segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Grevistas atiram ovos em caminhões de transporte de valores em Blumenau

Grupo de Resposta Tática (GRT) estava nas empresas para garantir a segurança
Caminhões de empresas de transportes de valores que atuam em Blumenau foram atacados com ovos na manhã desta segunda-feira. Os ovos foram atirados por funcionários que estão em greve desde o início da semana passada.


O Grupo de Resposta Tática (GRT) estava em frente às empresas para garantir que os caminhões pudessem sair. As empresas trouxeram pessoal de outros estados para garantir o atendimento à população.


Às 15h30min haverá uma nova audiência, em Florianópolis, para decidir o valor do reajuste salarial da categoria.

Fonte: JSC

Pré-selecionados ProUni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, ontem, os pré-selecionados em primeira chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Fonte: JSC

Recall

Proprietários de veículos Corolla devem procurar uma loja da rede de concessionárias Toyota a partir de amanhã. A Toyota do Brasil informou ontem que o recall do modelo atingirá mais de 145 mil unidades no país, produzidas entre março de 2008 e dezembro de 2010. A campanha foi anunciada sábado e abrange as versões XLi, GLi, XEi, SEG e ALTIS.


* * *


De acordo com a fabricante, o problema está na mangueira do sistema de partida a frio do carro, que pode provocar o vazamento de gasolina e, consequentemente, um incêndio – ainda que as chances disto ocorrer sejam remotas, segundo a fabricante.

Fonte: JSC

200 apartamentos

Os circos podem ter que procurar uma nova área para erguer a lona em Blumenau. O projeto de um grande empreendimento no terreno da Rua Heinrich Hosang, perto do Corpo de Bombeiros, está em análise na prefeitura. A audiência pública para avaliação do estudo de impacto de vizinhança será dia 31 de março, no Centro Cultural 25 de Julho.


* * *


A ideia da Black Panther Construtora e Incorporadora é erguer quatro torres de 13 andares: três residenciais e uma comercial. Estão previstos mais de 200 apartamentos e 52 salas comerciais em 94 mil metros quadrados de área construída.

Fonte: JSC

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Demolição casas - Rua Hermann Huscher

A casa do lado esquerdo teve parte de sua estrutura danificada na tragédia de 2008, toda a àrea da piscina caiu e ficou pendurada durante 2 anos e 3 meses

Máquina trabalhando na demolição

Terreno totalmente limpo, garantindo mais sugurança para os motoristas e moradores

Outros terrenos estão sendo limpos e em breve a paiagem será bem diferente!

Hospital Universitário de Blumenau pode abrir as portas em 90 dias

Reitor da Furb esteve em Brasília e pediu prazo para concluir primeira etapa do projeto


O reitor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), João Natel Pollonio Machado, acredita que o Hospital Universitário poderá ser aberto em até 90 dias. A informação foi repassada depois de audiências na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e no Fundo Nacional de Saúde nesta quarta-feira, em Brasília.


- Pedimos um prazo para concluirmos a primeira etapa do projeto, que o contrato firmado há 11 anos previa. Depois de colocarmos o hospital a serviço da comunidade, vamos atrás de outros convênios para deixá-lo completo, do jeito que nos propomos a fazer - declarou Machado.


Desde o ano passado, a Furb está impedida de receber repasses do poder público porque a prestação de contas dos recursos repassados pelo governo federal em 2000 foi rejeitada.

Fonte: JSC

IML aguarda reconhecimento de mulher encontrada morta em Itapema

Até o início da tarde desta quinta-feira, ainda não havia sido reconhecida a mulher encontrada morta nesta quarta em um matagal, em Itapema. A vítima estava com as mãos amarradas e um cinto enrolado no pescoço. Além disso, apresentava várias perfurações também na região do pescoço. A suspeita é a de que os ferimentos tenham sido causados por uma faca.


O corpo foi localizado por moradores. Ele estava na Rua 446, Bairro Morretes. A vítima foi levada para o Instituto Médico Legal (IML) de Balneário Camboriú. Segundo os peritos, a mulher tem entre 25 e 35 anos, mede cerca de 1,70 e pesa aproximadamente 50 quilos.


O telefone do IML, em caso de alguma informação, é o (47) 3264 6882 (47) 3264 6882.


A Polícia Civil já deu início ao processo de investigação do crime, mas por enquanto não há suspeitos.

Fonte: JSC

Número de assassinatos em Santa Catarina aumenta 97,7% em uma década

Em uma década, o número de assassinatos em Santa Catarina aumentou 97,7%. É o segundo maior crescimento entre os estados do Sul do País, ficando atrás apenas do Paraná, onde o aumento chegou a 111,5% — no Rio Grande do Sul o crescimento foi de 56,3%. A taxa de assassinatos no Estado por grupo de 100 mil habitantes também teve aumento significativo: 64,3%.


Os dados constam no Mapa da Violência 2011 — Os Jovens do Brasil, divulgado na manhã desta quinta-feira pelo Ministério da Justiça (MJ), em Brasília. O diagnóstico foi feito sobre os anos de 1998 e 2008 pelo Instituto Sangari, em parceria com o MJ. O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, serviu como fonte. Apontou, no geral, o crescimento das mortes de jovens por homicídio, acidentes de trânsito e suicídio.

O estudo considerou que Paraná e Santa Catarina puxaram o expressivo aumento no número de homicídios na região Sul. Em 1998, foram 399 assassinatos registrados no Estado contra 789 assassinatos em 2008. A taxa de assassinatos por 100 mil habitantes subiu de 7,9 casos para 13,0 casos no mesmo período.

Fonte: JSC

Atenção, motorista: é proibido estacionar na Avenida Martin Luther

A sinalização já está aí: é proibido parar e estacionar do lado esquerdo da Avenida Martin Luther, no trecho onde haverá o corredor de ônibus. Mas tem muita gente que ainda não percebeu…


As placas foram instaladas quarta-feira, mas os guardas ainda não estão multando os motoristas. As notificações começam a ser expedidas dia 7 de março. Fique atento!

Fonte: JSC

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Stammtisch

A 10ª edição do Stammtisch de Pomerode será sábado, entre 9h e 17h. Toda a comunidade pode comparecer para conhecer os grupos participantes, na maioria, os tradicionais Clubes de Caça e Tiro da cidade. As inscrições para grupos já foram encerradas. A festa ocorre na Praça Jorge Lacerda, Centro.

Fonte: JSC

Bruno vai treinar na cadeia

BELO HORIZONTE - O goleiro Bruno Fernandes recebeu autorização da Justiça para treinar futebol com bola, meiões e caneleiras dentro da penitenciária. Os treinos, junto com outros detentos, serão feitos durante o banho de sol, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 9h30min e de 10h às 12h. O ex-jogador está preso pela morte da ex-namorada Eliza Samudio.

Fonte: JSC

Qualificação

Estão abertas até o dia 9 de março as inscrições para dois cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), em Itajaí. Os cursos são gratuitos e as inscrições devem ser feitas pela internet, no site www.ingresso.ifsc.edu.br.

Fonte: JSC

Indenização

Indenização (1)
O Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina condenou o município de Itapema ao pagamento de indenização por danos morais e materiais no valor de R$ 28,2 mil, a Juliano Antonio Bussolotto, Rosmeri Zamboni Bussolotto e Teresinha Zamboni. Em 2003, eles foram passar férias no município e, ao se irem ao Arco da Bela Cruz, caíram de uma altura de cerca de quatro metros, quando uma das muretas de proteção desabou no exato momento em que se apoiavam para tirar fotografias.
Indenização (2)
O município sustentou que a culpa foi dos turistas, uma vez que a mureta de proteção não deveria ser usada como apoio. O relator da matéria, desembargador substituto Rodrigo Collaço ressaltou que não havia placa indicativa proibindo o uso como apoio. O magistrado concluiu que o município foi o responsável pelo acidente.

Fonte: JSC

Acib é contra reajuste no pedágio

BLUMENAU - A Associação Empresarial de Blumenau (Acib) é contrária ao reajuste de 27% no valor do pedágio da BR-101 em dois anos. O presidente da associação, Ronaldo Baumgarten Junior, considera que qualquer oneração incidente no transporte acaba afetando os custos da indústria, do comércio e até mesmo da prestação de serviços. Segundo ele, o aumento é injusto para com quem trafega na rodovia.

Fonte: JSC

César Botelho é confirmado para Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau

Anúncio foi feito nesta terça-feira à tarde pelo governador Raimundo Colombo


O presidente municipal do PMDB, César Botelho, foi confirmado para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau. A decisão veio após reunião entre o DEM e o PMDB, junto com o governador Raimundo Colombo nesta tarde em Blumenau


O anúncio foi feito pelo governador via twitter:


"Já em Blumenau onde convidei para a Secretaria de Desenvolvimento Regional, César Botelho, que aceitou o convite."


Fonte: JSC

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Chuva vem acompanhada de vento em Blumenau

Rajadas chegaram próximas de 50 quilômetros por hora às 17h40min


As nuvens negras e o vento forte começaram a anunciar a chuva em Blumenau por volta das 17h. A água começou a cair há cerca de 15 minutos. De acordo com a Central RBS de Meteorologia, a rajada mais forte de vento atingiu 46,7 quilômetro por hora, às 17h40min.


A chuva também amenizou a temperatura. A máxima do dia, 34,1 °C, foi registrada ás 15h40min. Com o início da chuva, caiu para 27 °C. Em outras cidades da região, como Gaspar e Indaial, também chove.


Até o momento, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil não registraram nenhum problema decorrente da chuva forte.

Fonte: JSC

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bom humor

Minha pauta era sobre prevenção de cheias. Fomos até a Defesa Civil fazer algumas imagens. Acredito que este setor é um dos mais tensos, afinal a semana tinha sido bem problemática, muita chuva, rio subindo e deslizamentos. Para minha surpresa, uma feliz surpresa, fomos muito bem recebidos, uma equipe bem humorada, divertida e gentil.

Trabalhar com pessoas bem humoradas e gentis torna qualquer pauta a melhor de todas=)

Secretaria de Saúde abre vagas para profissionais

A Secretaria de Saúde de Blumenau está com vagas abertas para Terapeuta Ocupacional, auxiliar de consultório dentário, técnico em Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, e também para motoristas, categorias B e D.

As inscrições podem ser feitas no período de 24 de fevereiro a 10 de março, no setor Gestão do Trabalho em Saúde, 1º andar, sala 18, do prédio da Secretaria da Saúde, na rua 2 de Setembro, 2624, na Itoupava Norte. O horário é das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3221-5907 e 3221-5961.


Edital - O edital do Processo Seletivo Público Simplificado contendo todas as informações, incluindo a ficha de inscrição, estará disponível no site da Prefeitura, a partir desta segunda-feira, dia 21, no endereço www.blumenau.sc.gov.br/ Processo Seletivo/Secretaria de Saúde.

São 6 vagas no total.


Confira o quadro de vagas para Blumenau


Terapeuta Ocupacional-1


Auxiliar de consultório dentário-2


Técnico em Vigilância Sanitária e Saúde-1


Motorista categoria B-1


Motorista categoria D-1
Fonte: PMB

Prefeitura lança Concurso Nacional de Arquitetura

A Prefeitura de Blumenau e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) lançam o Concurso Nacional de Arquitetura para Projetos da Ponte do Centro e da Passarela da Prainha, no dia 22 de fevereiro. A cerimônia de lançamento será realizada às 13h30 no Salão Nobre do prédio central da Prefeitura. O objetivo do concurso é selecionar o melhor projeto para duas obras do eixo Mobilidade Urbana do Programa BID Blumenau.


A Ponte do Centro, por exemplo, será mais uma ligação entre o Centro do município e a região da Ponta Aguda. A obra eliminará os conflitos existentes na saída da Ponte Adolfo Konder e melhorará o tráfego do corredor de ônibus na Avenida Beira-Rio. A passagem funcionará em sistema binário com as ruas Rodolfo Freygang e Chile no sentido Centro - Ponta Aguda e com a rua República Argentina e a Ponte Adolfo Konder no sentido Ponta Aguda - Centro.



Já a passarela da Prainha permitirá a concretização de um circuito de caminhada entre a área central comercial e histórica do Centro à Prainha. A estrutura será destinada para pedestres e ciclistas.

As inscrições do concurso nacional são gratuitas e poderão ser feitas de 22 de fevereiro a 18 de março. Já a entrega dos trabalhos deve ocorrer até o dia 8 de abril. As propostas serão avaliadas por um júri técnico e outro representativo com integrantes da sociedade. A decisão da Comissão Julgadora será divulgada no dia 4 de maio. A premiação será de R$ 50 mil para o primeiro colocado, R$ 15 mil para o segundo e R$ 5 mil para o terceiro. O primeiro colocado será selecionado para desenvolver os projetos executivos nos quais se baseará cada uma das obras.


O regulamento do Concurso Nacional de Arquitetura ficará disponível a partir do dia 22 no site do Instituto de Arquitetos do Brasil – Santa Catarina: http://iab-sc.org.br/

Programa BID Blumenau


Atualmente a Prefeitura de Blumenau tem um pedido de financiamento para obras no valor R$ R$ 212,4 milhões aprovado no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A aprovação ocorreu após a apresentação, ao órgão internacional, do projeto de mobilidade urbana e infraestrutura viária do Blumenau 2050. O programa foi denominado BID Blumenau.

Com a aprovação do financiamento, a Prefeitura passa agora a receber uma série de missões do BID. Durante as visitas, técnicos do banco avaliarão cada item solicitado pelo município no Programa, sugerindo ou não alterações e fornecendo prazos para elaboração de projetos de cada obra. O processo continuará até que as negociações culminem na assinatura do contrato, prevista para o segundo semestre de 2011. A partir daí, começa a correr o prazo de 5 anos para execução das obras. “Trata-se de um projeto de futuro que mostra como estamos comprometidos com o planejamento a longo prazo para Blumenau”, reitera o prefeito João Paulo.


Cronograma


Inscrições: 22/02 a 18/03


Entrega dos trabalhos: 8/04


Resultado do concurso: 4/05

Fonte: PMB

Recreação Unimed

Os mais de 1,2 mil funcionários e cooperados terão um novo espaço de lazer. A Unimed assinou convênio com o a Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga, na Itoupava Seca, para usar as dependências do clube. Os termos ainda estão sendo ajustados. No futuro, a ideia é oferecer serviços aos clientes da cooperativa, como tratamentos pós-operatórios e programas de prevenção.

Fonte: JSC

Texfair

Texfair (1)
O credenciamento para visitantes pode ser feito no site www.texfair.com.br. Ano passado já foi assim e o sistema acabou com as longas filas que se formavam. Será exigido do visitante um documento que comprove a condição de lojista. Segundo a organização, um cartão de visita e um documento pessoal são suficientes para isso.

Texfair (2)
Os que usam a internet na feira serão contemplados com mais velocidade. Três links de 15 megabytes por segundo estarão à disposição de expositores e visitantes. Segundo a ISO Audiovisuais, empresa responsável pela estrutura tecnológica da feira, também é bem maior que o ano passado o número de expositores que vão usar realidade aumentada, touchscreen e outras plataformas de interatividade.

Fonte: JSC

Burger King no Centro

Grupo RBS

O terreno na esquina da Alameda Rio Branco com a Rua 7 de Setembro parece já ter serventia. Segundo a empresa contratada para fazer a sondagem do solo, uma loja da Burger King será construída no local. A coluna entrou em contato com a rede americana de fast food, mas até o fechamento da edição não obteve resposta.

Espero que tenham feito uma consulta na prefeitura antes. Afinal, o acesso pelas vias parece complicado, especialmente agora, com o corredor de ônibus.



Fonte: JSC

Contratação imediata

O Sine de Blumenau está com vagas abertas para contratação imediata em diferentes setores. São 37 vagas para trabalhadores sem experiência. Há outras 60 oportunidades que exigem experiência, além de 12 vagas para portadores de deficiências.

Interessados devem procurar o posto do Sine, que fica na Rua Braz Wanka, 238, Vila Nova, das 12h às 18h, munidos de documentos pessoais.

O Sine de Pomerode também está oferecendo vagas: são 283 postos de trabalho disponíveis.

Fonte: JSC

Oktober no mar

Bandas típicas alemãs, chope em metro, grupo folclórico e a realeza da Oktoberfest blumenauense estarão a bordo do navio Imperatriz, que parte hoje de Itajaí em direção a Santos. No cruzeiro de cinco dias da agência de turismo CVC, os passageiros serão prestigiados com uma Minioktoberfest. As bandas Os Montanari, Society e Hausmusikanten irão embalar a festa em alto mar. O desembarque será sexta-feira.

Fonte: JSC

Central do IPTU

BLUMENAU - A partir de hoje, a Central de Atendimento do IPTU funcionará das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. O endereço é na Rua XV de Novembro, 1.505, 3º andar. Nas duas primeiras semanas, 2,1 mil contribuintes foram atendidos na Central.


Fonte: JSC

Prevenção de catástrofes

BLUMENAU - O secretário de Estado de Defesa Civil, Geraldo Althoff, estará hoje na Associação Empresarial de Blumenau (Acib) para apresentar o Programa de Prevenção de Catástrofes Naturais, elaborado em parceria com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica). A apresentação para entidades e empresários será às 17h30min, na sede da entidade (Shopping Neumartk). O ato antecede a assembleia do Comitê do Itajaí, marcada para quinta-feira, que votará parecer sobre o projeto.

Fonte: JSC

TEXFAIR HOME-Últimos preparativos

Primeira edição exclusiva para têxteis do lar começa amanhã em Blumenau

BLUMENAU - Operários fazem os preparativos finais para a primeira edição da Texfair Home, que começa amanhã no Parque Vila Germânica. Exclusiva para o segmento têxtil para o lar, a expectativa dos organizadores é que cerca de 20 mil compradores passem pelos três setores da Vila. A feira reúne 400 marcas e 112 estandes. A área ocupada é de 26 mil metros quadrados. O encerramento será na sexta-feira.


Esta é a primeira edição da Texfair após a separação dos produtos têxteis e de vestuário que antes eram expostos juntos na Texfair do Brasil, que chegou a ter 11 edições. A última foi em 2010. A feira que congregará as empresas de vestuário ocorrerá em junho deste ano e foi batizada como Texfair Fashion. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, que promove a Texfair, a divisão foi necessária para adequar tanto o espaço da Vila Germânica quanto o calendário.


Anualmente, a Texfair Home ocorrerá no início de março. Este ano optou-se pela antecipação para não coincidir com o Carnaval. A época é propícia para os lojistas e industriais se prepararem para o Dia das Mães, considerado o segundo Natal do ano para o varejo. A Fashion ocorrerá no período em que são feitos os lançamentos das coleções de verão.


Com mais espaço, a Home teve ampliada a gama de produtos têxteis. Desta vez serão apresentados produtos que vão desde edredons, roupas de cama, toalhas, roupões, tolhas de mesa, cortinas, tapetes, acessórios para cozinha, colchões, tecidos para decoração etc.


A feira começa diariamente às 10h e encerra às 19h. No último dia, sexta-feira, o término do credenciamento será às 15h e o fechamento dos portões às 17h. A entrada é gratuita e exclusiva para convidados.


Fonte: JSC

Serviço
1ª Texfair Home - Parque Vila Germânica. Endereço: Rua Alberto Stein, 199, Bairro da Velha, em Blumenau. Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h. No último dia, o encerramento será às 17h. Entrada: gratuita e exclusiva para convidados.

Horário de verão termina com 5% de economia em Santa Catarina

O Estado deixou de consumir energia suficiente para abastecer 58 mil habitantes por um mês

O horário de verão acabou à meia-noite deste sábado, quando os relógios foram atrasados em uma hora. Nestes quatro meses, Santa Catarina deixou de consumir energia suficiente para abastecer um município do porte de Biguaçu, com mais de 58 mil habitantes, durante um mês.


A economia representa 5% do consumo de energia durante o horário de verão, que começou no dia 22 de outubro. Na edição anterior, a economia em SC foi de 4,4%.


Com a volta do horário normal, segundo o chefe de gestão técnica e comercial da Celesc, Gilberto dos Passos Aguiar, o consumidor deverá gastar um pouco mais na conta de luz até meados de março.


De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com o horário de verão, o Brasil deixou de gastar R$ 30 milhões em combustível para geração de energia térmica, que seria necessária para atender a demanda do verão em horário normal.Para Santa Catarina, a economia em combustível foi de R$ 1,5 milhão.


Em investimentos para a construção de novas usinas, considerando o valor equivalente ao total de megawatts economizados, o país deixou de gastar R$ 2,3 bilhões no ano passado, e Santa Catarina, R$ 118,8 milhões.


Em nota, a ONS observa que o fato de que esses gastos seriam repassados ao consumidor com o aumento da tarifa de energia. Aguiar, da Celesc, defende que, para o consumidor, o maior ganho com a economia é a confiabilidade no sistema elétrico.


— É quase impossível que tenhamos cortes de carga, e a possibilidade de apagões diminui muito — completa.


O diretor geral do ONS, Hermes Chipp,afirma que a segurança do sistema é um reflexo da diminuição dos carregamentos na rede de transmissão, da maior flexibilidade operativa para realização de manutenções e da redução de cortes de carga em situações de emergência neste horário.


Fonte: JSC

Sabrina Meyer é a nova top model catarinense!

Sabrina Meyer, 16 anos, 1,77m, natural de Palhoça, é a eleita pelo júri composto por Eli Hadid, dono da Mega Model SP, a top model Annelyse Schoenberger, a atriz Thaila Ayala, o mestre das passarelas Namie Whiby e o voto do público, que escolheu a Sarah como preferida.


“Todas vão trabalhar muito bem. A Sarah vai entrar no mercado comercial, a Carol poderá transitar pelos dois, e a Sabrina tem perfil internacional e fashion”, diz Kenia Costa, apresentadora e uma das idealizadoras do projeto. Walmor de Oliveira, Fábio Cabral e Rodrigo Marini, todos fotógrafos convidados da casa do Verão Top Model também acreditam no potencial das três. De todas as seis, inclusive.


Fonte: JSC

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Jovem confessa que matou esposa por ciúme em Blumenau

Corpo da vítima de 25 anos estava enterrado em Doutor Pedrinho

A Divisão de Homicídios da Central de Polícia desvendou nesta quarta-feira o sétimo assassinato do ano em Blumenau. Isabel Albuquerque Extekoetter, 25 anos, estava desaparecida desde o dia 2 de fevereiro. O marido, Dionei Extekoetter, 25, confessou o crime e disse que matou por ciúme.


A família da vítima, de Pouso Redondo, sentiu falta de Isabel no dia 10. Os irmãos vieram até a casa dela, no Bairro Testo Salto, em Blumenau, mas não foram recebidos por Dionei. Dia 14, a família registrou boletim de ocorrência sobre o desaparecimento. A polícia tenta desde então conversar com o marido da vítima, para buscar informações que facilitassem a localização dela. A dificuldade de estabelecer contato despertou a desconfiança.


Nesta quarta-feira de manhã, os irmãos voltaram na casa de Dionei e o convenceram a se apresentar na Central de Polícia de Blumenau. Ele levou os policiais até Doutor Pedrinho, onde havia enterrado o corpo. Dionei disse em depoimento que asfixiou a esposa em casa e depois transportou a vítima. Além do corpo, ele enterrou uma sacola de roupas e pertences pessoais, para simular que ela tinha fugido.


Dionei será levado ao Presídio Regional de Blumenau. O delegado Bruno Effori ainda aguarda que o juiz decrete a prisão preventiva do suspeito.
Fonte: JSC

Visitas ao parque Foz do Ribeirão Garcia devem ser agendadas

A partir dessa semana, as visitas ao parque Foz do Ribeirão Garcia - Área de Relevante Interesse Ecológico, Arie – localizado ao lado do hipermercado Angeloni, serão realizadas somente com agendamento por meio do telefone 3326-3733.

A medida foi tomada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) em função do vandalismo que o parque vem sofrendo nos últimos tempos. O objetivo é garantir a conservação e melhoria da paisagem, dos recursos e processos naturais existentes no local. Também por estes motivos, a área do parque será reestruturada em uma parceria entre a Faema e a Urb, nos próximos meses.

Fonte: PMB

JOVEM ESTÁ DESAPARECIDO EM BLUMENAU

Rudi Rafael Blockveld Strey de 23 anos ,morador do bairro Salto do Norte desapareceu no dia 24 de dezembro de 2010. Segundo a mãe,o jovem sofre de esquizofrenia e precisa de medicamentos. A última notícia do rapaz é que ele estava na BR 470 indo para o litoral.

Quem tiver informações ligue para:
47 3234-1880
47 8431-7749 

ou

Elisângela Hack ou Blonda no fone 47 9184-7605 ou 47 9957-7558 com Sidnei.

Vigilância Sanitária interdita mercado em Blumenau

Apreensão de produtos ocorreu na manhã desta quarta-feira

A Vigilância Sanitária interditou o Mercado Montana na Rua Frederico Jensen, Bairro Itoupavazinha, em Blumenau, por estar com produtos com a data de validade vencida. Foi retirado do local cerca de uma tonelada de carnes e outros produtos alimentícios.


A equipe que trabalhou na interdição fez a retirada dos alimentos e encaminhou ao aterro sanitário. Alguns deles, tinham a data de vencimento para janeiro deste ano.


A equipe do Santa que está no local tentou conversar com o proprietário do mercado, mas ele preferiu não se manifestar sobre o ocorrido antes de consultar o advogado. Segundo o diretor do órgão fiscalizador, Marcelo Schaefer, o estabelecimento não tinha o alvará da vigilância. Schaefer ressaltou que a pena prevê multa, interdição e encaminhamento do caso ao Ministério Público.

Fonte: JSC

Mulher é assassinada com quatro tiros e principal suspeito é o namorado

Um crime ocorrido na noite desta terça-feira no Centro de Balneário Camboriú chocou os moradores próximos. Lurdes Líria Simon, de 45 anos, foi morta com quatro tiros pouco antes das 23h. O principal suspeito de ter cometido o assassinato é o namorado da vítima, que não foi localizado.


Segundo a Polícia Militar, junto com Lurdes estava uma amiga, de 46 anos. A mulher também foi baleada e precisou ser levada ao hospital.


A PM chegou a ir até a casa do suspeito, mas ele não foi encontrado. Testemunhas contaram que ele fugiu em um veículo Golf depois do crime.

Fonte: JSC

Está mais caro comer fora de casa todos os dias, revela pesquisa

Uma pesquisa encomendada pelas empresas de convênio em alimentação mostra que comer fora de casa está mais caro.

Na hora do almoço, além de botar no prato tudo aquilo que o corpo necessita e ficar de olho na balança, o trabalhador brasileiro tem de prestar atenção também ao preço que paga pelo que come na rua. É o que mostra uma pesquisa feita em 3,2 mil restaurantes e lanchonetes em 22 cidades do país.


De acordo com a pesquisa, para fazer uma refeição com arroz, feijão, salada e um tipo de carne, o brasileiro gasta, em média, R$ 21. No fim do mês, o gasto com essa refeição fora de casa fica em R$ 633. É mais do que um salário mínimo. “Não é barato”, comenta um senhor.


Blumenau, em Santa Catarina, é a cidade brasileira onde comer é mais barato: média de R$ 16. Em Brasilía, uma refeição completa sai a R$ 22 e em São Paulo, R$ 21. Belém e Salvador estão abaixo da média nacional: R$ 20. Santos e Rio de Janeiro são as campeãs da carestia, com média de R$ 26.


A secretária Eliane Azevedo e o técnico de informática Vinicius Vinhas trabalham no mesmo escritório. Ela recebe o equivalente a R$ 13 por dia de auxílio-alimentação e ele, apenas R$ 6. Por conta disso, há tempos os dois já cortaram a sobremesa do cardápio.


“Só com o valor do benefício é praticamente impossível”, conta Vinícius. “A gente divide com alguém ou come menos ou até mesmo traz uma refeição”, diz Eliane.


No ano passado, os alimentos ficaram 10% mais caros. O item ‘Alimentação’ foi o que teve maior impacto na inflação do ano passado. “É um problema muito grave, porque a inflação de alimentos prejudica significativamente os mais pobres”, opina Artur Almeida, presidente da Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert).

Fonte: G1

Dia do repórter







Feliz em exercer uma profissão que me realiza e me torna uma pessoa melhor, pois a cada dia tenho a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e vivenciar experiências inesquecíveis.


Beijos aos meus colegas de profissão...

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nível do Rio Itajaí-Açu baixa em Blumenau para 5,16 metros

Previsão do Ceops/Furb é de que a redução prossiga nas próximas horas

Apesar da chuva incessante que atinge Blumenau desde o começo da manhã desta terça-feira, o nível do Rio Itajaí-Açu está baixando consideravelmente. Na medição feita às 11h, a água está em 5,52 metros. Às 17h, baixou para 5,16m.


Nesta manhã, às 9h, estava em 5,71 metros e às 10h, em 5,60 metros. A tendência, segundo o Ceops/Furb, é de que o nível continue baixando nas próximas horas. Ao chegar aos 8 metros, a água pode transbordar e atingir alguns pontos da cidade.


Fonte: JSC

Comunicado Importante da Defesa Civil

Defesa Civil reforça pedido de atenção à população para possibilidade de alagamentos e escorregamentos


A previsão de que o Vale do Itajaí deva receber fortes chuvas nas próximas horas prossegue, segundo confirmação da Defesa Civil Estadual e da Epagri/Ciram. De acordo com a meteorologia, a região receberá 200 mm de precipitação até sexta-feira, dia 18, sendo que a maior concentração de chuva se dará nesta terça, dia 15, com 70mm.


Segundo o secretário municipal de Defesa Civil, Major Aldo Neto, ainda não se sabe se as chuvas previstas cairão de modo distribuído ou de forma concentrada, em apenas algumas horas. “A tendência para hoje é de que a precipitação ocorra mais das 16h às 3h da manhã ou das 22h às 7h”, explica.


Caso confirmadas, as chuvas poderão provocar alagamentos importantes e escorregamentos de terra nas próximas horas, já que há um acumulado de precipitação no mês de fevereiro. A média de precipitação para o mês em Blumenau é de 193 mm. Em apenas 15 dias, somente na região sul do município, há um acumulado de mais de 290 mm.


Diante da situação, a Defesa Civil informa a previsão do tempo para hoje, os riscos existentes e as providências tomadas até o momento pelos órgãos responsáveis. Também recomenda algumas ações por parte da população.

Fonte: PMB

Prefeitura volta a atender em horário normal a partir da próxima segunda-feira, dia 21

Na próxima segunda-feira, dia 21, o horário de atendimento nas áreas administrativas da Prefeitura volta ao normal, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Durante o horário de verão, praticado desde outubro de 2010, os serviços considerados essenciais à população atenderam normalmente.

Fonte: PMB

13h

5,39m

12h

5,44 m

11h

5,52 m

O FIM

Um dos maiores ícones da noite blumenauense vai fechar as portas (abarrotado de boas lembranças). Há 18 anos instalado na Rua João Pessoa, o Camorra Bar Fun encerra o expediente dia 26 com direito à festa embalada por alguns dos DJs que já passaram pela casa – entre eles, Andre Heat, Vassa, Carlos Fuse, Guilherme Konnin e Gilliard Testoni.


Dono do espaço há mais de uma década (11 anos e meio, pra ser mais preciso), Marco Merini falou à coluna sobre a decisão:


– Financeiramente continua muito bom, já tivemos fases melhores, mas também tivemos piores. É bom parar num bom momento. Eu finalizo essa etapa em busca de outra talvez na linha de restaurantes. Também estou com o projeto de uma produtora de eventos para trazermos a Blumenau peças de teatro e shows. Enfim, continuo na área de entretenimento – finalizou.


Os ingressos podem ser encontrados nos habituais pontos de venda (informações pelo 3329-0707).


--------------------------------------------------------------------------------


O Camorra irá se transformar em uma filial do Boteco Marechal, de Indaial, com noites de sertanejo universitário (às quintas) e hip hop (aos sábados). Uma terça por mês será dedicada à música eletrônica. O proprietário André Vinícius da Silva garantiu que a nova casa abre dia 17 de março.

Fonte: JSC

10h

5,60m

8h

5,75m

7h

5,82m

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

MUITA CHUVA NO VALE

No início da noite desta segunda-feira, dia 14, a Defesa Civil de Blumenau recebeu a confirmação da Coordenação da Defesa Civil Estadual e da Epagri/Ciram de que o Vale do Itajaí deve passar por fortes chuvas nas próximas horas.


Segundo a previsão, a região poderá receber uma precipitação de 150mm de hoje até quarta-feira, sendo que a maior concentração de chuva se dará nesta terça, dia 15, com 70mm.


Caso sejam confirmadas, as chuvas poderão provocar alagamentos importantes e escorregamentos de terra nas próximas horas, já que há um acumulado de precipitação no mês de fevereiro.


Diante dessa situação, a Defesa Civil informa os riscos existentes, as providências tomadas até o momento pelos órgãos responsáveis e recomenda algumas providências aos cidadãos. Acompanhe os detalhes abaixo.
*
Riscos para Blumenau:


a) Enchente
O que está sendo feito: o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açú (Ceops) da Furb e a Defesa Civil de Blumenau permanecem em alerta, monitorando constantemente o rio Itajaí-Açu.

Risco: ainda não se pode determinar se haverá risco real de enchente. Vários fatores interferem na possibilidade de cheias e é necessário acompanhar o regime de chuvas do dia de amanhã para se ter uma idéia concreta do comportamento do rio. No momento, estamos em alerta e o nível se encontra em 6,20 metros (às 22h de 14/02). A previsão é de que o nível se estabilize. Caso, haja alguma possibilidade de enchente confirmada durante esta terça-feira, dia 15, a Defesa Civil comunicará com seis a oito horas de antecedência à população por meio dos veículos de comunicação.


b) Alagamentos por enxurrada
Atenção para todas as áreas que normalmente alagam durante chuvas fortes. A situação nesses pontos pode ser agravada pela diminuição da capacidade de escoamento dos ribeirões que cortam a cidade e desaguam no Itajaí-Açu, cujo nível segue alterado. Isso poderá acarretar represamento de água nos sistemas pluviais município.


c) Escorregamento de terra
De acordo com o Ceops, Blumenau registra, nos primeiros quatorze dias de fevereiro, índices de chuvas superiores a média mensal para o mês, que é de 193 mm. Somente na região sul do município já foram registrados níveis superiores a 290 mm, segundo o Departamento de Geologia da Prefeitura de Blumenau. Por esse motivo, solicitamos que todos os moradores de Blumenau, principalmente das regiões que sofrem com deslizamento de terra, fiquem atentos à possibilidade de novos movimentos de solo. Observem: fluxo de lama e detritos, rachaduras no solo ou em residências, abaloamento de estruturas de contenção do tipo muros, inclinação de postes e árvores.
* Obs.: os dados acima são de probabilidade, ou seja, podem ou não se confirmar dependendo das condições do tempo nas próximas horas


Recomendações da Defesa Civil:
- Busque abrigo seguro caso o ribeirão próximo à sua residência aumente repentinamente de volume ou, em plena chuva forte, o fluxo de água diminuir de forma acentuada;
- Acompanhar regularmente a previsão do tempo pelos veículos de comunicação e pelo site da Prefeitura (www.blumenau.sc.gov.br/defesacivil );
- Mantenha calhas, telhados e bocas de lobo limpos;
- Desligue e mantenha-se afastado de aparelhos eletro-eletrônicos em caso de temporal com descargas elétricas;
- Desligue a chave geral da residência em caso de alagamento da mesma;
- Tenha sempre o contato de um vizinho ou parente para casos de emergência na residência.

Fonte: PMB

22h

Nivel do Rio Itajaí-Açu às 22h é de 6,20m

20h

Nivel do Rio em Blumenau em 14/02 as 20hs: 6,18m.
Chuva em Blumenau: 8,1mm na última hora.

19h

De acordo com a coordenadora de jornlaismo da TV Galega às 18h o Rio atingiu a marca de 6,20m , já às 19h chegou aos 6,17m.

Chove muito em Blumenau!

Prefeitura realiza retirada de barreiras na Vila Itoupava

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, já está retirando as barreiras que obstruem algumas vias no distrito da Vila Itoupava, atingido por fortes chuvas no último final de semana.

De acordo com o secretario de Serviços Urbanos, Eder Marchi, a equipe está trabalhando em cerca de 10 pontos, mas a expectativa é de que este número aumente ao longo dos próximos dias. “Estamos realizando a retirada de barreiras e árvores caídas, mas assim que a chuva cessar também será possível desenvolver outros trabalhos como a limpeza e consertos das tubulações, de pavimentações, enrocamentos para recomposição de vias”.

Entenda o que aconteceu:


No último final de semana, Blumenau foi atingida por fortes chuvas e os rios e ribeiros localizados na região da Vila Itoupava não conseguiram dar vazão as águas. Com isso, algumas vias ficaram alagadas e alguns pontos registraram quedas de barreiras. Agora, os técnicos da Prefeitura trabalham no local para normalizar o tráfego de motoristas e pedestres.

Fonte: PMB

Monitoramento do Rio dos Cedros e Barragens

A defesa civil está alocada na Sede da Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros, em caso de necessidade ligar para 3386-1050, ou com os bombeiros 193.


Barreiras


14/02/2011 - Comunidade de Rio Ada (sem Passagem)
14/02/2011 - Comunidade de Rio Cunha Baixo(sem Passagem)
14/02/2011 - Comunidade de São Bernardo (sem Passagem)


Barragens


14/02/2011 - 09:15 h - Barragem de Palmeiras - 10 cm abaixo do nível prudencial
14/02/2011 - 09:15 h - Barragem de Alto Cedros - 16 cm abaixo do nível prudencial.


14/02/2011 - 14:00 h - Barragem de Palmeiras - 3 cm abaixo do nível prudencial
14/02/2011 - 14:00 h - Barragem de Alto Cedros - 8 cm abaixo do nível prudencial.


Informações recebidas pelos funcionários responsáveis da Celesc(3386-1206).


Localidades Atingidas Águas


-Comunidade de Santo Antônio
-Beco Bahia


Rio - Medições
Informamos que a água no nível de 6,02 metros atinge as bocas-de-lobo da praça central.  

Fonte: Prefeitura de Rio dos Cedros

18h

Última medição feita no Rio Itajaí-Açu em Blumenau - 6,20 m

17h

Blumenau- Rio Itajaí Açú - 6,17m - Estado de Alerta.

16h

Rio Itajaí- Açu atingiu a marca de 6,09m

15h

Blumenau entra em Estado de Alerta. Nível do Rio Itajaí-Açú às 15h é de 6,01m.

Nível Rio

De acordo com a última medição do Comitê da Bacia do Itajaí, o nível do rio em Blumenau estava em 5,87 metros às 14h, deixando a cidade em estado de atenção. O estado de alerta inicia quando o rio chega aos 6 metros e, emergência, somente a partir 8,5 metros.

Fonte: PMB

Aulas são suspensas em 10 unidades devido à chuva

A Secretaria de Educação (Semed) informa que o acesso a 10 unidades escolares está impossibilitado devido à chuva. Por esse motivo, o atendimento na tarde desta segunda-feira, dia 14, será suspenso nas seguintes unidades:


EIM Alves Ramos, na rua Erich Meyer, 4599, na Itoupava Central;

EIM Capitão Euclides de Castro, na rua Jordão, 2269, no Progresso;

EIM Dr. Blumenau, na rua Wilhelm Knaesel Sênior, 3000, na Itoupava Central;

EIM Orestes Guimarães, na rua Franz Muller, 8184, na Velha Grande;

EIM Professora Ella Eichstadt, na rua Dr. Pedro Zimmermann, 23.623, na Vila Itoupava;

EIM Willy Muller, na rua Augusto Bauer, 1294, na Vila Itoupava;

EM Carlos Manske, na Estrada Geral 13 Maio Alto, 4203, na Vila Itoupava;

EM Erich Klabunde, na rua Braço do Sul, 2838, na Vila Itoupava;

EM Frederico Sievert, na rua Viena, s/n, na Vila Itoupava e
CEI Professora Erna Anna Trapp, na rua Erwin Manzke, 5475, na Itoupava Rega.

Vale ressaltar que a Semed continua monitorando os locais para manter o atendimento normal já na terça-feira, dia 15.


Fonte: PMB

Semana de chuva frequente no Estado e no Vale do Itajaí demanda atenção para encostas e pontos de alagamento

O órgão estadual responsável pelo acompanhamento do clima em Santa Catarina, Epagri/Ciram, informa que a previsão, para essa semana, é de tempo instável com aumento da nebulosidade. Segundo o órgão, as chuvas poderão ser intensas em alguns momentos no decorrer da semana, especialmente no Litoral Norte e no Vale do Itajaí.


De acordo com a última medição do Comitê da Bacia do Itajaí, o nível do rio em Blumenau está em 5,71 metros, deixando a cidade em estado de atenção. O estado de alerta inicia quando o rio chega aos seis metros e, emergência, somente a partir 8,5 metros.

A Defesa Civil prossegue solicitando o acompanhamento constante de população para as condições do tempo, tanto pelos meios de comunicação quanto pelo link www.blumenau.sc.gov.br/defesacivil

Confira abaixo o alerta da Epagri/Ciram e a previsão do tempo para a semana:

Atenção: Nos próximos dias continua a condição para alagamentos momentâneos e deslizamentos em áreas de encosta, devido aos volumes de chuva previstos (entre 40 e 75mm em 24h, podendo ser superado em algumas localidades) e a vulnerabilidade do solo.


Terça-feira (15/02): Um sistema de alta pressão (massa de ar mais seco) em deslocamento pelo Sul do Brasil em direção ao oceano, mantém muita nebulosidade na faixa leste de Santa Catarina. No Vale do Itajaí e região da Grande Florianópolis, a chuva alterna com períodos de sol, e fica mais persistente no norte do estado. No Oeste e Meio Oeste, chuva de verão entre a tarde e a noite. Temperatura elevada no Oeste e Meio-Oeste, e amena na faixa leste. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.



Quarta, sexta-feira e sábado (16, 17 e 18/02): O tempo segue mais aberto pela manhã e com pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite. No Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Temperatura em elevação no Oeste e Meio-Oeste, e um pouco mais amena na faixa leste. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Fonte: PMB

Prefeito de Benedito Novo irá declarar situação de calamidade pública nesta segunda-feira

Município já havia declarado situação de emergência há 15 dias

O prefeito em exercício de Benedito Novo, Harry Dallabrida, percorre na manhã desta segunda-feira os pontos mais afetados pelas chuvas que atingiram o município no último final de semana. Em entrevista ao Santa, o chefe do executivo afirmou que irá declarar situação de calamidade pública em virtude dos problemas registrados.


Há 15 dias, o decreto de situação de emergência já tinha sido assinado. Casas alagadas, deslizamentos e quedas de barreiras foram registrados no município. A SC-477, que corta Benedito Novo, está interditada em alguns pontos.

Fonte: JSC

SC-474, entre Blumenau e Massaranduba, tem quatro pontos com quedas de barreiras

Trechos estão meia pista devido à queda de barreiras


Quatro pontos estão meia pista na SC-474, entre Blumenau e Massaranduba, devido à queda de barreiras. Os quilômetros 44, 48, 50 e 52 são os atingidos.


Na SC-416, entre Pomerode e Jaraguá do Sul, alguns trechos também apresentam problemas. Longos congestionamentos se formaram na SC-474. Nenhum carro foi atingido com os deslizamentos.


Fonte: JSC

Semana começa com chuva em Santa Catarina

É possível que continue a chover nos próximos quatro dias

A semana começou chuvosa em Santa Catarina e a previsão é de que mais água continue a cair pelo menos nos próximos quatro dias. Quem mora em áreas de risco deve ficar atento, pois podem ocorrer deslizamentos, especialmente no Vale do Itajaí, onde o volume de chuva será maior.


Nesta segunda-feira, uma massa de ar mais seco mantém o céu encoberto com sol e chuva do Meio-Oeste catarinense ao Litoral. No Litoral Norte o céu fica mais encoberto. Há risco de temporais isolados.

Conforme a Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições do clima, as temperaturas ficam bastante altas no Oeste e Meio-Oeste e mais amenas no Litoral.


Os termômetros marcam entre 16°C e 27°C no Litoral Sul e entre 22°C e 29°C no Litoral Norte. As cidades da Grande Florianópolis terão temperaturas entre 20°C e 30°C.


No Oeste a máxima prevista é de 31°C, com mínima de 18°C. Na Serra a temperatura fica entre 14°C e 23°C e entre 19°C e 28°C no Vale do Itajaí.

Fonte: JSC

Aulas são suspensas em escolas do Vale do Itajaí devido às chuvas

Timbó e Pomerode anunciaram suspensão das atividades em algumas unidades devido aos alagamentos


As prefeituras de Pomerode e Timbó anunciaram nesta manhã que algumas unidades escolares suspenderam as atividades nesta segunda-feira devido às chuvas do final de semana.


Via Twitter, o poder executivo de Timbó avisou que alunos que estudam nas escolas municipais dos bairros Mulde e Rio Fortuna não terão aula hoje no período da tarde.


Já em Pomerode, os estudantes que frequentam as aulas no Bairro Pomerode Fundos também foram dispensados. A água invadiu a escola a impossibilitou a utilização do espaço.

Fonte: JSC

Chuva causa alagamentos, quedas de barreira e deixa desabrigados no Vale do Itajaí, em SC

Benedito Novo, Rio dos Cedros e Pomerode apresentam problema devido às chuvas

As fortes chuvas do final de semana e nesta segunda-feira fizeram com que pelo menos três municípios apresentassem problemas devido às chuvas. Em Benedito Novo, no Bairro Santa Rosa, Centro e na SC-477 o trânsito está parado e casas foram alagadas.


Durante a madrugada foram registradas inundações e quedas de barreiras na cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há feridos. Algumas famílias precisaram ser retiradas das moradias, mas foram levadas para a casa de parentes. O Corpo de Bombeiros atendeu por volta das 9h uma ocorrência de deslizamento que atingiu uma residência, mas sem feridos.


Em Rio dos Cedros, o nível do rio que corta a cidade, está em 4,70 metros, sendo que ao chegar aos 6 metros pode inundar o Centro. Já em Pomerode, alagamentos também foram registrados.


O major Aldo Baptista Neto, que comanda a Defesa Civil em Blumenau, afirmou que na cidade o ponto mais crítico é a Vila Itoupava, em que a principal rua está interditada. Na Rua Polônia, Bairro Ponta Aguda, um deslizamento causou a queda de um poste durante a madrugada, mas ninguém ficou ferido.

Fonte: JSC

Rua Erwin Manzke no bairro Vila Itoupava está interditada nesta manhã

A chuva intensa de sábado e domingo, acabaram deixando a Rua Erwin Manzke, localizada no Bairro Vila Itoupava interditada na manhã desta segunda-feira.


De acordo com agentes de trânsito, nenhum veículo pode passar no local, nos dois sentidos da rua, por conta de alagamentos.


Ainda não há previsão de quando a via seja liberada.

Fonte: Rádio Nereu Ramos

Defesa Civil

Minha pauta estava marcada para às 9h30 na Defesa Civil de Blumenau. A chuva cai desde ontem e a temperatura está bem mais agradável. Quando cheguei na Prefeitura encontrei o departamento da Defesa Civil desfalcado.

O motivo??

Diversas ocorrências pela cidade e a equipe correndo para atender tantos chamados. Fizemos imagens do Rio, está cheio e com muita sujeira. Pelo jeito o pessoal da defesa terá muito trabalho nas próximas horas....

Sensação ruim....

Minha pauta seria sobre o trabalho desenvolvido pela defesa civil e o site que disponibiliza informações das barragens, nível do rio, etc.

Acesse www.blumenau.sc.gov.br/defesacivil

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Peritos encontram sangue em carro que teria sido usado para transportar corpo de Maria Rosângela em Blumenau

Veículo pertence à mãe da melhor amiga da vítima

Profissionais do Instituto Geral de Perícias (IGP) encontraram vestígios de sangue no carro da mãe de Vanessa Francini Nardes, 23 anos. A jovem é uma das suspeitas de ter matado a amiga Maria Rosângela Muniz dia 25 de janeiro. Segundo as investigações, o veículo foi usado para levar o corpo da vítima para a Estrada Geral do Arraial do Ouro, em Gaspar, onde foi encontrado.


Pedaços de tecido do banco traseiro e do chão do lado traseiro do passageiro foram recolhidos. Além do material, a perícia também irá verificar as botas de Edemir Pelin, outro suspeito pelo crime, e uma das facas encontradas no apartamento onde a vítima foi morta, no Bairro da Velha. Tudo será encaminhado para Florianópolis, onde será analisado se o sangue é de Maria Rosângela.


Ainda na terça-feira pela manhã, Vanessa prestou mais um depoimento ao delegado da Divisão de Homicídios da Central de Polícia, Bruno Effori, a pedido do advogado dela, Benjamin Coelho. Segundo o delegado, Vanessa afirmou que não matou a amiga, mas admitiu ter atraído a vítima ao apartamento. O advogado alega que a cliente foi obrigada a confessar o crime porque estava sendo coagida:


- Obrigaram ela a assumir um crime que não cometeu. Ela só fez isso porque estava com medo.


A Polícia Civil investiga ainda o envolvimento de uma quarta pessoa no crime, denunciada por Vanessa. O inquérito será concluído em 10 dias.


- Depois disso, vou encaminhá-lo ao Fórum para que, então, a Justiça tome as devidas providências - explicou Effori.


Vanessa, Edemir e Elias Schroeder, namorado da vítima e apontado como mandante do crime, estão presos desde terça-feira no Presídio Regional de Blumenau. A morte da gerente da Unisaúde Ocupacional teria sido motivada porque ela ameaçou denunciar um esquema de desvio de dinheiro da empresa feito por Vanessa e Elias. Para matá-la, eles teriam contratado Edemir por R$ 3 mil.


No dia do crime, a vítima foi atraída ao apartamento de Vanessa que, junto com Edemir, teria dado um golpe na cabeça da vítima com um extintor e a degolado.

Fonte: JSC

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

População deve continuar atenta à previsão do tempo durante a semana

A Defesa Civil Municipal prossegue solicitando atenção dos munícipes para a previsão do tempo desta quarta-feira, dia 9, até o final da semana.

O risco de temporal e granizo isolado entre a tarde e noite continua hoje e nos próximos dias.


Segundo a Epagri/Ciram, o avanço de um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul provoca instabilidade em Santa Catarina. Ainda de acordo com o órgão, há condição de alagamentos e deslizamentos em áreas de encosta nos próximos dias, devido aos maiores volumes de chuva previstos e à vulnerabilidade do solo, especialmente no Planalto (Serra) e Litoral. “Estamos no caminho entre essas duas regiões, o que aumenta a probabilidade de recebermos fortes chuvas também”, acrescenta o secretário municipal de Defesa Civil, Major Aldo Neto.


As recomendações da Defesa Civil são:


- Acompanhar regularmente a previsão do tempo pelos veículos de comunicação e pelo site da Prefeitura (www.blumenau.sc.gov.br/defesacivil);


- Manter calhas, telhados e bocas de lobo limpos;


- Desligar e manter-se afastado de aparelhos eletro-eletrônicos em caso de temporal com descargas elétricas;


- Desligar a chave geral da residência em caso de alagamento da mesma;


- Ter sempre o contato de um vizinho ou parente para casos de emergência na residência.

Acompanhe abaixo a previsão do tempo para a semana:

▪ Quinta-feira (10/02): O avanço de um sistema de baixa pressão pelo RS, deixa o tempo instável em SC, com nebulosidade variável e chuva isolada em todo o estado. Permanece o risco de temporal e granizo isolado preferencialmente entre a tarde e noite, devido o maior aquecimento. Temperatura em elevação, com sensação de ar abafado. Vento de nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.


▪ Sexta-feira (11/02): Madrugada e Manhã com chuva em boa parte do estado. Entre a tarde e noite, volta a condição de pancadas de chuva com descargas elétricas no Vale do Itajái, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte. Temperatura elevada. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.


Tendência 12 a 22/02/2011

Neste período deve ocorrer uma diminuição do volume de chuva em Santa Catarina, com períodos mais prolongados de sol e chuva em forma de pancadas isoladas entre a tarde e noite, típicas de verão. No final do período, outra frente fria deverá passar pelo Estado, voltando a provocar volumes mais significativos, especialmente na divisa com o Rio Grande do Sul. A temperatura deve continuar elevada em todo o Estado.
Obs.: A estação do verão é a mais chuvosa do ano, quando são comuns pancadas de chuva entre a tarde e início da madrugada, com volumes elevados num curto espaço de tempo, o que favorece pontos localizados de alagamentos. As máximas normalmente ultrapassam a casa dos 30 graus já pela manhã e, eventualmente, chegam próximo a casa dos 40°C. Tornados e trombas d'água são registrados nesta época do ano. Os valores de IUV (Índice de Ultra Violeta), que são nocivos à pele humana nos horários críticos, atingem valores máximos diariamente.

Fonte: Epagri/Ciram - http://www.ciram.com.br

Fonte: PMB