Está marcado para chegar sábado à Vigilância Epidemiológica estadual o resultado do exame das três pessoas que podem ter contraído o vírus da gripe suína. A suspeita surgiu segunda-feira, quando uma mulher de 51 anos foi ao Posto da Saúde da Família, em Meia Praia, relatar que ela e a mãe, de 81 anos, estavam com tosse e febre depois de passar alguns dias com um sobrinho que esteve no México recentemente.As duas mulheres foram encaminhadas ao Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, ontem de manhã para acompanhamento.
A terceira pessoa suspeita de contaminação é um homem de 55 anos. Ele não teve contato com o sobrinho, mas sim com a mulher e a sogra, quando elas voltaram de Curitiba. Segundo o secretário de Saúde de Itapema, Roberto Carlos Ruiz, o homem está sendo monitorado por uma equipe da secretaria e apresenta quadro estável.
Ontem, por volta das 20h, ele não apresentava mais nenhum sintoma de gripe forte e nem chegou a ter febre acima de 38 °C, uma das principais características da gripe suína.O material biológico – secreção nasal – coletado das três pessoas foi encaminhado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para análise. O laudo oficial demora cinco dias para ficar pronto.Por enquanto, Ruiz alerta que não há motivos para pânico.
Com orientações da Vigilância Epidemiológica estadual, as equipes do Programa Saúde da Família e os outros funcionários que trabalham nas unidades de saúde devem intensificar o monitoramento das pessoas.– Porém, lembramos que uma possível contaminação somente é possível através de contato direto e prolongado com uma outra pessoa contaminada. Sem isso, não é preciso se preocupar – destacou o secretário.
A secretaria de Saúde se mantém tranquila, pois acredita que o resultado do exame biológico será negativo. Ruiz lembra que esta época do ano é propícia aos casos de gripe, por isso pode haver confusão, mas reitera que a população não precisa se preocupar.
FONTE: JSC
Nenhum comentário:
Postar um comentário