terça-feira, 14 de setembro de 2010

Organização da Oktoberfest está mais criteriosa quanto ao traje típico

Já é tradição na Oktoberfest, a pessoa que for para a festa de traje típico não paga ingresso. Porem, este ano a organização está mais criteriosa quanto ao uso da vestimenta. O acesso será liberado apenas para aqueles que estiverem com traje típico alemão de forma bem caracterizada. Calça jeans, camiseta, suspensório e chapéu vermelho não liberam a entrada na festa.


O acesso a festa gratuito por meio do traje típico germânico, deve obedecer algumas regrinhas como, para os homens, o uso de camisa e sapatos pretos ou marrons. Saiote curto com blusa e suspensório não caracterizam como traje típico.

O traje usado na Oktoberfest de Blumenau é bastante democrático, caracterizando desde os mais glamorosos aos simples e sem bordados. Só não vale abusar das improvisações para entrar de graça na maior festa alemã das Américas – que neste ano é de 07 a 24 de outubro.


Confira o modelo a ser seguido:


O traje masculino é composto por camisa de botão, a calça precisa ser abaixo do joelho com suspensório da mesma cor, meia branca e sapato marrom ou preto (o uso de tênis, por exemplo, descaracteriza o traje e a pessoa terá de pegar a entrada). O chapéu, originalmente nas cores grafite e verde-oliva, é de uso opcional.
Os vestidos originais de frida tem comprimento de 30 cm do chão, porém vestidos ou saias na altura do joelho serão aceitos. É importante lembrar que as moças devem usar blusas claras, sem deixar o colo a mostra. A tiara florida tão presente nos desfiles da rua XV de Novembro e nos setores da Vila Germânica, é uma versão blumenauense da usada na Alemanha. Lá as moças usam flores naturais para enfeitar os cabelos.


Fonte: PMB

Nenhum comentário: