Em apenas 10 quilômetros da BR-470, em Gaspar, pelo menos quatro pontos apresentam problemas. São deslizamentos, quedas de pista e uma cratera aberta pela explosão de tubulação de gás natural no dia 22. Com as pistas em recuperação, o trânsito ainda precisa ser desviado para quem quer ir de Blumenau a Itajaí.Um desvio provisório foi feito na lateral da cratera. Porém, o trecho ainda não está liberado.
Conforme informações da assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina, o desvio deverá ser pavimentado e terá duas faixas de rolamento. O trecho ficará pronto, provavelmente, até o fim de semana, beneficiando o tráfego local, o acesso de caminhões e de carros que fazem atendimentos de emergência, além de veículos leves.A recuperação provisória da rodovia federal está prevista para até o fim de dezembro. Até lá, todo o trecho deverá estar transitável.
O Dnit programou a recuperação de todas as estradas federais em três fases. A primeira compreende a desobstrução e limpeza; a segunda, a recuperação provisória para que as rodovias fiquem transitáveis; e a terceira, com maior prazo, de até seis meses, é a recuperação definitiva, prevendo a contenção das encostas.
As duas primeiras fases devem custar em torno de R$ 50 a R$ 60 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário