quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Renda impulsiona decisão de morar sozinho

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Sistema de Informações Gerenciais e de Apoio à Decisão (Sigad), estima-se que, em 2010, 8,7 mil pessoas morem sozinhas em Blumenau. O bairro com menor média de morador por domicílio é o Centro, com 2,4 pessoas por residência.
Entre os 11 tipos de composição familiar pesquisados pelo IBGE, o de pessoas que moram sozinhas foi o que mais cresceu na década de 1990, média de 9,3% ao ano. Para o economista e coordenador do Sigad, Nazareno Schmoeller, o fator determinante para este fenômeno é o aumento de renda.Tecnologia está ligada ao crescimentoEm 2000, os moradores solitários tinham renda média de R$ 958,23.
O valor saltou para R$ 1.669,77 em 2008. Schmoeller diz que estudos recentes mostram que a tecnologia também está ligada ao crescimento no número de pessoas que residem sozinhas. Com a facilidade de comunicação e entretenimento há menos solidão, fator que antes pesava no momento de optar por morar sem companhias.– O computador ligado à internet, TV a cabo e outras tecnologias distraem e facilitam a comunicação com pessoas que estão em outros locais – explica Schmoeller.
O número de pessoas que moram num mesmo domicílio e não possuem parentesco também cresceu. Em 2000 eram 206 casas nesta situação, oito anos depois subiu para 249.
Fonte: JSC

Nenhum comentário: