quinta-feira, 3 de março de 2011

Projeto de ônibus intermunicipal integrará o Vale do Itajaí

Além da unir fisicamente o sistema de transporte, proposta prevê tarifa única para usuários

Se depender da primeira impressão de empresários e do poder público, o impasse que envolve o transporte coletivo intermunicipal está próximo do fim. Um projeto de integração apresentado nesta quarta-feira propôs a solução para evitar transtornos a partir de 10 de abril, quando os ônibus de outras cidades do Vale do Itajaí serão proibidos de circular no Centro de Blumenau.


A proposta, que à primeira vista agradou prefeitura, representantes de cinco empresas de transporte das cidades vizinhas, Consórcio Siga, Seterb e Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Santa Catarina, permite a troca de ônibus dentro dos terminais com tarifa única. Quando começar a funcionar, os coletivos de Blumenau receberão cerca de 4,5 mil usuários a mais por dia, segundo levantamento do DER.


O consultor Fric Kerin, da empresa Transystem, que desenvolveu o projeto, explicou que a integração ocorrerá pelos terminais Aterro, Fortaleza, Proeb e Fonte, evitando a circulação pelo Centro. Quando o cidadão desembarcar em um dos terminais, poderá usar qualquer outra linha sem custo adicional.


- Fizemos um modelo que ajude a organizar o trânsito, mas que não prejudique a população, tanto na questão financeira, quanto em relação a tempo - garantiu Kerin.


Sobre a perda de tempo ao ter que esperar outro ônibus dentro do terminal, o consultor garante que não haverá problemas. No período inicial do funcionamento, se houver necessidade, serão feitas adaptações.


O representante do Consórcio Siga, Humberto Jorge Sackl, disse que já está com o projeto em mãos e irá estudá-lo junto com representantes das empresas Glória, Rodovel e Verde Vale, que atuam em Blumenau. O acordo deve ser fechado sexta-feira, em uma segunda reunião para ajustes técnicos.


- A equação foi bem montada, agora vamos ver se o resultado sairá redondo - ressalvou Sackl.


O objetivo é que o sistema integrado intermunicipal comece a funcionar até 10 de abril quando, segundo previsão do prefeito João Paulo Kleinübing, entrarão em operação os terminais de pré-embarque ao longo dos corredores de ônibus. O sistema de pagamento ainda no ponto, funcionará apenas com o transporte coletivo de Blumenau, equipado com sensores que abrirão e fecharão as portas diante dos novos terminais.

Fonte: JSC

Nenhum comentário: