quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Blumenau - A melhor cidade de Santa Catarina para se viver.

Blumenau foi considerada a melhor cidade do Estado para se viver, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). O estudo é realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), responsável por desenvolver e coordenar estudos, pesquisas e projetos que orientem as ações de promoção industrial e novos investimentos.

A pesquisa foi criada com o objetivo de avaliar o crescimento das cidades brasileiras e a gestão das Prefeituras. A forma de avaliação é semelhante a utilizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para medir o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países. O cálculo leva em consideração o acesso da população à saúde, educação e emprego formal.

De acordo com o IFDM, os números blumenauenses são crescentes desde 2005, quando a cidade ocupava a 11ª colocação no Estado e a 143ª no Brasil. Hoje, além de ser o município com melhor desenvolvimento em Santa Catarina, Blumenau é considerada a 39ª melhor cidade do País. Todos os indicadores estão acima de 0,8 pontos, o que posiciona o município na categoria de Alto Desenvolvimento.

O Vale do Itajaí, onde 38 cidades estão inseridas, é a de maior destaque, conforme apontam dados do IFDM. A região é reconhecida em todo o Brasil por seu pólo têxtil e, também, pelo crescimento do pólo tecnológico. Além de Blumenau, outras cinco cidades estão entre as dez melhores de Santa Catarina.

As dez melhores do Estado Cidade Colocação Estadual

Blumenau 1ª
Florianópolis 2ª
Brusque 3ª
Pomerode 4ª
Joinville 5ª
Chapecó 6ª
Timbó 7ª
Indaial 8ª
Guaramirim 9ª
Balneário Camboriú 10ª

Fonte: PMB

Nenhum comentário: