segunda-feira, 26 de abril de 2010

Região entre SC e RS é o local onde mais choveu nos últimos dias no mundo

Afirmação é baseada em dados de satélite divulgados pela Nasa nesta segunda-feiraPode parecer exagero, mas não é. A região do planeta em que mais choveu nos últimos seis dias é o Sul do Brasil, mais especificamente entre os estados de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

A informação é baseada nos índices de chuva registrados desde o dia 19 de abril por um satélite público e divulgados pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) nesta segunda-feira.

— Não é uma situação comum nesta época do ano. Costuma chover em abril, mas não tanto — ressalta o meteorologista Leandro Puchalski, que explica que o período chuvoso foi provocado pela massa de ar mais seco que estava na região Sudeste do país.

Chuva supera o esperado para o mês

A combinação desses fatores meteorológicos fez com que o acumulado de chuva entre a noite do dia 20 e a manhã desta segunda-feira, tenha sido duas vezes maior do que o normal para todo o mês de abril, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Chuva e estragos

Até o início da tarde desta segunda, pelo menos 29 municípios catarinenses tinham comunicado estragos devido ao mau tempo dos últimos dias à Defesa Civil Estadual.

Previsão

A chegada de uma massa de ar seco ao Sul do país deve diminuir a instabilidade no tempo a partir da terça-feira. O dia terá grande variação na quantidade de nuvens em todas as regiões, sem chuva de forma constante.

Fonte: JSC

Nenhum comentário: