A 26ª Oktoberfest de Blumenau, a maior festa alemã das Américas, que ocorreu no período de 1º a 18 de outubro, recebeu 731.934 visitantes, o que representou um crescimento de 23% em relação a 2008, superando a expectativa da organização.
Este ano, 2009, a festa registrou uma receita de R$5.039.126,77, contra uma despesa de R$4.784.015,46, apresentando um resultado final de R$255.111,31.
Nas receitas da festa os itens mais representativos foram a venda de ingressos e as permissões de uso de espaço na Oktoberfest, que juntos totalizam 58% dos recursos. Os outros 42% ficam a cargo das comissões sobre as vendas das cervejarias e dos convênios.
Nas despesas, os investimentos mais representativos foram realizados nas atrações e na infra-estrutura, que em função da inundação de 2008, requereu uma série de reparos. Os atrativos da festa ganharam uma atenção especial este ano com a contratação de mais bandas típicas e o aumento no número de retretas realizadas em toda a cidade.
Nas receitas da festa os itens mais representativos foram a venda de ingressos e as permissões de uso de espaço na Oktoberfest, que juntos totalizam 58% dos recursos. Os outros 42% ficam a cargo das comissões sobre as vendas das cervejarias e dos convênios.
Nas despesas, os investimentos mais representativos foram realizados nas atrações e na infra-estrutura, que em função da inundação de 2008, requereu uma série de reparos. Os atrativos da festa ganharam uma atenção especial este ano com a contratação de mais bandas típicas e o aumento no número de retretas realizadas em toda a cidade.
A organização da festa também incrementou os investimentos em divulgação. Primeiramente, porque a tragédia de 2008 deixou em dúvidas sobre a realização da 26ª Oktoberfest, o que exigiu maior participação em feiras e eventos. Mais tarde, com o surto da gripe A. Novamente essa dúvida veio à tona, mas foi neutralizada pela divulgação intensa da festa.
O lucro da 26ª edição da Oktoberfest será investido em melhorias e manutenção do Parque Vila Germânica.
NÚMEROS FINAIS
Público Total: 731.934 pessoas
Consumo
Chopp 450.8l4 litros
Refrigerantes e Água 140 mil unidades
Eisbein 10 toneladas
Kassler 3 toneladas
Marreco recheado 12 toneladas
Batata recheada 30 toneladas
Salsichas diversas 8 toneladas
Hospedagem
43,2% dos turistas ficaram hospedados em Blumenau
56,8% dos turistas ficaram hospedados em outras cidades
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.
Rede hoteleira de Blumenau
Ocupação média: 85 %
Faturamento: 55 % superior ao demais meses do ano
Contratações: mais 150 empregos diretos
Fonte: Sindicado dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Blumenau, 2009
Rede hoteleira de Balneário Camboriú
Ocupação média: 95 %
Faturamento: 40 % superior aos meses de baixa
Fonte: Sindicado dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú, 2009
Rede hoteleira de Itapema e região
Ocupação média: 65 % superior aos meses de baixa
Faturamento: 20 % superior aos meses de baixa
Fonte: Sindicado dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Itapema e Região, 2009
Geração de Empregos Diretos: 2.175 pessoas
Segurança
Total de Ocorrências 174
Perda de documentos e objetos 92
Furtos (celulares, documentos, outros) 51
Lesões corporais 15
Moeda falsa 04
Desacato 04
Porte de drogas 03
Roubos 02
Estelionato 02
Outros 01
Fonte: Polícia Civil, 2009.
Kinderhaus
Crianças identificadas - 12.656
Crianças perdidas (todas identificadas) - 14
Fonte: Cursos de Educação Física e Turismo e Eventos FURB, 2009.
Oktober Segura
Bafômetros executados 7.686
Pessoas transportadas 648
Fonte: Seterb, 2009.
Balanço Financeiro
Receitas
Total das Receitas R$ 5.039.126,77
Item R$
Ingressos 1.805.583,25
Permissões de uso 1.123.738,92
Comissões sobre as vendas 862.484,10
Cervejarias 697.320,50
Convênios 550.000,00
Despesas
Total das Despesas R$4.784.015,46
Item R$
Atrações 1.378.121,03
Infra-estrutura 1.287.933,99
Divulgação (mídia e participação em feiras e eventos) 1.177.473,42
Prestação de Serviços 803.865,96
Outros 136.621,06
Lucro Líquido R$255.111,31
7. Pesquisa
Satisfação do Público em Geral
1) A pesquisa apontou que 88,5% do público aprova a segurança do evento
Muito Satisfeitos 35,0%
Satisfeitos 53,5%
Pouco Satisfeito 6,5%
Nada Satisfeito 1,2%
Não sei dizer 3,8%
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.
2) Com relação à organização e limpeza, 92,1% do público se diz satisfeito ou muito satisfeito
Muito Satisfeitos 41,9%
Satisfeitos 50,3%
Pouco Satisfeito 6,9%
Nada Satisfeito 0,9%
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.
3) Com relação à estrutura física e atrações, 92,4% estão satisfeitos ou muito satisfeitos
Muito Satisfeitos 37,2%
Satisfeitos 55,2%
Pouco Satisfeito 6,0%
Nada Satisfeito 1,3%
Não sei dizer0,3%
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.
Turistas
Procedência dos Turistas %
Santa Catarina 35,4
São Paulo 19,8
Paraná 16,9
Rio de Janeiro 7,6
Minas Gerais 6,5
Rio Grande do Sul 3,4
Outros Estados 10,4
TOTAL 100,00
Despesas
Total das Despesas R$4.784.015,46
Item R$
Atrações 1.378.121,03
Infra-estrutura 1.287.933,99
Divulgação (mídia e participação em feiras e eventos) 1.177.473,42
Prestação de Serviços 803.865,96
Outros 136.621,06
Lucro Líquido R$255.111,31
7. Pesquisa
Satisfação do Público em Geral
1) A pesquisa apontou que 88,5% do público aprova a segurança do evento
Muito Satisfeitos 35,0%
Satisfeitos 53,5%
Pouco Satisfeito 6,5%
Nada Satisfeito 1,2%
Não sei dizer 3,8%
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.
2) Com relação à organização e limpeza, 92,1% do público se diz satisfeito ou muito satisfeito
Muito Satisfeitos 41,9%
Satisfeitos 50,3%
Pouco Satisfeito 6,9%
Nada Satisfeito 0,9%
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.
3) Com relação à estrutura física e atrações, 92,4% estão satisfeitos ou muito satisfeitos
Muito Satisfeitos 37,2%
Satisfeitos 55,2%
Pouco Satisfeito 6,0%
Nada Satisfeito 1,3%
Não sei dizer0,3%
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.
Turistas
Procedência dos Turistas %
Santa Catarina 35,4
São Paulo 19,8
Paraná 16,9
Rio de Janeiro 7,6
Minas Gerais 6,5
Rio Grande do Sul 3,4
Outros Estados 10,4
TOTAL 100,00
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.
Meio de Transporte Utilizado %
Carro 49,7
Ônibus 28,6
Avião 18,8
Van 2,3
Motorhome 0,3
Caminhão 0,3
TOTAL 100,00
Motorhome 0,3
Caminhão 0,3
TOTAL 100,00
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.
4) 42,4% dos turistas afirmaram já ter participado de edições anteriores da Oktoberfest;
5) 94,6% dos turistas manifestaram a intenção de retornar à próxima edição da Oktoberfest
Fonte: Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica
Nenhum comentário:
Postar um comentário