domingo, 25 de abril de 2010

Defesa Civil alerta para riscos de deslizamentos em Blumenau

Apesar da chuva intensa, órgão afirma que não há possibilidade de enchente
A Defesa Civil de Blumenau está em estado de atenção e monitora as áreas de risco por causa da chuva na região. Apesar da água que não para de cair desde sexta-feira, a Defesa Civil garante que não há risco de enchente no Vale do Itajaí. A última medição do rio, feita pelo Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açú (Ceops), da Furb, às 12h deste domingo, indicou que estava em 5,24 metros. Às 17h o nível deve ser medido novamente.

Conforme o major Aldo Batista Neto, diretor de prevenção e preparação da Defesa Civil, a previsão é de que até segunda-feira, às 7h, chova mais 20 milímetros. Isso, conforme Neto, não é o suficiente para provocar estragos ou enchente na cidade. No Alto Vale, as barragens estão normais, ainda com grande capacidade de armazenamento de água.

A preocupação em Blumenau é em relação aos deslizamentos. Desde ontem, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros receberam 500 chamados em Blumenau. Só em cinco deles, segundo o major, as equipes precisaram ir às ruas para fazer o atendimento. Todos por deslizamentos de terra. A expectativa é que o tempo comece a ficar seco a partir de terça-feira.

A Defesa Civil orienta os moradores das áreas de risco e encostas para que fiquem atentos a qualquer movimentação de terra ou saída de água barrenta dos morros. Estes dois sinais indicam que há perigo de desmoronamentos e, nesse caso, a família deve informar a Defesa Civil pelo 199 ou 3326-6823.

FONTE: JSC

Nenhum comentário: