quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Prefeitura atenderá em horário especial de verão a partir do dia 17 de outubro

A partir do dia 17 de outubro de 2011, até 19 de fevereiro de 2012, a Prefeitura de Blumenau atenderá o público nas estruturas administrativas em horário especial de verão, das 7h30min às 13h30min. Segundo Valdir Loos, diretor de Patrimônio da Secretaria Municipal de Administração, o poder público municipal espera economizar em torno de 25% das despesas operacionais, onde o horário for praticado, gerando cerca de R$ 500 mil de economia neste período.

Durante o horário de verão, o setor de Ouvidoria e os postos da Praça do Cidadão da Prefeitura, Garcia e Vila Itoupava atenderão das 8h às 14h. O Procon realizará o atendimento ao público das 9h30min às 13h30min. Os serviços considerados essenciais à população, como atendimento nas unidades de saúde e Centros de Educação Infantil (CEIs), funcionarão normalmente. 

Fonte: PMB

Abertas inscrições para o Painel Literário da Primavera

A Editora Cultura em Movimento da Fundação Cultural de Blumenau está recebendo poemas para o Painel Literário da Primavera, que será exposto a partir de outubro, na Biblioteca Municipal Fritz Müller. Os escritores interessados em participar devem enviar seus poemas com o tema Primavera para editora@fcblu.com.br até o dia 13 de outubro.

A mostra ficará aberta à visitação pública de 24 de outubro a 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30, e aos sábados, das 8 horas ao meio-dia. A entrada é gratuita.

Fonte: PMB

Rua São Paulo está em meia pista hoje

Nesta manhã de quarta-feira, dia 28 de setembro, equipes da Foz do Brasil, realizam obras da rede de esgoto na Rua São Paulo, bairro Victor Konder.

Por isso, o trecho próximo ao IGP, onde há uma ilha de segurança, está em meia pista. Os motoristas devem ter paciência e ficarem atentos ao passar pelo local.

Ainda não há previsão de quando os trabalhos serão concluídos.

Fonte: RNR

Saúde na Oktober

A Vigilância Sanitária de Blumenau aperta o cerco nos estabelecimentos da cidade que costumeiramente recebem maior público devido à Oktoberfest. Bares, restaurantes, farmácias e até clínicas estão sendo visitadas, dia e noite, para conferir se as condições de trabalho, de manipulação de alimentos e medicamentos, entre outros aspectos, atendem às exigências legais. Como o movimento é maior, a probabilidade de errar também cresce:

– A ideia é garantir uma estada segura ao turista durante a festa – explica o diretor em Vigilância da Saúde, Eduardo Weiss.

O caso do tradicional restaurante Frohsinn, interditado na segunda-feira e reaberto ontem, foi diferente. A denúncia de irregularidades chegou pela ouvidoria da prefeitura, meio bastante usado pela comunidade para denunciar esse tipo de caso, segundo Weiss.

Fonte: JSC

Ônibus na Oktober

Durante a Oktoberfest, turistas e blumenauenses contarão com terminais urbanos em operação 24 horas. A bilheteria dos Terminal da Proeb funcionará em todos os períodos durante a festa. A bilheteria do Terminal da Fonte segue o mesmo esquema, funcionando de quinta a sábado e na véspera do feriado, dia 11. As bilheterias dos demais terminais terão horário normal.

Fonte: JSC

Abastecimento de água

O abastecimento de água nos bairros Progresso, Vorstadt, Ponta Aguda, Centro e Distrito do Garcia, em Blumenau, ficará comprometido hoje. O motivo é a substituição de uma bomba de captação de água na ETA 3, que abastece a região.

A ETA 3 trabalhará com 50% da capacidade das 7h às 12h. À tarde, o abastecimento deve ser normalizado. A orientação é para que os moradores economizem água.

Fonte: JSC

Vera Fischer

Vera Fischer deixou na manhã de ontem o Núcleo Integrado de Psiquiatria (NIP), na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A atriz estava internada desde 26 de julho para tratar da dependência química. Ela saiu acompanhada da filha Rafaela e da equipe clínica e não conversou com a imprensa. Vera estava internada por vontade própria desde o último dia 10, quando havia sido liberada pela equipe médica para ir para casa.

Fonte: JSC

Greve dos bancários avança para as agências dos bairros nesta quarta-feira em Blumenau

Alternativas são os caixas eletrônicos que ficam em supermercados, postos de combustíveis e shoppings

A greve dos bancários deve avançar para os bairros a partir desta quarta-feira. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Blumenau e Região (Seeb) estima que a adesão desta terça-feira, que foi de 80%, aumente, com o movimento avançando pelos bairros.

No final da manhã desta terça-feira, das 18 agências que ficam no Centro de Blumenau, apenas uma estava funcionando. O Bradesco Prime, que fica na esquina das Ruas XV de Novembro e Marechal Floriano Peixoto, estava funcionando normalmente. No Estado, das 21 regiões catarinenses, bases dos sindicatos, 11 aderiram à paralisação até agora.

Greve permanece, pelo menos, até sexta-feira

Como não há rodada de negociação com a Febraban marcada para esta semana, como informou o sindicato, a greve permanece, pelo menos, até sexta-feira. A adesão maciça das agências do Centro de Blumenau não se repetiu nos bairros (veja tabela). No Distrito do Garcia, pelo menos cinco agências que ficam na Rua Amazonas não aderiram ao movimento ontem no final da manhã.

Na Velha, na Rua João Pessoa, das três unidades, dois suspenderam o atendimento. Na Rua Frei Estanislau Schaette as três agências estavam abertas. Na Itoupava Norte e Itoupava central, das sete maiores agências, quatro ficaram fechadas. Ontem, em frente às agências, os funcionários entregaram panfletos com as reivindicações e orientações aos clientes.

Grevistas podem fazer manifestação nesta quarta-feira

Uma manifestação pode ocorrer na tarde desta quarta-feira junto com os funcionários dos Correios, que também estão em greve. Este ano a pauta de reivindicação inclui aumento real de 5% mais a inflação do período, que resulta em reajuste de 12,8%. Outros pontos são a participação nos lucros de três salários mais R$ 4,5 mil, aumento do piso salarial, plano de cargos e salários, combate ao assédio moral e contratação de mais funcionários.

Não haverá nova assembleia enquanto a Fenaban não apresentar uma nova proposta. Durante o horário bancário, das 11h às 16h, os caixas eletrônicos dentro das agências estavam fechados. Apesar da orientação do sindicato de não permitir o uso dos equipamentos, em alguns locais o acesso foi liberado para idosos e pessoas com crianças.

Os clientes que procuravam as agências também eram orientados de como proceder para pagar contas e fazer saques. As alternativas são os caixas que ficam em supermercados, postos de combustíveis e shoppings. As contas podem ser pagas em lotéricas, correspondentes bancários, supermercados e via transação eletrônica. As contas pagas com dinheiro ou cheque nos caixas eletrônicos correm o risco de não serem processadas e continuarem em aberto.

AGÊNCIAS FECHADAS NESTA TERÇA-FEIRA

Principais unidades de Blumenau

Centro

Caixa*
Bradesco**
Santander*
Itaú*
Safra
Bicbanco
HSBC*
Banrisul
Banco do Brasil*

Velha

Caixa
Banco do Brasil
Itoupava Central
Banco do Brasil
Caixa

Itoupava Norte

Banco do Brasil
Caixa

* Todas as agências da região
** Com exceção do Bradesco Prime 

Fonte: JSC

Variação de temperatura em um único dia pode passar dos 20ºC nesta semana em SC

Em Urupema, os termômetros registraram 1ºC às 6h, e 15ºC às 9h desta quarta-feira

Sair de casa encasacado, tirar o casaco no meio da manhã, voltar a sentir frio à noite: essa é a rotina de muita gente durante a primavera. Isso ocorre porque nessa estação, a variação de temperatura ao longo do dia é muito grande. Para ter uma ideia, em Urupema, na Serra Catarinense, os termômetros registraram 0ºC no início da manhã de terça-feira e, 23ºC à tarde. Essa diferença deve se repetir nesta quarta-feira.

— Essa variação é típica de meia estação, como a primavera. Ela ocorre sempre que temos o domínio de um ar seco, que é o caso agora — explica o meteorologista da Central RBS, Leandro Puchalski.

De acordo com o meteorologista, essa grande amplitude térmica pode ocorrer em qualquer período durante a primavera.

No amanhecer desta quarta-feira, às 6h, Urupema e Bom Jardim de Serra registraram 1ºC, enquanto em São Joaquim os termômetros marcavam 2ºC. Três horas depois, às 9h, Urupema já registrava 15ºC, e a temperatura deve subir ainda mais ao longo do dia.

A previsão é de que as temperaturas cheguem a 22ºC, 24ºC na Serra, e 26 a 28ºC no Oeste Catarinense nesta quarta-feira. Na quinta algumas cidades amanhecem com nuvens, mas em seguida devem ter a presença de sol. O tempo continua seco, com calor mais intenso no Sul e Oeste, onde as temperaturas podem chegar a 30ºC na quinta-feira.

Fonte: JSC

Secretaria de Serviços Urbanos realiza conserto no calçamento da rua XV de Novembro

A partir das 19h desta quarta-feira, dia 28, será realizado o conserto do calçamento na rua XV de Novembro, na altura do número 900.

De acordo com o Secretário de Serviços Urbanos, Éder Lúcio Marchi, a atividade acontece até às 22h e o trânsito ficará em meia pista no local. A equipe de trabalho, bem como todos os responsáveis pela atividade, pede a atenção e cuidado dos motoristas que trafegarem pelo local, durante o horário em que será realizada a manutenção.

Fonte: PMB

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Samae realiza substituição de bomba na ETA III

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau (Samae) solicita aos moradores dos bairros Garcia, Progresso, Vorstadt, Ponta Aguda e Centro de Blumenau, que economizem água nesta quarta-feira, dia 28.

A Estação de Tratamento de Água III (ETA III) trabalhará com 50% de sua capacidade, das 7h às 12h. A intervenção é necessária devido à substituição de uma bomba de captação - parte do planejamento estratégico do órgão para o período de 2011/2012.

O Samae agradece a compreensão e colaboração dos blumenauenses.

Fonte: PMB

A 9 dias da Oktoberfest, há poucas vagas em hotéis de Blumenau

Quem pretende deixar para a última hora reservar um quarto de hotel para curtir a Oktoberfest 2011 em Blumenau, pode ter uma má surpresa. É que, a 10 dias do início da festa, há pouquíssimas vagas disponíveis.

Para facilitar a vida dos foliões, liguei para 30 hotéis e pousadas listados no site do Sindicato dos Hotéis de Blumenau. Destes, 20 estão lotados! A organização da Oktoberfest espera receber 600 mil visitantes para consumir 600 mil litros de chope.

Ainda há vagas para a Oktoberfest nos seguintes hotéis (os telefones são sempre com código de área 47):

No Centro

- Hotel Rex (Rua 7 de Setembro, 640, telefone 3326-5877): há vaga no último fim de semana (R$ 180 a diária)

- Grande Hotel Blumenau (Alameda Rio Branco, 21, telefone 3326-0145): só tem vaga entre segunda e quinta, menos na semana do feriado. Os finais de semana estão lotados

- Himmelblau Palace Hotel Blumenau (Rua 7  de Setembro, 1.415, telefone 3326-5800): há vaga apenas para o segundo fim de semana, de 14 a 16. Diária a R$ 340

–  Pousada Max (Rua XV de Novembro, 257, telefone 3387-0598): há vagas para o primeiro fim de semana, de 7 a 9 de outubro. Diária a R$ 150

Para ir a pé à Vila Germânica

- O Blu Terrace Hotel (Rua Mariana Bronnemann, 230, Bairro da Velha, telefone 3037-1012) fica a um minuto a pé da Vila Germânica, local que sedia os 18 dias de Oktoberfest. Não existe nenhum hotel mais perto do que isso. Ainda há vagas para o primeiro fim de semana, a R$ 450 um quarto para três pessoas

– Hotel Estevam (Rua Antonio da Veiga, 364, Victor Konder, telefone 3340-1212): há vaga para o último fim de semana, a R$ 285 por casal

Em bairros de Blumenau que exigem meio de transporte até o Parque Vila Germânica (nove lotados)

- Hotel Steinhausen (Rua Buenos Aires, 275, Ponta Aguda, telefone: 3322-5276): há vagas nos três finais de semana, a R$ 280 a diária do casal

- Hotel Salto do Norte (Rua Eng. Udo Deeke, 1.839, Bairro Salto do Norte, telefone: 3334-0443): há vagas para os três finais de semana. Diária a R$ 200

– Pousada Brigite Hostel (Rua Venezuela, 335, Ponta Aguda): só há vagas para acampar no quintal, por R$ 40 a diária por pessoa. Café da manhã custa adicional de R$ 15

- Hotel Sesc Blumenau (Rua Engº Udo Deek, 1.330, Salto do Norte, telefone 3334-8100): só há vaga nos dias 22 e 23, por R$ 285 o casal (sem a carteirinha de sócio do Sesc)

A Oktoberfest Blumenau será no Parque Vila Germânica, de 6 a 23 de outubro.

Fonte: JSC

Mesmo com greve dos bancos, que começa nesta terça-feira, contas têm vencimento mantido

Começa nesta terça-feira a greve dos bancários, mas quem tem contas a pagar terá de encontrar outra alternativa, já que as datas de vencimentos estão mantidas, sob pena de multa e juros.

O sindicato da categoria de Blumenau estima que o dia inicie com cerca de 80% das agências fechadas. A maior adesão deve ser das unidades do Centro e as maiores dos bairros. A paralisação foi aprovada em assembleia quinta-feira e segue por tempo indeterminado. 

Os Correios também estão com parte dos serviços paralisados por conta da greve, que entra no 14º dia nesta terça-feira.

Lotéricas, transferência e pagamento eletrônico, correspondentes bancários e supermercados são alternativas para evitar as multas por atraso. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá prorrogação de prazos de pagamentos de cobranças não recebidas em função da paralisação.

— O ideal é, primeiro, tentar resolver com a empresa (emissora do boleto). Se não der certo, deve procurar o Procon — explica Flávio Siqueira Jr, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Para quem depende dos Correios para receber o boleto de pagamento, o Idec recomenda o contato com a empresa credora para solicitar a emissão de segunda via do documento por meio de fax, e-mail, ou pelo site da empresa. Também pode ser solicitada a prorrogação do vencimento, para evitar a cobrança de juros e multas ou a suspensão na prestação de serviços. E, se após o contato por parte do consumidor, a empresa não disponibilizar nenhuma outra forma de pagamento e ele receber a conta com a cobrança de encargos, os valores poderão ser questionados na Justiça.

De acordo com os Correios, desde o início da greve, a média de atraso nas entregas chega a 35% das correspondências e encomendas. Todos os dias, os Correios entregam 35 milhões de objetos. Os serviços de Sedex 10, Sedex Hoje e Disque Coleta também foram suspensos.

Para quem precisa enviar encomendas ou correspondência com urgência, durante o período de paralisação dos Correios, a recomendação do Idec é procurar por serviços de entrega alternativos ou privados.

O presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Blumenau e Região (Seeb), Leandro Spezia, explica que foram feitas seis rodadas de negociação desde meados de agosto. Todas sem acordo. A última proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), sexta-feira, foi de reajuste de 8%, foi rejeitada.

A negociação é nacional e envolve tanto as reivindicações dos trabalhadores do setor público, quanto privado. Este ano a pauta de reivindicação inclui aumento real de 5% mais a inflação do período, que resulta em reajuste de 12,8%. Outros pontos são a participação nos lucros de três salários mais R$ 4,5 mil, aumento do piso salarial (veja tabela), plano de cargos e salários, combate ao assédio moral e contratação de mais funcionários. Não haverá nova assembleia enquanto a Fenaban não apresentar uma nova proposta.

Na área de atuação do Seeb há 1.350 bancários. Em Blumenau há cerca de 60 agências.

Trabalhadores dos Correios terão dias parados descontados

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta segunda-feira que os Correios não negociarão com os trabalhadores em greve o pagamento dos dias parados. Segundo o ministro, quase 80% da categoria já retornaram às atividades normais.

A entidade que representa os funcionários em todo o país, contudo, garante que, de acordo com o último balanço, pelos menos 75% dos 107.940 trabalhadores aderiram à paralisação, iniciada no dia 14. Cerca de 50% dos carteiros e funcionários da triagem dos Correios de Blumenau continuam em greve, sem previsão para acabar.

O representante regional do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina, Clóvis da Costa Dias, explica que a empresa não avançou nas negociações e que a contraproposta dos trabalhadores não foi aceita pela empresa.

A categoria quer a adequação por perdas de 1994 a 2002 de 24,76%; piso salarial de R$ 1,6 mil; aumento linear de R$ 400; vale alimentação de R$ 30 e vale cesta de R$ 300. 

Fonte: JSC

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pavimentação dos corredores de ônibus da rua Engenheiro Paul Werner é concluída nesta quinta-feira, dia 22

A pavimentação da pista dos corredores de ônibus da rua Engenheiro Paul Werner, no bairro Itoupava Seca foi concluída nesta quinta-feira, dia 22. Para a conclusão dos trabalhos e secagem da pista, todo o cruzamento com a rua Almirante Barroso estará interditado.

De acordo com o Secretário de Obras, Alexandre Brollo, o próximo passo será a recuperação das demais pistas da rua Engenheiro Paul Werner e a construção dos passeios. Todas as pistas e os corredores de ônibus devem estar prontos até o final do mês de outubro.

As obras fazem parte do projeto Blumenau 2050, que visa estruturar e estabelecer um plano de diretrizes e projetos para o município, no que diz respeito ao planejamento territorial urbano, com previsão de implantação total até 2050. 

Fonte: PMB

Festa deste ano ganha aplicativo Android

Quem deseja saber tudo sobre a 28ª Oktoberfest de Blumenau e quiser montar um roteiro para curtir a festa, então basta baixar o aplicativo Oktoberfest Blumenau 2011 para Android.

As características principais do aplicativo são:

1) Agenda: Nela é possível acompanhar os shows que estão programados para acontecer em cada dia da festa, em cada um dos setores e no Biergarten. Na agenda é possível ainda sinalizar um show como favorito, e este show passa a aparecer também em outra área da aplicação, a Minha Agenda;

2) Minha Agenda: Esta característica da aplicação tem por objetivo dar continuidade na ideia de que a Oktoberfest é para todo mundo, e que cada um pode fazer a festa da sua maneira. Nesta parte da aplicação, cada dia exibe os shows marcados como favoritos e mostra o lugar em que cada show ou desfile vai acontecer;

3) Horários: Aqui podemos acompanhar a hora de inicio e de término da festa em cada dia, além de ter uma ligação com a programação na Agenda. Há ainda uma aba com os horários programados para os desfiles e estes também podem ser marcados como favoritos e aparecerem na Minha Agenda;

4) Mapa: No mapa existem duas abas, uma com um mapa da Vila Germânica e que auxilia o turista a encontrar os principais pontos da festa, uma vez que ele já esteja no local. A outra aba é justamente para ajudar o turista a chegar à Vila Germânica. O turista pode informar um endereço ou permitir que a aplicação obtenha sua posição no GPS, e então traçar uma rota até o local;

5) Comidas e Bebidas: Esta parte da aplicação exibe, principalmente, os valores das comidas e das bebidas da festa. Também foram adicionados os valores dos ingressos em cada em cada dia;

6) Oktoberfest no Twitter: Nesta área da aplicação é onde os turistas poderão acompanhar quando alguém estiver falando da festa no Twitter. Para que o post no Twitter apareça na lista, basta citar o perfil oficial da festa @oktoberbnu ou a hashtag #Oktoberfestblumenau.

7) Widgets temáticos com contador: Widgets são mini-aplicações que podem ser adicionadas a Home dos aparelhos celulares que usam AndroidTM. A aplicação traz dois tamanhos de Widgets, um ocupando duas linhas e quatro colunas (2x4) e outro ocupando uma linha e duas colunas (1x2).

Outros recursos foram adicionados, como por exemplo, a capacidade do turista compartilhar no Twitter dele o show que está assistindo ou tiver interesse em assistir. Para isso, basta tocar e segurar sobre o texto na sessão Agenda ou Minha Agenda e várias opções de compartilhamento serão exibidas, de acordo com os aplicativos que o turista já tiver em seu aparelho.

Fonte: PMB

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Novo deslizamento atinge duas casas no Morro Coripós em Blumenau

Uma das residências foi destruída

Equipes da prefeitura estão empenhadas na retirada das famílias de 15 residências nas ruas Matheus Bragagnolo e Francisco Kuebel, no Bairro Água Verde, em Blumenau. Um novo deslizamento no Morro Coripós, que ocorreu no início da tarde desta quarta-feira, atingiu duas casas e levou a situação no local para gravíssimo. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.


Caminhões de mudança são oferecidos aos moradores para a retirada de móveis e objetos pessoais. A Defesa Civil está no local monitorando a situação. Os moradores, já tinham sido orientados a deixar a área. A região registrou outros desbarrancamentos no sábado, domingo e segunda-feira.

Fonte: JSC 
Foto: Gilmar de Souza

28ª OKTOBERFEST - Trabalhos acelerados e preços de comida definidos

Quando faltam 16 dias para o início da maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest de Blumenau, os trabalhos de montagem do evento estão acelerados em todo o Parque Vila Germânica. 

A festa será realizada de 06 a 23 de outubro, com seis desfiles oficiais na Rua XV de Novembro. A organização também já definiu os preços dos alimentos que serão vendidos durante a promoção.

Os pavilhões já recebem a decoração aérea e os pontos de venda de alimentação de bebidas estão em fase de conclusão. No Pavilhão 3, a decoração do teto recebeu as cores branca e amarela; no Pavilhão 2, prevalece o vermelho e o branco. O azul, em três tonalidades, vai cobrir o teto do Pavilhão 1, remetendo a um céu azulado, integrando-se ao casario de uma vila alemã.

A organização da festa definiu os preços dos alimentos e das bebidas, que serão vendidos na Oktoberfest. Confira tabela abaixo.

Comidas e bebidas/preços:




Ingressos para Camarote VIP estão à venda

Os visitantes da 28ª Oktoberfest de Blumenau também podem frequentar o Camarote VIP, um espaço privilegiado na festa, localizado no mezanino do Pavilhão 3. O local será aberto a grupos corporativos e ao público em geral. O espaço de 300 metros quadrados é limitado a 300 pessoas por noite, sendo que vai funcionar durante nove dos 18 dias de festa.

O local terá ambientação cenográfica, climatização da área e vai contar com a presença de personagens da 28ª Oktoberfest. Neste espaço, será servido um Buffet de frios e quentes, chope, refrigerante e água, sendo o consumo livre. É importante lembrar que o ingresso para a festa já está incluso no pacote de acesso ao camarote.

O Camarote VIP será ativado nas seguintes datas:


1) Dias 07, 08, 11, 14, 15, 21 e 22 de outubro: das 20h às 4h

Ingresso antecipado: R$ 130,00 por dia, por pessoa, mais taxas de administração do site

Na hora: R$ 150,00 por dia, por pessoa (mediante disponibilidade)


2) Dias 13 e 20 de outubro: das 20h às 2h30min

Ingresso antecipado: R$ 110,00 por dia, por pessoa, mais taxas de administração do site

Na hora: R$ 130,00 por dia, por pessoa (mediante disponibilidade)

OBS: Vendas pelo site www.zetks.com (somente com cartão de crédito) e na administração do Parque Vila Germânica (somente à vista, sem taxa).

Fonte: PMB

Samae solicita à população que economize água em cinco bairros

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Blumenau (Samae) solicita aos moradores dos bairros Garcia, Progresso, Vorstadt, Ponta Aguda e Centro de Blumenau, que economizem água durante esta quarta-feira, dia 21.


As regiões estão sem abastecimento no momento por conta de uma manutenção na Estação de Tratamento de Água III (ETA III). A intervenção é necessária devido às fortes chuvas do mês de setembro e o assoreamento do canal de captação da estação.

A normalidade do abastecimento está previsto para o final desta quarta-feira. O Samae agradece a compreensão e colaboração dos blumenauenses.

Fonte:PMB

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ganhador da Mega-Sena em Blumenau retirou o prêmio de R$ 2,7 milhões

Saque dos valores sorteados dia 16 de julho foi feito quinta-feiraA Caixa Econômica Federal confirmou nesta segunda-feira a retirada do prêmio de R$ 2.751.015,40, relacionado à aposta da Mega-Sena feita na Lotérica Progresso em julho.


O ganhador retirou o prêmio na quinta-feira, ao apresentar o bilhete com as dezenas sorteadas. Mas, por solicitação dele, a Caixa não pode divulgar a agência em que o prêmio foi sacado, qual a origem do apostador, nem qual o destino ele pretende dar ao valor.


O sorteio ocorreu no dia 16 de julho, com as dezenas 03, 16, 23, 25, 51 e 56. Desde então, o vencedor não havia se apresentado. Ele tinha até 16 de outubro para retirar o prêmio. Se perdesse o prazo, os valores seriam repassados ao Tesouro Nacional para aplicação no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).


Durante os últimos meses, um morador de Blumenau havia reivindicado o prêmio alegando que perdera o bilhete. A Caixa Econômica não confirma se o ganhador que retirou o prêmio agora é o mesmo senhor de Blumenau.


Fonte: JSC

Atualizações

Pessoal!! Me desculpem a falta de atualizações, mas tive problemas com o computador e o blog ficou bloqueado. A partir de amanhã, farei as postagens.

Beijos!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ingressos para a 28ª Oktoberfest à venda na cidade

Os ingressos para a 28ª Oktoberfest foram definidos antecipadamente, facilitando o trabalho das operadoras de turismo e agências de viagens e o público em geral, que pode adquiri-los desde já pela internet, bastando acessar o site www.zetks.com e nos cinco pontos de venda distribuídos na cidade, já definidos. Até o início da festa, novos pontos de distribuição serão abertos na região de Blumenau.


Aos sábados, domingos e dia 12, os ingressos serão cobrados a partir das 15h. Sextas e sábados e dia 11 de outubro, o ingresso custará R$ 17,00. De domingo a quinta, R$ 6,00. É importante lembrar que pessoas vestidas com traje típico alemão não pagam entrada. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada, mediante documento comprobatório com foto e data de validade.


Pontos de venda:

Madrugadão Lanches
Rua Antonio da Veiga, 666. Victor Konder
Fone (47) 3231-9292


Madrugadão Lanches
Avenida Lisboa, 176 - Itoupava Norte
Fone (47) 3323-9126


Blubel Esportes
Rua XV de Novembro, 1043
Fone (47) 3322-7844


Domini Pizzas (Anexo ao Supermercado Angeloni)
Rua Humberto de Campos, 77 - Bairro Velha
Fone: (47) 3329-3242


Blu Lanches
Rua 7 de Setembro, 1884 - Centro
Fone: (47) 3322-7719


Além de todas as agências da Cooperativa de Crédito BLUCREDI, em horário bancário.


Fonte: PMB

Pista da rua Engenheiro Udo Deeke é interditada para recuperação

Uma das pistas que faz a ligação no sentido bairro/centro da rua Udo Deeke, no bairro Salto do Norte, foi interditada nesta quinta-feira, dia 15. No local será realizada a recomposição do asfalto, que cedeu durante a enchente da última semana.


De acordo com o Secretário de Serviços Urbanos, Éder Lúcio Marchi, o mesmo trecho já havia cedido na enchente de 2008 e o problema voltou a acontecer com as chuvas da última semana. O tráfego para os veículos continua normal nas outras duas pistas e o trânsito não será interrompido no local. A sinalização horizontal indicando a nova medida será implantada nos próximos dias. Pede-se que os motoristas tenham cuidado e prestem atenção ao trafegar pela via.


Limpeza da cidade

Os trabalhos de limpeza e manutenção da cidade seguem normalmente no dia de hoje. Atividades como conserto de tubulação e limpeza estão sendo realizados em vários pontos da cidade. Durante a noite uma equipe da Secretária de Serviços Urbanos estará trabalhando na limpeza e lavação da rua Amazonas, próximo a Praça da Fonte Luminosa.


Fonte: PMB

Escola Pública de Trânsito promove passeio ciclístico neste domingo, 18

Neste domingo, dia 18, ocorre o passeio ciclístico alusivo ao Dia Sem Carro, e a Semana Nacional de Trânsito. A concentração do evento será às 8h30min no Parque Ramiro Ruediger, e a saída às 9h30min, em direção à Escola Barão do Rio Branco.


No Parque haverá a distribuição de kits para os primeiros 250 participantes, e sorteio de brindes. Durante todo o percurso haverá carros de apoio da Guarda de Trânsito, ambulância da Unimed, e uma Kombi para as crianças que ficarem cansadas, e uma camioneta para recolher as bicicletas que quebrarem, ou furarem o pneu durante o trajeto.


O percurso será o seguinte: Parque Ramiro Ruediger , ruas Humberto de Campos, 7 de Setembro, Floriano Peixoto, Engenheiro Rodolfo Ferraz, Nereu Ramos, XV de Novembro, Padre Landel de Moura, Avenida Catelo Branco, Martin Luther, Indaial, Heinrich Hosang, Humberto de Campos e Parque Ramiro.


Em caso de chuva o passeio será cancelado na hora.


Fonte: PMB

Cursos GASTRONOMIA

PRATOS COM SALMÃO – receitas com o peixe. Segunda-feira, às 19h15min, por R$ 90. No Palatare Espaço Gastronômico, Rua 2550, 699, Centro, Balneário Camboriú. Informações: (47) 3366-3699.


COZINHANDO COM ALCACHOFRA – preparo de receitas, dicas e degustação. Terça-feira, às 19h15min, por R$ 90. No Palatare Espaço Gastronômico. Informações: (47) 3366-3699.


RECEITAS COM CORDEIRO – pratos como paleta fatiada com molho de hortelã e contrafilé ao molho de vinho. Quarta-feira, às 19h15min, por R$ 98. No Palatare Espaço Gastronômico. Informações: (47) 3366-3699.


COZINHA ESPANHOLA – receitas típicas da culinária espanhola, com frutos do mar e especiarias. Quinta-feira, às 19h15min, por R$ 95. No Palatare Espaço Gastronômico. Informações: (47) 3366-3699.


MANGAS E BICOS – curso promovido pela Cajusul. Dia 26, das 18h30min às 21h, por R$ 100. No Sesc, Rua Dr. Amadeu da Luz, 165, Centro, Blumenau. Informações: 3340-0004.


SÓ MASSAS – curso do programa Cozinha Dona Helena. É necessário ter o cartão Clube Angeloni e doar 1kg de feijão para participar. Terça-feira, às 19h. No Supermercado Angeloni, Rua Humberto de Campos, 77, Velha, Blumenau. Informações: 3329-1515.


Fonte: JSC

Fôlego pós-enchente

Impressionante o poder de recuperação dos restaurantes de Blumenau depois da enchente da última semana. De acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs), a maior parte dos estabelecimentos atingidos pela cheia já está funcionando normalmente – exemplos disso são Cafehaus Glória, Figueira, Io Ristorante, Sushi Yuzu, The Basement, Don Peppone, Blu Lanches, Blu Pizza, Madrugão e Madrugadão. O Nakirimoto Sushi Bar retoma o funcionamento hoje e a pizzaria Mortadella reabrirá na próxima quinta.

Fonte: JSC

Vacinação

Hoje é o último dia da campanha de vacinação contra o Sarampo. Estão sendo imunizadas crianças a partir de um e menores de sete anos. Em Blumenau, a campanha está sendo feita nos postos de saúde com sala de vacinação. Mesmo quem tomou a primeira dose deve voltar aos postos para receber o reforço.


Fonte: JSC

João Paulo Kleinübing pede apoio ao Comitê do Itajaí

O prefeito João Paulo Kleinübing espera obter hoje uma resposta do secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski, sobre a possibilidade de liberação da verba para a recuperação da margem esquerda do Rio Itajaí-Açu.


A obra não saiu do papel ano passado devido ao parecer contrário do Comitê do Itajaí. Tiscoski estuda meio de liberar a verba independente do parecer. Seria o caminho mais rápido para acabar com o problema, segundo Kleinübing.


Se a resposta for negativa, a prefeitura deve entrar com pedido no Ministério da Integração Nacional para que a obra seja incluída no pacote de obras de reconstrução. Nesse caso, segundo o prefeito, o parecer do comitê não tem validade, mas os prazos seriam bem maiores:


— Não temos tempo. A situação é muito grave.


Mesmo sem a resposta oficial do governo federal, Kleinübing pediu ao presidente do comitê, Tercílio Bonessi, e à secretária executiva, Beate Frank, bom senso e apoio na estratégia da prefeitura. O comitê se reúne semana que vem para discutir o assunto.

Fonte: JSC

Previsão é de sol no Oeste e chuva fraca no Litoral de Santa Catarina nesta sexta-feira

Fim de semana deve ter predomínio de nuvens na maior parte do Estado

O dia deve ser marcado por muitas nuvens em parte de Santa Catarina nesta sexta-feira. A previsão é de céu encoberto principalmente entre a Grande Florianópolis e o Norte do Estado. Nessas regiões, há possibilidade de chuva fraca a qualquer hora do dia, segundo informações da Epagri / Ciram — órgão que monitora as condições climáticas no Estado.


Nas outras regiões a nebulosidade aumenta ao longo do dia, e há previsão de sol no Oeste Catarinense. As temperaturas variam entre 14ºC e 23ºC no Litoral da Grande Florianópolis, e entre 11ºC e 29ºC no Extremo-Oeste. No Vale do Itajaí, os termômetros devem marcar entre 11ºC e 23ºC. O frio será mais intenso na Serra, onde a previsão indica mínima de 7ºC e máxima de 20ºC.


No fim de semana a nebulosidade permanece na maior parte do território catarinense, com poucas aberturas de sol. Também poderá chover em algumas cidades, de forma mal distribuída e com intensidade fraca.

Fonte: JSC

Correnteza do Rio Itajaí-Açu destrói parte da Prainha, em Blumenau

Com a redução do nível do rio, foi possível ver a mudança geológica no local

A força das águas do Itajaí-Açu causou outra alteração na margem esquerda. Com a redução do nível do rio depois da enchente em Blumenau, nesta quinta-feira foi possível notar que a correnteza destruiu parte da Prainha. As árvores que antes encobriam o terreno à beira da água já não enfeitam mais a curva do rio.


Apesar de a imagem demonstrar redução significativa no local, o setor de Geologia da prefeitura minimiza a ocorrência diante dos outros deslizamentos registrados no Bairro Ponta Aguda.


— Neste ponto não há eminência de ruptura ou colapso da estrutura. Dentre os males ocorridos na margem, o da Prainha é o menor — afirma Maurício Pozzobon, gerente de Estudos Geológicos de Blumenau.


Pozzobon explica que é preciso fazer com urgência uma intervenção na margem esquerda para evitar problemas maiores:


— O processo de dinâmica do rio está evoluindo e não temos mais tempo. Algo precisa ser feito, mas tem de ser alguma coisa em que os impactos desta intervenção sejam minimizados.


Prefeitura aguarda para esta sexta-feira recursos do Governo Federal


Além deste caso, outros pontos estão sendo analisados devido a deslizamentos na margem esquerda, entre a Prainha e a Unimed. Os proprietários de 20 residências estão impedidos de voltar para casa por pelo menos um ano e meio, quando se prevê finalizar 1,3 mil metros de obra de contenção.


O Ministério das Cidades decidiu que pode agilizar a liberação do dinheiro por ser uma situação emergencial. A prefeitura pretende concluir o projeto em até 30 dias. O prefeito João Paulo Kleinübing espera que os recursos sejam liberados nesta sexta-feira.

Fonte: JSC

Lotérica no Bairro Velha Central, em Blumenau, é assaltada

Bandidos levaram R$ 1,2 mil

A lotérica Velha Central, na Rua José Reuter, Bairro Velha Central, em Blumenau, foi assaltada por volta das 11h desta quinta-feira. Foram levados R$ 1,2 mil.


O crime foi cometido por dois homens que estavam armados com pistolas. Eles roubaram o dinheiro que havia nos caixas.


Os homens fugiram. A polícia fez buscas, mas ninguém foi preso.

Fonte: JSC

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Prefeitura Blumenau informa:

 EDUCAÇÃO: EBM Pedro I, atingida na enchente, volta a atender na segunda-feira, 19.

Levantamento oficial de ruas atingidas pela enchente em Blumenau vai demorar cerca de 20 dias

Relatório vai ajudar a identificar moradores aptos a resgatar o FGTS.

O secretário da Defesa Civil de Blumenau, José Egídio de Borba, confirmou que a partir de segunda-feira, técnicos da secretaria vão a campo para mapear oficialmente as ruas atingidas pela enchente. Este documento deve mostrar exatamente quais os pontos foram atingidos. É isso que a Caixa precisa para poder liberar o FGTS.


Segundo Borba, a Caixa pediu a delimitação do trecho afetado — não apenas a indicação da rua — pois sabe-se que a água não chegou em toda a extensão das vias.


— A partir de segunda-feira os técnicos vão a campo fazer este levantamento. Mas este é um trabalho demorado. Deve durar cerca de 20 dias úteis — disse.


Borba confirmou que cerca de 400 ruas foram tomadas pela água da enchente e outras foram atingidas por deslizmaneto de terra. A Caixa já anunciou que somente os moradores atingidos pela enchente poderão ter acesso ao FGTS.

Foto: JSC

Pedrinho Matador, o homem que diz ter matado mais de cem pessoas no país, é preso em SC

Mineiro afirma ter matado o pai e ex-colegas de prisão porque eles "roncavam" demaisAtualizada às
O mineiro Pedro Rodrigues Filho, conhecido como Pedrinho Matador, foi preso nesta quinta-feira em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. O criminoso, que diz ter matado mais de cem pessoas, inclusive o pai, foi detido em casa por volta das 11h.


Segundo a delegada Luana Backes, da Divisão de Investigações Criminais de Balneário Camboriú, Pedrinho Matador já cumpriu a pena pelos homicídios — mais da metade cometidos dentro da cadeia — mas foi condenado novamente em agosto deste ano por participação em seis motins e por privação de liberdade de um agente carcerário durante uma das rebeliões.


Pedrinho Matador já confessou à Justiça ter matado um colega de cela porque "ele roncava muito". Em outra confissão, segundo matéria da revista Época, disse ter matado um prisioneiro porque "não ia com a cara dele".


Além da quantidade de mortes, Pedrinho Matador ganhou notoriedade no país ao prometer matar criminosos como Maníaco do Parque, que agia em São Paulo. Ele costumava estrangular as vítimas.


Por causa da lista de crimes e do comportamento na cadeia, entrou para a lista dos assassinos em série citados pela escritora Ilana Casoy no livro Serial Killer - Made in Brazil. A publicação conta histórias de bandidos como Vampiro de Niterói e Chico Picadinho.


Fonte: JSC

Procon na enchente

O Procon de Blumenau não recebeu denúncias de preços abusivos no comércio da cidade no período da enchente. Os que testemunharam a prática e guardaram comprovante devem denunciar. O telefone é o 151.


Outro alerta a ser feito é em relação ao pagamento de título que venceram na quinta ou sexta-feira da semana passada. Segundo o coordenador do Procon, Alexandre Caminha, eles foram automaticamente prorrogados para segunda-feira. Quem pagou juros, deve acionar o órgão para recuperar o dinheiro.

Fonte: JSC

Simulado Enem Online

Devido às enchentes que atingiram o Estado, as inscrições para o Simulado do Enem Online foram prorrogadas até hoje.


A decisão foi tomada pelo curso Pré-vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Secretaria de Estado da Educação após a constatação de que a chuva dificultou o registro de candidatos. As inscrições podem ser feitas no site http://www.prevestibular.ufsc.br/.


Fonte: JSC

Após assembleia, servidores dos Correios de Santa Catarina decidem continuar em greve

Decisão foi tomada em assembleia na Praça XV de Novembro, em Florianópolis

Os servidores dos Correios de Santa Catarina continuarão em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia na Praça XV de Novembro, em Florianópolis. Cerca de 50 pessoas participaram do evento, que ocorreu no final da tarde desta quarta-feira.


Em Santa Catarina, dos 4 mil funcionários, 1,6 mil aderiram ao movimento neste primeiro dia de paralisação, de acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina (Sintect-SC), Hélio Samuel de Medeiros. A maior parte das agências do correios funcionou de maneira precária e houve a suspensão de serviços como Sedex 10, Sedex Hoje e Disque-Coleta.


Conforme a assessoria de imprensa dos Correios, entre os carteiros a adesão à greve é de 30% do efetivo. Os funcionários que permanecem trabalhando devem se concentrar em entregar as cartas.


Brasil


Dos cerca de 108 mil funcionários dos Correios em todo o Brasil, 35% aderiram à greve que começou nesta quarta-feira. Entre os carteiros, a adesão é de cerca de 60%. A informação foi repassada em coletiva de imprensa nesta tarde, em Brasília, pelo presidente da empresa, Wagner Pinheiro de Oliveira.


Ele disse que, somente nesta quarta-feira, cerca de cinco milhões de entregas deixaram de ser feitas, aproximadamente 17% do total. O presidente afirmou que o Sedex 10, Sedex Hoje e Disque-Coleta estão suspensos por tempo indeterminado, já que são serviços que exigem hora certa para entregas.


Fonte: DC

Tempo permanece instável no Vale do Itajaí até domingoA probabilidade de chuva é mínima

O tempo instável deve permanecer no Vale do Itajaí até domingo. Para hoje, o sol pode aparecer, mas o céu deve ficar nublado na maior parte do dia. A probabilidade de chuva é mínima.


Entre amanhã e domingo, as nuvens devem predominar no Vale e em todo o Estado. De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Noele Brito, a previsão para o fim de semana é de chuva com fraca intensidade e mal distribuída:


— A previsão não é preocupante e não há alerta para nenhuma parte do Estado. O volume de chuva deve variar entre 10 e 35 milímetros.


Entre 19 e 29 de setembro, os períodos de instabilidade devem se alternar com o tempo seco. Noele explicou que vai chover em alguns dias, mas que as precipitações serão seguidas de dias de sol. O acumulado para esses 10 dias deve variar entre 20 e 50 milímetros.


A temperatura deve continuar mais baixa no período noturno e mais elevada durante o dia, típico da Primavera.


Fonte: JSC

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, baixa para 6,21 metros na medição das 8h desta terça-feira

Abertura das comportas das barragens faz nível baixar lentamente

O nível do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, continua baixando lentamente. Na medição feita às 8h desta terça-feira, o nível estava em 6,21 metros. Não há mais áreas alagadas.

A cidade ainda está em estado de alerta. Passará para atenção quando o nível atingir menos de 6 metros. As medições estão sendo feitas a cada duas horas.

O nível está baixando vagarosamente por conta da abertura das comportas das barragens do Alto Vale. Em Ituporanga, as cinco comportas estão abertas. Em Taió, das sete cmportas, cinco estão abertas. Em José Boiteux, as duas comportas estão abertas.

Fonte: JSC

Dentro de 60 dias, Blumenau pode ter monitoramento do rio em tempo real

As tratativas burocráticas para instalar um sistema de monitoramento do Rio Itajaí-Açu em tempo real estão a todo vapor. A estimativa é que até o final do ano o governo estadual em parceria com o município, possa instalar o sistema. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Jean Kuhlmann que articulou uma reunião ontem no gabinete do prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing.

A ideia inicial é implantar um sistema semelhante ao que opera nas barragens do Alto Vale. Funcionaria assim: seriam instalados sensores de monitoramento em um dos pilares laterais da Ponte de Ferro, no Centro de Blumenau, e uma câmera no prédio da prefeitura. Os dados coletados seriam divulgados instantaneamente no site da Defesa Civil de Blumenau.

Ontem, a Defesa Civil do Estado já teria garantido dinheiro para o sistema. Inicialmente, seriam R$ 50 mil. O processo licitatório deve ser aberto nos próximos dias. A Secretaria de Estado de Administração já começou a providenciar a documentação, segundo informou o deputado.

Na mesma reunião, teria sido garantido dinheiro do Fundo Social para que a Furb possa contratar um satélite para fazer operar as 16 estações telemétrias já instaladas ao longo do Rio Itajaí-Açu. O processo de licitação também está em andamento. A previsão para que as estações comecem efetivamente a funcionar é até o final deste ano, se o processo burocrático não emperrar.

Fonte: JSC

Rio do Sul ainda tem 20% das ruas alagadas nesta terça-feira

Nível do rio está em 8,73 metros

Rio do Sul ainda está com cerca de 20% das ruas alagadas pelo Rio Itajaí-Açu e ribeirões afluentes. Na medição das 10h o rio estava em 8,73 metros. Para que a cidade esteja livre dos alagamentos é preciso que o rio recue a pelo menos 6 metros.

No município do Alto Vale ainda há 21 abrigos ativos e 404 famílias abrigadas, totalizado 1.323 pessoas. A Defesa Civil não soube estimar quantas pessoas já têm água potável na rede de abastecimento e energia elétrica, mas equipes trabalham em todos os bairros da cidade para restabelecer a distribuição.

Nesta terça-feira a prefeitura está distribuindo pela cidade 67 depósitos de entulho para que os moradores possam colocar os móveis atingidos pela cheia.

O prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus, estabeleceu a meta de 30 dias para a cidade se recupere. O município precisa de doações e ajuda de voluntários. 

Fonte: JSC

Terça-feira é de sol e tempo seco na maior parte de Santa Catarina

Dia amanheceu frio no estado, mas temperaturas devem ser mais amenas durante a tarde

O dia amanheceu frio e ensolarado em grande parte do Estado nesta terça-feira. Por volta de 7h, os termômetros marcavam - 0,6ºC em Urupema e Bom Jardim da Serra. Também na Serra Catarinense, São Joaquim registrava 1ºC no início da manhã. Já em Florianópolis a temperatura era de 12ºC às 6h. A previsão é de que o tempo permaneça seco e com sol ao longo do dia.

Durante a tarde, as temperaturas devem ficar mais agradáveis, entre 20ºC e 25ºC na maior parte do Estado, e ainda mais elevadas no Oeste. O sol e tempo seco devem continuar também na quarta-feira, mas com nebulosidade no Litoral, Norte e Vale do Itajaí. Em Joinville, pode haver chuviscos isolados. As informações são do meteorologista da Central RBS Leandro Puchalski.

O tempo muda na quinta-feira com o aumento da nebulosidade e possibilidade de chuva com trovoadas em grande parte de Santa Catarina. As temperaturas devem ser estáveis, com pequena variação entre a mínima e a máxima.

Fonte:JSC

ATENÇÃO

A secretaria solicita que os moradores limpem suas casas e coloquem os entulhos próximos à calçada. O lixo será recolhidos por eles.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Polícia prende suspeitos de terem matado homem domingo à noite na rodoviária de Blumenau


Motivação do crime está sendo investigada pela polícia

Cristiano Galvão e Patrícia da Silva foram presos, domingo à noite, suspeitos de ter matado Eurico emílio da Silva Narciso, de 29 anos, na rodoviária de Blumenau.

O crime ocorreu por volta das 23h30min de domingo. Narciso foi esfaqueado.

O casal foi preso na Via Expressa. A Polícia Civil está investigando qual seria a causa do crime.

Este ano, 24 pessoas foram assassinadas em Blumenau. 

Fonte: JSC

Região da Alameda tomada pelo pó

...Operários da prefeitura trabalham na retirada do lodo.

Ramiro Ruediger fica fechado por tempo indeterminado

A Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD) informa que, por medidas de segurança, o Parque Ramiro Ruediger vai estar fechado por tempo indeterminado.

O local será reaberto para a comunidade blumenauense, somente após a realização de sua total limpeza.

Fonte: PMB

Liberação do FGTS

Prefeito João Paulo Kleinübing se reúne hoje com a superintendência da Caixa Econômica Federal para saber o que é necessário para que parte do FGTS seja liberado aos atingidos pela enchente. Leva com ele representantes da Defesa Civil e Assistência Social na esperança de ter apoio do banco estatal.

Fonte: JSC

O último registro

Devo ter feito um dos últimos registros das réguas que por anos foram usadas para conferir o nível do Rio Itajaí-Açu no Centro de Blumenau. Minutos antes das 14h de sexta-feira, fui à Beira-Rio e registrei o pouco que o rio havia baixado. Quando cheguei à redação, soube que as réguas foram levadas pela correnteza.

Foto: Francisco Fresard
Arrisco dizer que elas só foram levadas depois da ação dos curiosos. Aquela região da Beira-Rio teve de ser isolada na sexta-feira para evitar problemas. Um agente de trânsito disse que muitos desciam a margem do rio e posavam para fotos apoiados nas réguas. Não resistiram ao assédio e, enfraquecidas, sucumbiram à força do rio.

Fonte: JSC (Mercado Aberto)

Prejuízo e lama

Nos arredores do Parque Vila Germânica, o estrago foi grande. Como em 2008, a água invadiu o restaurante Figueira, na Rua Mariana Bronnemann. Precavido, o proprietário Caio Fontenelle retirou alimentos e equipamentos. Mesmo assim, o prejuízo deve chegar a R$ 100 mil, sem contar os dias parados.

Foto Francisco Fresard

– Temos que recuperar. Quero reabrir na quinta-feira – diz o empresário.

O Pepper Jack, na Rua Joinville, onde Fontenelle é sócio, recebeu cerca de meio metro de água, mas a reabertura está agendada para terça.

Fonte: JSC (Mercado Aberto)

A primeira enchente

A loja da Kyly, inaugurada há pouco mais de um mês na Rua Humberto de Campos, passou pela primeira enchente. Teve cerca de meio metro de água no primeiro piso, construído acima no nível da rua para tentar evitar esse tipo de contratempo. Nesse caso, não funcionou.

O fundador da confecção infantil de Pomerode, Salézio Martins, e mais 20 pessoas estavam ontem, às 9h da manhã, limpando as calçadas. A loja estava praticamente montada. Falta apenas verificar o sistema de informática para reabrir o espaço.

A tragédia de março, em Pomerode, foi bem pior. A fábrica foi atingida pela enxurrada e cerca de R$ 4 milhões em mercadorias foram perdidos.

Fonte: JSC (Mercado Aberto)

Prejuízo e limpeza

Cadeiras que ficaram submersas no campus da Fameblu/Uniasselvi foram amontoadas no pátio da faculdade, no bairro Salto do Norte.

Família Tafner, funcionários, professores e alunos voluntários se uniram para limpar e colocar o campus em ordem. No total, cerca de 200 pessoas trabalhavam em mutirão no ensolarado domingo. Os prédios receberam 1,80 metro de água e não foi possível retirar os móveis.

– Salvamos documentos das áreas administrativa e financeira, laboratórios e os cerca de 40 mil livros da biblioteca, mas os móveis, utensílios e a cozinha do curso de Gastronomia ficaram submersos – conta, emocionado, o diretor do grupo, Malcon Tafner.

As aulas no campus da Rua Dr. Pedro Zimmermann estão suspensas. A hora é de limpar o que pode ser reaproveitado. Ontem, milhares de carteiras foram lavadas e empilhadas no ginásio. As cadeiras estofadas devem ser inutilizadas. O problema é que não se compra tantos móveis de uma hora para outra.

FOTO: FRANCISCO FRESARD
 – Não há fornecedor com tamanho estoque disponível – explica Tafner.

Além do campus do Salto do Norte, a Uniasselvi teve os campi de Rio do Sul (Famesul) e Brusque (Assevim) alagados. Ainda não é possível calcular quanto foi perdido com a enchente.

Fonte: JSC (Mercado Aberto)

Pelo menos sete rodovias têm trechos totalmente interditados em Santa Catarina por conta da chuva

Há ainda locais com trânsito precário e com tráfego fluindo em meia pista no Estado


Pelo menos cinco rodovias federais em Santa Catarina ainda apresentam problemas por conta das chuvas; duas delas têm trechos totalmente interditados. Já entre as estaduais, 16 estão comprometidas; entre elas, cinco têm trechos com trânsito completamente bloqueado. Os temporais dos últimos dias provocaram alagamentos, quedas de barreiras e abertura de buracos nas pistas. Confira quais são as rodovias totalmente interditadas:

BR-470Na BR-470 a água sobre a pista bloqueia o trânsito entre os Km 149,7, no trevo de Laurentino, e km 153, na localidade de Mosquitinho. A rodovia deve ser liberada ainda nesta segunda.

BR-280A BR-280, em Corupá, possui o tráfego interrompido nos Km 93 e 94 devido à queda de barreira, a liberação da pista deve ocorrer entre esta segunda e terça-feira.

SC-423O tráfego está interrompido no Km 137 da SC-423, em Rio do Campo, por conta de queda de barreira. O local está sinalizado, e não há previsão para a liberação da pista.

SC-456A rodovia está bloqueada nos Km 125 e 126 em Anita Garibaldi, devido à queda de barreira. Não á previsão de quando o trânsito será liberado.

SC-422Em Taió, a rodovia está com tráfego interrompido entre os Km 151 e 155, por conta de alagamento na pista. O local está sinalizado, e não há previsão para a liberação do trânsito.

SC-302O km 279 da SC-302, em Aurora, está interditado para a passagem de veículos devido à alagamento. Na mesma rodovia, o Km 216, em Passo Manso, também possui o trânsito interrompido por conta de alagamento. Não á previsão de quando a SC-302 será liberada completamente.

SC-429Outro alagamento impede a passagem de veículos na SC-429, em Lontras, no Km 7. O problema deve ser solucionado em breve. A via alternativa para o município de Presidente Nereu é via Rio do Sul - Aurora - Ituporanga - Vidal Ramos.

:: Confira a situação completa das rodovias federais no twitter: www.twitter.com/prf191sc

:: Veja a situação completa das rodovias estaduais no site: www.pmrv.sc.gov.br

Fonte: DC 

Rodovias atingidas no Vale

Confira AQUI a situação das rodovias e municípios em estado de calamidade pública na região e veja como ajudar os atingidos pela chuva.

Fonte: JSC

Vila Nova é a área mais atingida

A comunidade Vila Nova foi a mais atingida. Voluntários com máquinas começaram a desobstruir o acesso sábado, mas só ontem as pessoas puderam começar a limpar as casas.

Fonte: JSC