terça-feira, 3 de maio de 2011

Secretaria de Defesa Civil terá novo secretário

O bombeiro Major Aldo Baptista Neto, atual secretário de Defesa Civil de Blumenau, deixa seu cargo no município nesta segunda-feira, dia 2, para ocupar uma cadeira na Secretaria de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. A cerimônia de nomeação, que inclui posse do secretário, será hoje às 15h30 em Florianópolis.

Neto foi convidado a assumir a Diretoria de Resposta a Desastres na capital. “Fiquei bastante surpreso e lisonjeado. Decidi aceitar porque o desafio enfrentado pelo Estado – com uma secretaria recém-criada – atualmente é maior do que o desafio do município de Blumenau, onde já há um órgão estruturado”, explica o Major.

A Defesa Civil de Santa Catarina adquiriu porte de secretaria oficialmente no último dia 25 de abril. É um dos primeiros órgãos de Defesa Civil do País a ganhar status de secretaria. Desde então, a cadeira da Diretoria de Resposta a Desastres ficou reservada para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado, do qual Neto faz parte.

Major Neto atua como secretário de Defesa Civil em Blumenau desde setembro de 2010, cedido pelo Estado. Após a tragédia que atingiu o Vale do Itajaí em novembro de 2008, o Governo de Santa Catarina permite a cessão de profissionais do Corpo de Bombeiros para atuarem junto às Defesas Civis municipais.

Neto agora será cedido para a Diretoria de Respostas da Defesa Estadual com o objetivo de auxiliar, durante o tempo que for necessário, nos trabalhos de prevenção, em época de normalidade. Já em época de calamidade, sua função será atuar junto aos municípios catarinenses na gestão do desastre dando apoio operacional, promovendo ações de ajuda humanitária e logística, reabilitação do cenário, além da intermediação entre o município e o governo federal para a obtenção de recursos.

Um novo nome para a cadeira de secretário municipal de Defesa Civil de Blumenau está sendo analisado pelo prefeito João Paulo Kleinübing.

Fonte: PMB

Nenhum comentário: