segunda-feira, 29 de março de 2010

Tremores em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, são acomodação do solo, diz Prefeitura

Cerca de 150 famílias sentiram os tremores na madrugada desta segunda

Técnicos da Defesa Civil, engenheiros e um geólogo estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, para determinar o que provocou os tremores na localidade de Tifa Theilacker, no bairro Três Rios do Norte.

Segundo eles, não há motivo para pânico e os tremores foram causados devido à acomodação do solo.

— O excesso de chuva dos últimos dias provocou o encharcamento do solo e o acúmulo de água também nos lençois freáticos. Com isso, a terra se movimenta para cima e para baixo provocando tremores — disse Ronis Bosse, engenheiro da Defesa Civil.

Segundo Bosse, os tremores não tem qualquer ligação com o terremoto do Chile e outros bairros chegaranm a sentir movimentação nas últimas semanas.

— É importante que as pessoas saibam que não foi um abalo sísmico e que a população da localidade fique tranquila, mas atenta às rachuduras. Se aumentar, é preciso avisar a Defesa Civil — disse.

O consultor técnico da Prefeitura, geólogo Normando Zitta, consultou o Observatório Sismológico Nacional, em Brasília, e constatou a falta de registro de abalos sísmicos na região de Jaraguá esse ano.

Uma equipe da Defesa Civil percorreu um raio de oito quilômetros na região dos tremores para verificar as condições de morros, encostas e rochas e não encontrou nenhum problema.

— Monitoramos a região e estamos certos de que é apenas acomodação do solo, sem grandes riscos para a população — disse Bosse.

É preciso que a popualção fique atenta porque com as chuvas que ainda devem cair, há risco de deslizamento, mas não especificamente onde ocorreram os tremores.

De acordo com a Defesa civil, outros bairros sentiram tremores causados pela acomodação do solo, como os bairros Santa Luzia, Ribeirão Grande do Norte, Rio Molha e Santo Antônio. Em nenhum caso foi preciso remover moradores os interditar residências.

Fonte:AN.COM.BR

Nenhum comentário: