segunda-feira, 11 de abril de 2011

O que fazer ao encontrar um animal abandonado

O que fazer ao encontrar um animal abandonado

Uma das motivações desse blog surgiu da quantidade de e-mails e tuites que recebo de gente que encontra um gato ou cachorro e não sabe o que fazer com ele. Eu mesma já me vi nessa situação e tive dúvidas. Pois bem, pesquisando no site da ONG Focinho Feliz descobri algumas dicas ótimas sobre o assunto. Selecionei as principais, mas você pode conferir todas no site da entidade.

 1. Nem a Focinho Feliz ou a Aprablu têm abrigos para animais abandonados. Por isso, é melhor saber como você pode ajudar.


2. Tenha paciência e cuidado ao recolher um animal na rua. Ele pode estar assustado e precisa ganhar a sua confiança.


3. Mantenha o bichinho em um espaço cercado e sem outros animais por perto – pelo menos até avaliação do veterinário ou por 7 a 10 dias. Alimente (de preferência com ração adequada) e dê água. Ele vai se acostumar a ter seu próprio espaço e se acalmar.


4. Vá até uma clínica veterinária. Só um profissional pode dizer se o animal pode tomar vacinas. Não é indicado vaciná-lo se estiver com febre ou doente. A dose pode acobertar a doença e dificultar a cura. O veterinário também poderá receitar um vermífugo. A Aprablu tem uma lista de profissionais que podem oferecer preços mais baratos para atendimentos de animais abandonados. O contato é 9991-1734 (de segunda a sexta, em horário comercial) ou envie uma mensagem aqui.

5. Se não tiver como ficar com ele (por mais que seja triste entregá-lo para adoção, você deve avaliar se tem condições para mantê-lo), faça fotos e envie para entidades, como a Focinho Feliz e Aprablu, que poderão divulgar. Existe também a recomendação de castrá-lo e doá-lo sadio. (ou mande para caroline.passos@santa.com.br que eu divulgarei aqui no blog).

6. Não tenha pressa em efetivar a adoção. É muito importante que você confie que aquela pessoa vai mesmo cuidar do bichinho. Tem até um modelo de entrevista que você pode fazer. Não tenha vergonha de perguntar. Lembre-se que muitas pessoas abandonam os animais quando percebem que não conseguem criá-los.

7. Depois que fizer a adoção, você pode documentá-la. Isso mesmo. A Focinho Feliz faz essa indicação como uma garantia de que o animal não sofrerá maus tratos ou será abandonado. Veja o Termo de Compromisso aqui.

8. Tente acompanhar a primeira semana na nova casa para ter certeza se ele está sendo bem cuidado.

Fonte: Guapeca- JSC

Nenhum comentário: