segunda-feira, 24 de maio de 2010

Comitiva de Blumenau visita Bogotá em busca de soluções de mobilidade urbana

Uma comitiva composta pelo prefeito João Paulo Kleinübing, profissionais do Planejamento Urbano e do Seterb estarão em Bogotá, Colômbia, até 25 de maio, para realizar uma visita técnica. O objetivo é buscar soluções em mobilidade urbana com base na experiência da capital colombiana que tem hoje o melhor transporte coletivo da América Latina.

A equipe blumenauense será recebida e acompanhada pelo Instituto para Transporte e Política de Desenvolvimento (ITDP). Engenheiros do ITDP apresentarão o Bogotá TransMilenio, um sistema de transporte público metropolitano de veículo leve sobre pneus (VLP) que funciona desde 2000.

A rede é formada por corredores exclusivos de ônibus e estações elevadas para compra de bilhetes e embarque de passageiros. Só no último mês de abril, o sistema atendeu cerca de 57,4 milhões de passageiros entre linhas troncais, alimentadoras e intermunicipais.

Segundo estatística de 2005, há cerca de 6,8 milhões de habitantes na área urbana da capital colombiana.

Programação
Entre as atividades programadas estão visitas à estrutura para usuários de bicicleta ao redor de Bogotá e conhecimento dos aspectos operacionais do Sistema TransMilenio - inclusive em pico noturno - tais como estrutura de portais, estações, sala de controle e gestão de frota.

Números do TransMilenio:747 km de via em operação
114 estações em operação
318 bairros atendidos
1.170 ônibus da frota troncal em circulação
517 ônibus da frota alimentadora em circulação 186 mil passageiros por hora (pico) atendidos

Fonte: Site Oficial do TransMilenio www.transmilenio.gov.co.
Dados de janeiro a abril de 2010.

Nenhum comentário: