sexta-feira, 11 de março de 2011

Ribeirão transborda e alaga Vila Itoupava em Blumenau

Empresas, estabelecimentos comerciais, o cartório e o tradicional Salão Primavera sofreram danos
O Vale do Itajaí foi surpreendido por uma forte chuva no final da tardde desta quinta-feira. Desde as 16h, a instabilidade se instalou na região e se estenderia pela madrugada de hoje, informou a Defesa Civil. Em Blumenau, o Distrito da Vila Itoupava foi o mais prejudicado, com alagamento das principais ruas.


A chuva que começou por volta do meio-dia se intensificou às 17h30min e provocou o transbordamento do Ribeirão Itoupava. Moradores relatavam que a última vez que viram algo semelhante ocorrer foi na enchente de 1984. Carros pequenos não conseguiam atravessar o alagamento na Rua Henrique Conrad.


Do lado de lá, empresas, estabelecimentos comerciais, o cartório e o tradicional Salão Primavera sofreram danos.


- O dono do cartório conseguiu salvar pouca coisa - relatou a moradora, que estava debaixo de um guarda-chuva assustada com o que tinha visto e ouvido.


Ao lado dela, Atilano Laffin, morador de uma das residências atingidas, esperava a água baixa para poder entrar em casa, por onde o Ribeirão Vila Itoupava passa nos fundos.


- Quando conseguir entrar, vou ter que limpar tudo e ficar cuidando a chuva, porque ela não para.


Com o ocorrido, as famílias estavam todas do lado de fora das residências, de olho na água que avançava sobre os terrenos e planejando a limpeza para hoje. De acordo com a Defesa Civil, a chuva se concentrou na Região Norte de Blumenau. Uma queda de árvore e dois pontos de deslizamentos deixaram o trânsito interrompido na Rodovia Doutor Pedro Zimmermann, na Itoupava Central.


O Ribeirão Itoupava transbordou e atingiu casas nas ruas Henrique Conrad e Erwin Manzke. Moradores de regiões até sete quilômetros longe do centro da Vila Itoupava também acionaram os órgãos competentes porque a água estaria invadindo as casas. Até o fechamento desta edição, equipes dos bombeiros, Defesa Civil, secretarias de Obras e Serviços Urbanos estavam no distrito e, por isso, as ocorrências não haviam sido fechadas.

Fonte: JSC

Nenhum comentário: