quarta-feira, 12 de maio de 2010

Centro de Controle de Zoonoses em Blumenau

Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) são unidades de saúde pública que têm como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses (doenças transmitidas pelos animais ao seres humanos – por exemplo raiva e o calazar, além de dengue e doença de chagas), desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária e epidemiológica.

Os Centros de Controle de Zoonoses desempenham suas funções através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos e abelhas, entre outros). Essa ação é baseada em trabalhos educativos, procurando esclarecer e contar com a participação da sociedade, complementada por ações legais e fiscais.

Em nível municipal, os CCZ elaboram e organizam constantemente programas de treinamento, estágios, atualização e intercâmbio, entre os profissionais que atuam nesta área específica.

Um serviço muito conhecido dos Centros de Controle de Zoonoses é o de captura de animais errantes, diminuindo o risco de acidentes automobilísticos e doenças infectocontagiosas entre animais, bem como o controle das principais zoonoses.

Em Blumenau, após a catástrofe de 2008, estima-se que existam aproximadamente 2 mil animais errantes, com destaque para a população de cachorros. Contudo, o município ainda não construiu o seu CCZ. Outras cidades, como Florianópolis e Lages, já possuem esta estrutura.

Para tentar conter o crescimento do número de cães e gatos em Blumenau, o Centro de Controle de Zoonoses poderá implantar o serviço de castração de animais de forma gratuita. Hoje, este serviço é realizado de forma voluntária somente pela Associação Protetora de Animais em Blumenau (Aprablu).

Para finalizar, tenho que a necessidade de construção de Centro de Controle de Zoonoses em Blumenau não é mais aquela voltada somente à proteção da fauna, mas sim uma questão de saúde pública, pois é nestes centros que se pode controlar todas as doenças transmitidas dos animais para os seres humanos, realizar a vacinação e a castração de tais animais, além de se orientar a população a respeito da proibição de determinados animais na zona urbana.

LUCIANO TRIERWEILLER NASCHENWENGPromotor de Justiça

Fonte: JSC

Nenhum comentário: