quarta-feira, 27 de abril de 2011

Instituto Federal Catarinense abre cursos da área de tecnologia em Blumenau

O ensino gratuito federal em Blumenau e região já tem endereço, e as aulas, data para começar. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) concluiu ontem a aquisição da antiga sede da Bernauer Aquicultura, no Badenfurt, às margens da BR-470.

Como foco nas áreas tecnológicas, as aulas começam em agosto. O edital que trará detalhes do processo para seletivo será publicado ainda no mês de maio.

O IFC chega para suprir a falta de mão de obra qualificada na área tecnológica. Problema em todo o país, Blumenau sofre com déficit de cerca de 300 profissionais só na área de tecnologia de informação, segundo o Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau (Blusoft).

Agora, a reitoria do IFC trabalha para fazer a reforma e adequação do espaço que sediará as salas para receber do curso Técnico em Informática, o primeiro a ser implantado.

O campi foi adquirido por R$ 7,9 milhões. Ao todo, o terreno tem 55 mil metros quadros e outros 5,3 mil de área construída. O processo licitatório para contratar a empresa responsável pela reforma deve durar cerca de 40 dias. Depois, serão outros 40 para executar a reforma. E, finalmente, começar as aulas.

A preferência pela região Norte foi para facilitar a chegada de estudantes de outras cidades. Além disso, segue a tendência de desenvolvimento previsto no projeto Blumenau 2050 e a proximidade com a Ponte do Badenfurt também contribuíram para a aquisição.

Edital para processo seletivo será lançado mês que vem

Em maio, será lançado o edital que trará detalhes sobre como funcionará o processo seletivo. Por enquanto, serão oferecidas 140 vagas para o curso Técnico em Informática. Metade delas serão destinadas para o Ensino Médio (a partir da 1ª série) integrado com o Técnico. Alunos que já estão cursando o 1º ano poderão fazer a prova.

Se aprovados, os estudantes terão a chance de fazer a transferência e aproveitar os conteúdos estudados durante o primeiro semestre. Ainda este ano, também serão lançadas 120 vagas para aulas de formação inicial e continuada nas áreas de desenho industrial, informática e redação técnica.

Independente do nível, não há cobrança de mensalidades, e o ingresso é feito por meio de um processo seletivo _ uma espécie de vestibular simplificado. A avaliação tem características específicas para cada curso.

A partir do ano que vem, serão implantados os bacharelados (graduação) em Engenharia Mecânica e Ciências da Computação. Assim como outros cursos técnicos, como em gestão ambiental e saúde (biotecnologia e biomedicina). 

Fonte: JSC

Nenhum comentário: