Cerca de 3,5 mil pessoas já estão envolvidas na Operação Esperança realizada em Blumenau nos últimos dias para resgate, proteção e assistência às vítimas da enchente e dos deslizamentos no município.
O número inclui equipes da Prefeitura Municipal, do Exército do Brasil, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do reforço proveniente de outras cidades do Estado e do Brasil. Os voluntários ainda não estão contabilizados. Como ajudar As pessoas que desejaram colaborar com a Operação Esperança pode fazê-lo de diversas maneiras. Uma delas é pelo depósito de donativos em dinheiro em uma das quatro contas destinadas pelos bancos para este fim ou ainda pela doação, diretamente no setor 3 da Vila Germânica, de alimentos não perecíveis, cobertores, edredons, fraldas infantis e geriátricas, além de itens de higiene pessoal.
Aqueles moradores do município que tiverem poço artesiano ou piscina com água clorada também podem colaborar, disponibilizando seu suprimento a quem tiver necessidade. A água de piscina clorada, por exemplo, se torna apta para consumo após ser fervida por 10 minutos.
Além de contribuir com recursos, a população pode oferecer seu trabalho, atuando como voluntário. Veja abaixo as áreas que mais precisam de mão-de-obra cooperadora no momento: Obras ∙ Limpeza de ruas: se apresentar no Departamento de Serviços Urbanos (DSU) da Secretaria de Obras, localizada na rua Antônio Treis ou entrar em contato com Valdeci Dutra pelo telefone 3222-3182. ∙ Operadores: a Seosur necessita de operadores habilitados de motoserra para trabalhar nos bairros onde residem. Os voluntários devem ter equipamento próprio. Interessados podem entrar em contato com a Seosur pelo telefone 3326-8114.
A Seosur pede encarecidamente que as pessoas não circulem desnecessariamente na cidade ou fiquem parados como curiosos acompanhando o trabalho das máquinas na sua localidade. Esse tipo de comportamento tem atrapalhado muito as operações da Secretaria. Assistência Social ∙ Voluntariado nos abrigos: ainda há necessidade de pessoal em alguns dos 62 abrigos da cidade para ajudar no transporte de doações, separação de roupas e outras tarefas.
Os interessados podem entrar em contato com Cristiane da Central de Defesa Civil pelos telefones 3326-6735 e 9983-2127. A Central, com base no cadastro, encaminhará os voluntários para os abrigos mais próximos de suas residências.
fonte: Prefeitura Municipal de Blumenau
Nenhum comentário:
Postar um comentário