quarta-feira, 29 de junho de 2011

Terça-feira foi o dia mais frio em Blumenau dos últimos 11 anos

Temperatura de 1,2°C registrado no Bairro Itoupava Central foi maior apenas que 0,6°C de 2000 e 1°C sentido em 1994

A terça-feira amanheceu em Blumenau como o dia mais frio que se tem registro nos últimos 11 anos. A temperatura mínima captada no município foi de 1,2°C, às 7h30min, pela estação do Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops) da Furb, em funcionamento há três meses no Bairro Itoupava Central.

A região Norte da cidade também registrou leve formação de geada sobre a vegetação e nos pontos mais altos do município, como no Morro do Cachorro. Foi o terceiro dia mais frio na cidade desde 1992, quando o Instituto de Pesquisas Ambientais da Furb começou a fazer as medições.

O mais gelado deles foi em julho de 2000, os termômetros marcaram 0,6°C e houve geada em várias cidades do Sul do Brasil. A média histórica para junho é de 16,5°C em Blumenau. A máxima do dia desta terça foi às 14h, com 20,6°C.

No Vale, Itajaí registrou nesta terça a mínima de 5°C, às 7h, e Indaial 4,5°C, por volta das 6h. Formações de geada foram percebidas no Alto Vale. Em Rio do Campo, a mínima foi de 2,5°C na madrugada e 1,2°C em Ituporanga.

O Estado registrou a madrugada mais fria do País. Urupema, na Serra, teve -9ºC, a menor temperatura do Brasil. Destaque também para São Joaquim, com -6,8ºC, Monte Castelo, -6,1°C, e Itapoá, no Litoral Norte, com 0,1ºC. Sob o centro de uma forte massa de ar polar, Santa Catarina teve nesta terça 10 cidades com temperaturas abaixo de zero.

Fonte: JSC

Nenhum comentário: