A meteorologia alerta para a previsão de grande volume acumulado de chuva em Santa Catarina nos próximos dias. Até domingo, os índices podem chegar ao esperado para todo o mês de julho em algumas cidades.
Há o risco de alagamentos e deslizamentos em todas as regiões — e as mais atingidas pelas áreas de instabilidade que se formam nos próximos dias serão o Oeste, Serra, Norte e Vale do Itajaí, onde o volume médio de chuva varia entre 60mm e 90mm.
Sábado
O dia começa com grande variação de nuvens e poucas aberturas de sol, principalmente na região Oeste. A temperatura sobe um pouco mais que nos últimos dias, chegando a 24ºC nessa última região. O aquecimento associado ao tempo fechado pode provocar temporais. No decorrer do dia, a formação de um centro de baixa pressão deixa o tempo ainda mais instável, com chuva em todas as regiões.
Domingo
O centro de baixa pressão que estará sobre Santa Catarina dá origem a um ciclone extratropical sobre o mar, na costa catarinense. Segundo o meteorologista Glauco Freitas, o fenômeno deve provocar vento de até 60 km/h nas rajadas.
O especialista alerta que outros sistemas semelhantes já influenciaram nas condições do tempo na região litorânea nos últimos meses e não provocaram estragos.
A umidade empurrada do mar para o continente intensifica a umidade e, com isso, a formação de nuvens carregadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário