - apresentações culturais
Pavilhão de Eventos
18h - baile com Grupo Tchê Barbaridade
21h - baile com Grupo Garotaço
22h - Encerramento da festa


Fonte: JSC

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Tradição ameaçada

Os cerca de 200 funcionários da produção da Porcelana Schmidt em Pomerode estão parados há dois meses. Todos estão em licença remunerada e um grupo de 30 já ingressou com o pedido de rescisão indireta na Justiça do Trabalho. O presidente do sindicato dos trabalhadores no setor, Alzir Beber, diz que os funcionários estão há dois meses sem receber os salários. Segundo ele, a unidade de Campo Largo (PR) também está parada e em Mauá (SP), sede administrativa da empresa, o trabalho foi retomado parcialmente esta semana.

– A empresa está em recuperação judicial e temo pelo fechamento ou falência – diz Beber.

A coluna procurou pela administração da empresa, em Mauá, mas a diretoria preferiu não se manifestar sobre o assunto.

Fonte: JSC

Maguila leva nocaute eleitoral

SÃO PAULO - O ex-boxeador Adilson Rodrigues, o Maguila, teve a candidatura a deputado federal barrada pelo TRE da capital paulista, ontem. Primeiro brasileiro a conquistar o cinturão mundial dos pesos-pesados (1995), Maguila tenta, pelo PTN, a primeira vaga na Câmara dos Deputados. A falta de certidões criminais levou ao indeferimento.

Fonte: JSC

Laboratório

Laboratório (1)
Blumenau deve ganhar até o final de outubro uma unidade do Laboratório Regional da Água. Vinculado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), o serviço vai facilitar a realização de exames de qualidade de água, que atualmente são feitos em Florianópolis. A perspectiva é de que a unidade seja instalada no interior do Lacen blumenauense e abranja outros municípios do Médio Vale.


Laboratório (2)
Para operacionalizar o funcionamento do serviço, dois bioquímicos serão contratados pelas prefeituras de Timbó e Blumenau. O Lacen de Florianópolis vai ceder os equipamentos necessários para o funcionamento da unidade.

Fonte: JSC

Samae substitui rede de abastecimento no Bairro Ponta Aguda em Blumenau

Fornecimento de água será suspenso durante a obra

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) vai substituir a rede de abastecimento, nesta quinta-feira, na Rua Rudolfo Augusto Kucker (1ª rua à esquerda após a ponte de ferro), no Bairro Ponta Aguda, em Blumenau. A obra vai interromper o fornecimento de água no local a partir das 7h, com retorno previsto para as 19h. A rua também estará interditada durante este período. As ruas August F. W. Becker e das Missões até o número 1240 serão afetadas com o desabastecimento.
Fonte: JSC

Trégua do frio termina nesta quinta-feira em Santa Catarina

Máximas podem chegar aos 27ºC na faixa entre o Oeste e o Sul

Se você gosta de temperaturas amenas, aproveite esta quinta-feira. O dia deve marcar o fim do período da semana em que o frio deu uma trégua. A condição deve começar a mudar na sexta-feira, quando uma massa de ar polar vai provocar a queda das temperaturas, dando condições para o registro de neve.

A quinta-feira ainda tem predomínio de sol em boa parte das cidades. Apenas no Litoral e cidades próximas ainda há maior variação de nuvens pela manhã, mas as formações se dissipam ao longo do dia e o sol aparece, prevê Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia.

Entre o Oeste e o Sul, o sol predomina desde cedo e, por isso, as temperaturas sobem um pouco mais nesta parte do Estado. As máximas à tarde devem variar entre 25 graus Celsius (ºC) e 27ºC nas cidades mais quentes.

No restante das regiões, os maiores registros ficam em torno dos 22ºC. A mudança do vento, que agora sopra do quadrante Norte, contribui para aumentar a sensação de aquecimento.

Mais para o fim do dia, áreas de instabilidade que estão sobre o Rio Grande do Sul devem atingir cidades catarinenses a partir do Oeste, onde pode chover.

A sexta-feira deve ter tempo instável por conta do deslocamento desse sistema, que está associado a uma massa de ar polar mais frio que deve voltar a derrubar as temperaturas em todas as regiões.

O dia já deve amanhecer com frio intenso na faixa entre o Oeste e o Sul, passando pela Serra. Nas demais regiões, a sexta ainda tem temperatura amena entre a manhã e a tarde.

À noite, o frio atinge todo o Estado. Por causa de um outro sistema meteorológico que atua sobre o oceano e joga umidade para o continente, há a possibilidade da ocorrência de neve na região Serrana entre a noite de sexta e o sábado, alerta Puchalski.

O especialista adianta que as temperaturas devem diminuir ainda mais no fim de semana, quando deve voltar a ser registrada mínima negativa.

Navegação

No sábado, há também um alerta para a navegação. O mar deve ficar muito agitado na costa catarinense, com previsão de ondas de até quatro metros.

Fonte: JSC

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Assembleia têxtil

A redução da jornada de trabalho é a meta da campanha salarial dos trabalhadores têxteis para este ano. Nas assembleias, o fim do trabalho aos sábados foi unanimidade. A categoria reivindica reajuste salarial de 11,50%, licença-maternidade de 180 dias, auxílio-creche para crianças de até cinco anos e fim do trabalho aos sábados. Também reivindicam a implantação do piso salarial único de R$ 900,00. O piso atual é de R$ 616,00 para oito horas. Passados os 90 dias, o valor passa para R$ 682,00.

Fonte: Folha de Blumenau

Comemoração

O Hemos Laboratório Médico de Blumenau comemora 10 anos em agosto. Em comemoração será realizado um evento no dia 30 de agosto, no Restaurante Moinho do Vale. A festa, dedicada aos parceiros e amigos, terá a apresentação de um vídeo institucional intitulado “Hemos, 10 anos na vida das pessoas”. A produção traz depoimentos reais de clientes, médicos e colaboradores. A empresa trabalha com resultados de exames pela internet, acompanhamento dos novos desenvolvimentos em exames laboratoriais ao longo do tempo, atualização das tecnologias para o setor e a valorização do relacionamento com os clientes em todos os momentos.

Fonte: Folha de Blumenau

Vila Germânica privada

A prefeitura de Blumenau estuda a possibilidade de passar a administração do Parque Vila Germânica à incitava privada. Ao visitar a Febratex, ontem à tarde, o prefeito João Paulo Kleinübing citou o exemplo do Riocentro, na capital carioca. A estrutura precisava R$ 400 milhões em investimentos para sediar os Jogos Pan Americanos. A solução foi a concessão, através de licitação, ao grupo francês GL, especialista em organização de eventos em todo o mundo.

* * *

O presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette, tem conversado com grupos como o GL há mais de dois anos, buscando informações e sondando possíveis interessados. Encontros com empresários locais também são frequentes na busca de um modelo que atraia a iniciativa privada.

– Estou convicto de que esse é o melhor caminho para o futuro do Parque Vila Germânica – diz Mette.

Fonte: JSC

Pode cair mais neve no Estado

Quem não conseguiu ver a histórica neve que caiu na semana passada em pelo menos 10 municípios de Santa Catarina poderá ter uma nova oportunidade neste fim de semana. Alguns modelos de meteorologia apontam uma condição inicial de ocorrência de neve entre a noite de sexta-feira e a tarde de sábado.

Em seu site oficial, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) faz essa previsão para as Serras Catarinense e gaúcha. Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, reitera a possibilidade, apesar de alertar que ainda é cedo para uma previsão mais concreta.

Na sexta-feira, uma frente fria deve passar pelo Estado e provocar chuva. Em seguida, uma forte massa de ar polar chega a Santa Catarina e derruba as temperaturas, que deverão ficar negativas ao amanhecer de sábado e domingo na Serra. Esta combinação de umidade e frio é uma das condicionantes para a neve. Se ela voltar a ocorrer, será nos pontos mais altos, nas regiões de São Joaquim, Urupema e Urubici. Puchalski lembra, porém, que as condições do tempo podem mudar de repente e eliminar qualquer possibilidade de neve.

Assim, uma confirmação mais precisa será possível apenas a partir de amanhã. Mas enquanto isso, é bom ir se preparando e providenciar vagas nos hotéis, porque independentemente de nevar ou não, o frio será intenso na Serra.

Fonte: DC

Fonte: DC

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Segue inscrições para a 9ª edição da Cãominhada

No dia 29, domingo, a Prefeitura, por meio do Parque Vila Germânica, realiza a 9ª edição da Cãominhada. Os interessados em participar do passeio podem se inscrever pelo e-mail caominhadablu@blumenau.sc.gov.br ou pelo telefone 3326-6901 até o dia 25, quarta-feira.

A Cãominhada será realizada na rua Alberto Stein, em frente ao setor 3, das 8h às 12h, em paralelo ao Dia de Lazer, que nesta edição celebra o Aniversário de Blumenau. Para comemorar os 160 anos da cidade, cada cão inscrito ganhará uma guia alusiva ao evento.

Vale lembrar que cães de grande porte e de guarda deverão estar de focinheira, pois diante outras pessoas e outros animais os cães podem agir de forma inesperada. No local haverá ainda um veterinário de plantão, por isso, os donos devem estar munidos da carteirinha de vacinação do animal.

Fonte: PMB

Prefeitura realiza reunião com 160 famílias pré-selecionadas para apartamentos do Residencial Hamburgo, nesta terça e quarta-feira, 10 e 11

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, Semascri, realiza nesta terça e quarta-feira, 10 e 11, uma reunião com 160 famílias pré-selecionadas para o Residencial Hamburgo na rua Heinrich Hemmer, no Badenfurt. O encontro acontece às 19h, no Vienna Park Hotel, nos dois dias, dirigido a 80 famílias em cada reunião para proporcionar maior qualidade no atendimento e contará com a presença do prefeito, João Paulo Kleinübing e do secretário de Habitação, Cezar Campesatto.

Durante a reunião, as moradias serão apresentadas e os processos junto à Caixa Econômica Federal, como os trâmites de financiamento também serão explicados.
“O objetivo é garantir que as famílias selecionadas conheçam as moradias de forma mais detalhada, entendendo todos os procedimentos desde a seleção até a entrega das chaves”, explica Kleinübing.

Esta é a segunda reunião com famílias pré-selecionadas para empreendimentos. A primeira aconteceu no dia 28 de junho com 96 famílias pré-selecionadas para o Residencial Parque da Lagoa, na rua Botuverá, bairro Itoupavazinha.

Vale lembrar que todas as famílias já passaram pelo Cadastro Único do Cidadão Atingido e foram pré-selecionadas de acordo com os principais critérios do cadastramento. A maioria das famílias está hoje em moradias provisórias ou tem seu aluguel pago pela Semascri. “Com a confirmação destas famílias para o acesso aos apartamentos, poderemos desativar mais moradias provisórias”, destaca o secretário de assistência social, Mário Hildebrandt.

Agora, a relação com os dados das 160 famílias será enviada para a Caixa Econômica Federal, que ficará responsável pela seleção final.

Fonte: PMB

HBSIS na luta contra o câncer


A HBSIS está incentivando a participação de seus profissionais na 41° Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama, que ocorre em Blumenau, no dia 22 de agosto. Além de divulgar o evento para o público interno, a empresa está dando uma toalha esportiva da HBSIS para os participantes como forma de incentivo. “Motivar a participação de nossos profissionais e também de seus familiares foi nossa forma de colaborar com esta valorosa iniciativa em prol da saúde; desejamos que mais pessoas e empresas se mobilizem por esta causa”, destaca a relações públicas, Daniela Viek.

A HBSIS também atende o mercado de saúde por meio de suas soluções, como o HB.Prever, que tem o objetivo de apoiar as iniciativas de atenção à saúde das empresas, cooperativas, entre outras. Por este motivo, se engaja nesta iniciativa contra o câncer. “Nos identificamos com a causa; um exemplo que destacamos foi a implantação de nosso sistema na Unimed Blumenau, desde outubro de 2008, que contribuiu para que 4.437 mulheres colocassem suas mamografias em dia e 14 casos de câncer fossem diagnosticados, a maioria em estágio inicial,” comenta o gerente de produto, Odair Behnke.

Fonte: Presse Comunicação

Rede Feminina arrecada R$ 38 mil

BLUMENAU - A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau arrecadou R$ 38.547 no pedágio feito sábado, em parceria com o Grupo RBS, nas principais ruas da cidade. O valor é um pouco abaixo da expectativa da entidade, que esperava conseguir R$ 40 mil.

Conforme a presidente da Rede Feminina, Aglaê Nazário de Oliveira, o dinheiro será usado para comprar materiais usados para fazer os exames de colo de útero, mamografias e biópsias, oferecidos gratuitamente às mulheres. O pedágio também ocorreu em outras 11 cidades do Vale do Itajaí e Litoral.

Além do pedágio, neste mês a entidade promove a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, dia 22, com saída do Galegão, na Rua Humberto de Campo, às 8h30min.

Fonte: JSC

Sebrae oferece vagas

SÃO PAULO - O Cespe/UnB fará o processo seletivo do Sebrae Nacional para 10 vagas de nível médio e superior. Os cargos são de assistente e analista técnico de diferentes áreas profissionais. A remuneração pode chegar a R$ 9,5 mil. Duas vagas de nível médio são exclusivas para pessoas com deficiência. As inscrições podem ser feitas de 13 a 29 de agosto em www.cespe.unb.br/concursos/sebrae022010.

Fonte: JSC

Palestra gratuita

Quinta-feira, a Associação de Micros e Pequenas Empresas (Ampe) promove palestra sobre Empreendedorismo, com Noel Reis, consultor em Gestão Estratégica. As inscrições são gratuitas.

Serviço
Palestra - quinta-feira, às 19h, na sede da Ampe, no Centro. Inscrições até hoje pelo email nucleos@ampeblumenau.com.br. Informações pelo 3322-6766

Fonte: JSC

Tecnologia

Engenheiros alemães fazem uma palestra às 16h de hoje, na Furb, onde apresentam uma técnica para produção de um material de maior durabilidade para rodovias. Será no campus 2, próximo à Praça das Gaitas Hering.

Fonte: JSC

Saudade

Há 30 anos, em 10 de agosto de 1980, um acidente com um avião do Clube de Para-quedismo Ícaros do Vale tirou a vida de cinco de seus integrantes. A aeronave caiu na Itoupava Central logo após decolar no Aeroporto Quero-Quero. Morreram na queda Georg, Lauri, Adilson, Sírio e Renato.

Fonte: JSC

Desfile

Uma reunião marcada para amanhã, às 19h, definirá os detalhes do desfile de aniversário de Blumenau. O encontro reunirá representantes da Fundação Cultural de Blumenau e da Comissão Organizadora do desfile e discutirá questões como a ordem de apresentação dos grupos inscritos.

Fonte: JSC

Energia

Energia (1)
Uma nova subestação da Celesc será inaugurada na próxima sexta-feira em Pomerode. O empreendimento vai beneficiar as regiões de Pomerode e Rio dos Cedros, com mais de 16 mil unidades consumidoras. A nova subestação ainda permitirá aliviar o carregamento do sistema elétrico em Blumenau e Timbó.

Energia (2)
Além disso, a energia atenderá o crescimento da demanda na área produtiva, principalmente pelo retorno da atividade da indústria carbonífera na região, com forte tendência de expansão da carga. A obra recebeu investimentos no valor de R$ 16 milhões.

Fonte: JSC

Dos 55 desaparecidos no Estado, 40% são do Vale

Em 80% dos casos, sumiço é voluntário

Das 55 pessoas desaparecidas que estão nos registros da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, 22 são do Vale do Itajaí: 17 adultos e cinco crianças. O número elevado de pessoas do Vale pode ser relacionado à preocupação da população da região de fazer o boletim de ocorrência, conforme o delegado geral da Polícia Civil, Ademir Serafim.



Ao lado você confere os desaparecidos do Vale. Se tiver informações sobre algum deles, ligue para a Polícia Militar (190) ou para a Polícia Civil (181). A lista completa das pessoas desaparecidas em Santa Catarina está disponível no site www.ssp.sc.gov.br.

Fonte: JSC
A Secretaria de Segurança Pública estima que 80% dos desaparecimentos são voluntários. Entre as causas estão o uso de drogas, o desejo de não querer manter relação com a família e problemas mentais ou psicológicos, como depressão. Na edição impressa desta terça-feira o Santa apresenta histórias de pessoas que têm familiares desaparecidos e ainda matém a esperança de encontrá-los.

Sol aparece entre nuvens nesta terça-feira em Santa Catarina

Temperaturas máximas não devem passar de 12ºC na Serra

Quem gosta do friozinho do inverno e de se esquentar ao sol pode aproveitar a terça-feira. O dia será seco, com sol entre nuvens na maioria das regiões. Uma massa de ar frio deixa as temperaturas baixas, por isso é aconselhável sair agasalhado de casa.

As máximas não devem passar de 12 graus Celsius (ºC) na Serra, 15ºC no Sul, 16ºC na Grande Florianópolis e Norte, e 19ºC no Oeste, de acordo com a Central de Meteorologia da RBS.

Nos pontos mais altos da Serra, há condições de geada ao amanhecer. Também está prevista a formação de nevoeiros em todas as regiões, que devem se dissipar ao longo da manhã.

No Nordeste do Estado, a umidade vinda do mar deixa o céu mais nublado, e há chance de chuva fraca nesta região no fim do dia.

Fonte: JSC

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Pistas voltam a ser interditadas

Prefeitura retoma segunda-feira aplicação de novo revestimento

BLUMENAU - A partir de segunda-feira, os motoristas que trafegarem pela Rua 7 de Setembro, no Centro, vão ter de redobrar novamente a paciência. A prefeitura planeja reiniciar as obras para aplicação do microrrevestimento sobre o asfalto no trecho entre a Fonte Luminosa e a Rua Doutor Amadeu da Luz. Com isso, haverá pistas interditadas para o fluxo de veículos.
O secretário de Obras, Alexandre Brollo, explica que nos últimos dias apenas foram mantidos os trabalhos de retirada da camada antiga do asfalto. A aplicação do novo revestimento não podia ser feita porque o microrrevestimento exige calor para secar.
– Estamos trabalhando inclusive à noite para retirar o asfalto e evitar problemas no trânsito. Aplicar o microrrevestimento, porém, é um serviço que só pode ser feito de dia por causa da umidade – explica o secretário.
Brollo estima que, se o tempo continuar firme, as obras devem ser terminadas até o fim da próxima semana. A partir daí, iniciam-se os trabalhos para implantação do corredor de ônibus, que terá um pavimento diferenciado, e a sinalização. A previsão é concluir as obras até metade de setembro.
A Rua 7 de Setembro será a primeira a receber os corredores de ônibus. A Avenida Beira-Rio, ruas Martin Luther, Engenheiro Paul Werner, São Paulo e 2 de Setembro também receberão as faixas exclusivas, de forma gradativa. No total, as obras custarão cerca de R$ 4,6 milhões.
FUJA DOS CONGESTIONAMENTOS
- Para quem vem do Bairro da Velha: Morro da Companhia, pelas ruas Hermann e Bruno Hering
- Para quem vem da Itoupava Norte ou Ponta Aguda: pela Rua das Missões, acesse a Rua Vitório Alcântara para chegar até a Rua Itajaí, passando pela Ponte dos Arcos. Dali, o motorista pode chegar à Alameda Rio Branco e à Rua XV de Novembro
- Também para quem vem desses dois bairros, outra opção é passar pela Rua das Missões, acessar a Avenida Brasil, seguir pela Rua Uruguai e atravessar a Ponte Adolfo Konder, para então chegar até a Avenida Beira-Rio.

Fonte: JSC

Eleitor com necessidade

BRASÍLIA - O eleitor que tem alguma necessidade especial que o impeça de votar em uma seção eleitoral não-adaptada deve comunicar sua condição à Justiça Eleitoral até 3 de setembro, no cartório eleitoral ou no site www.tre-sc.gov.br, preenchendo o formulário online.

Fonte: JSC

Oktober no mar

O navio MSC Armonia será o quarto pavilhão da Oktoberfest a partir de 25 de outubro. Um cruzeiro temático terá diversas atrações da maior festa alemã das Américas por quatro noites, entre Santos e Búzios. Saudosistas se lembrarão do Vapor Blumenau II.

Fonte: JSC

Perfil cultural

A Fundação Cultural de Blumenau aplica, a partir deste mês, pesquisa para conhecer o perfil cultural dos habitantes. Equipes vão trabalhar nos seis terminais de ônibus. O questionário reúne dados sobre frequência em bibliotecas, acesso a livros, revistas, jornais, rádios, TVs, cinema, circo e internet, preferência musical e visita a museus. O trabalho será anexado ao Sistema Nacional de Cultura, disponível a partir de 2011.

Fonte: JSC

Oktoberfest

A Comissão de Desfiles definiu novas regras para a Oktoberfest deste ano. Os desfiles oficiais, aos sábados, começarão às 16h, e não mais às 17h, atendendo a pedidos da comunidade e dos participantes. Outra novidade está no limite de integrantes em cada grupo que desfila. Não será permitida a inscrição de novos grupos ou alegorias.

Fonte: JSC

Rua 7

A aplicação do microrrevestimento sobre o asfalto da Rua 7 de Setembro, no Centro de Blumenau, deve ser retomada às 7h de hoje. O trabalho se concentra entre as ruas Nereu Ramos e Amadeu da Luz, e exige a interdição do trânsito em duas das quatro pistas. Com o tempo chuvoso, na última semana foi feito apenas a retirada do asfalto antigo, etapa já concluída. Se o tempo continuar seco, a prefeitura espera encerrar a obra até o final da próxima semana, para então iniciar a do corredor de ônibus.

Fonte: JSC

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Bierland em Barra Velha

Restaurantes de Barra Velha recebem, pela primeira vez, as cervejas em garrafa da Bierland. A cervejaria artesanal de Blumenau está participando do 2o Festival Gastronômico de Barra Velha, que iniciou no dia 31 de julho e vai até 30 de agosto. Durante todo o mês de agosto os restaurantes participantes do evento vão comercializar as cervejas da Bierland e a intenção é que o produto continue a ser disponibilizado após o encerramento do festival.

A Bierland participa do Festival com workshops incluindo harmonização e degustação, nos dias 7, 13, 21 e 27 de agosto, sempre às 19h, na Praça de Loyola, em Barra Velha.

Sobre o festival

Nesta ano, a Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Itajuba, com seu Núcleo de Gastronomia, assumiu a organização do Festival de Gastronomia de Barra Velha. O objetivo é criar uma identidade gastronômica para o município, que oferece qualidade e variedade de estilos de restaurantes. Além de degustar uma bela refeição, o cliente recebe uma ficha de avaliação e concorre ao prêmio de R$ 1.500,00 em bônus para usufruir nos estabelecimentos participantes.

Presse Comunicação

Correios adia prova para novembro

O concurso público dos Correios foi adiado para 21 de novembro, de acordo com o novo presidente do órgão, David José de Mattos. A data inicial era 19 de setembro, mas foi adiada devido às eleições. São 6,5 mil vagas, a maioria para carteiros, que correspondem a 50% da mão de obra da empresa. A contratação deverá acontecer, segundo Mattos, em janeiro do próximo ano. Em torno de 4 mil pessoas serão contratadas temporariamente para os serviços no final do ano, disse o presidente.





Fonte: DC

Na cozinha do Neumarkt

A partir de segunda-feira estarão abertas as inscrições gratuitas para o Neumarkt Gourmet, em Blumenau. Pelo terceiro ano, o shopping promove aulas-show com chefs da alta gastronomia – nesta edição, são 13 cursos programados entre os dias 16 e 19 de agosto, na Praça de Eventos. Participam da programação os chefs Thomas Troisgros, Tsuyoshi Murakami, José Barattino, Edinho Engel, Erick Jacquin, João Leme, Ana Toscano, Fabrice Lenud, Dominique Guerin, José Vaz, Suzana Wascheck, o barista Antonello Monardo e a bartender Adriana Heidrich.

As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas pelo www.neumarktgourmet.com.br (a partir de segunda). O evento é produzido pelo curso de Gastronomia da Furb.

Durante as minhas férias, a coluna será assinada pela Editoria de Lazer. Eu retorno dia 10 de setembro. Até lá!

Fonte: JSC