terça-feira, 25 de agosto de 2009

NÚMEROS NÃO OFICIAIS - GRIPE A

NO SANTA DE HOJE...

A preocupação com a gripe A tem levado muitos blumenauenses a laboratórios particulares em busca do exame que comprove ou não a infecção pelo vírus H1N1. O principal motivo é que o sistema público de saúde faz uma triagem para definir quem fará o exame. Muitas pessoas que não foram selecionadas pela rede pública preferem pagar e acabar com a dúvida.

No município, pelo menos quatro laboratórios fazem a coleta, mas só um deles realiza o exame. O custo para acabar com a dúvida é de R$ 150, em média. Semana retrasada, o Laboratório Genolab, único particular que faz o exame no Estado, registrou a média de 70 pessoas que procuraram o serviço diariamente. Na última semana, o número caiu para 15 e, segundo o infectologista Amaury Mielle, diretor-técnico do laboratório, sexta-feira, apenas três exames foram feitos.

Segundo o laboratório, muitas pessoas apresentaram sintomas leves ou moderados, e por não conseguir o exame de graça, procuraram o serviço particular. O laboratório recebe solicitações de exames de todo o país. Desde o início da pandemia, segundo o diretor-técnico, 700 exames foram feitos, dos quais cerca de 35% deram positivo.

Segundo o secretário de Saúde em exercício, Marcelo Schaefer, o resultado do exame particular tem validade, mas somente para a confirmação para o paciente:

– Os casos confirmados por laboratórios particulares não entram para os números oficiais.
Schaefer lembra que somente os resultados dos laboratórios públicos credenciados pelo governo federal são contabilizados.
Se apenas os casos confirmados pelos laboratórios públicos foram contabilizados como oficiais...imagine quantos caso confirmados em laboratórios particulares estão perto de você...
Absurdo!

Nenhum comentário: