segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

3 meses

Às 3h da manhã do dia 23 de novembro recebo uma ligação, era minha mãe dando a notícia que o Rio Itajaí-Açu chegava aos 8m, a essa altura vários pontos da cidade já estavam cobertos pela água. Eu em Pomerode não tinha idéia da gravidade desta marca. Não consegui dormir e pelo rádio recebia informações e tentava me situar dos fatos. Este 23 de novembro foi um dia longo, angustiante, sofrido e cheio de incertezas. Blumenau ficou irreconhecível, um domingo que jamais será esquecido. A rua Hermann Huscher desapareceu, foi tomada pela lama, meus vizinhos perderam suas casas, a paisagem totalmente modificada e um profundo sentimento de impotência. Meus pais e todos os moradores do prédio sem saber para onde ir, ficaram ilhados. Mortes anunciadas, a falta de água, luz, comunicação...

Não vivi as grandes enchentes de 1983 e 1984 e confesso que nunca imaginei ver tamanha desgraça. Fiquei colada no rádio do celular, pois não tínhamos luz e precisava saber o que estava acontecendo. Só consegui voltar para Blumenau na terça-feira à tarde quando a Rádio entrou no ar.

Lembro que no dia 21 de novembro (sexta-feira), informávamos o nível do rio de hora em hora, pois toda a população estava assustada com a quantidade de chuva que caia em Blumenau. A defesa civil garantiu que a enchente estava descartada, apesar dos deslizamentos em alguns pontos da cidade. Acreditamos nos especialistas ... que pena!

Um comentário:

Anônimo disse...

É, foi uma aventura - não no bom sentido (ou sim?). Uma emoção, uma tragédia que não queremos reviver.
Mas Blumenau está se recuperando muito bem, parece, dá gosto de ver :)