‘Mimetismo Urbano’ é o novo trabalho de Daiana Schvartz
O que há por trás daquele outdoor? Que paisagem ele esconde? Em sua nova obra “Mimetismo Urbano”, a artista visual Daiana Schvartz brinca com estas questões e reinventa a paisagem, trazendo para frente do outdoor o cenário por ele omitido.
A “mimese” do outdoor convida o espectador à reflexão, propondo uma anulação poética deste veículo de comunicação, e subvertendo o seu uso. Com isso, Daiana retoma a discussão iniciada em seu trabalho anterior, ‘Outdoor: Arte fora das portas’, uma crítica ao excesso visual e publicitário que invade as ruas, e ao apelo de consumo a que é exposto o indivíduo que transita pela cidade contemporânea. “O outdoor percebido e concebido como espaço essencialmente publicitário é convertido num objeto estético e conceitual”, explica Daiana.
Além da discussão e resignificação do espaço midiático, a escolha do suporte é também fruto de uma busca por novas linguagens, materiais, técnicas e suportes para a obra de arte. Ao eleger a rua como espaço para expor seu trabalho, a artista permite que um grande público, diferente daquele que normalmente frequenta salões e galerias, possa ter acesso à arte contemporânea, e põe em cheque questões sobre o acesso e a democratização dos espaço de arte.
Qualquer pessoa que transitar pelas ruas de Blumenau nas próximas semanas poderá se deparar com um dos seis outdoors espalhados pela cidade, o trabalho estará exposto até o dia 12 de abril.
O projeto “Mimetismo Urbano” foi viabilizado através do Fundo Municipal de Apoio à Cultura/Fundação Cultural de Blumenau. Para saber mais sobre Daiana Schvartz acesse www.daianaschvartz.blogspot.com .
Fonte: Nane Pereira
O que há por trás daquele outdoor? Que paisagem ele esconde? Em sua nova obra “Mimetismo Urbano”, a artista visual Daiana Schvartz brinca com estas questões e reinventa a paisagem, trazendo para frente do outdoor o cenário por ele omitido.
A “mimese” do outdoor convida o espectador à reflexão, propondo uma anulação poética deste veículo de comunicação, e subvertendo o seu uso. Com isso, Daiana retoma a discussão iniciada em seu trabalho anterior, ‘Outdoor: Arte fora das portas’, uma crítica ao excesso visual e publicitário que invade as ruas, e ao apelo de consumo a que é exposto o indivíduo que transita pela cidade contemporânea. “O outdoor percebido e concebido como espaço essencialmente publicitário é convertido num objeto estético e conceitual”, explica Daiana.
Além da discussão e resignificação do espaço midiático, a escolha do suporte é também fruto de uma busca por novas linguagens, materiais, técnicas e suportes para a obra de arte. Ao eleger a rua como espaço para expor seu trabalho, a artista permite que um grande público, diferente daquele que normalmente frequenta salões e galerias, possa ter acesso à arte contemporânea, e põe em cheque questões sobre o acesso e a democratização dos espaço de arte.
Qualquer pessoa que transitar pelas ruas de Blumenau nas próximas semanas poderá se deparar com um dos seis outdoors espalhados pela cidade, o trabalho estará exposto até o dia 12 de abril.
O projeto “Mimetismo Urbano” foi viabilizado através do Fundo Municipal de Apoio à Cultura/Fundação Cultural de Blumenau. Para saber mais sobre Daiana Schvartz acesse www.daianaschvartz.blogspot.com .
Fonte: Nane Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário