quinta-feira, 20 de maio de 2010

Texfair reúne 200 empresas na Vila Germânica

A abertura da 11ª edição da Texfair aconteceu nesta terça-feira (18), na Vila Germânica. Consolidada como o mais importante evento de negócios da América Latina no setor têxtil, a Texfair reúne as maiores indústrias têxteis e de confecção do País. O presidente do Sindicato da Indústria de Fiação Tecelagem e Vestuário de Blumenau (Sintex), Ulrich Kuhn, estima aproximadamente 25 mil visitantes nos quatro dias de feira.

São 200 empresas que representam 400 marcas nos setores de malharia, vestuário, cama, mesa, banho e decoração. Os visitantes poderão conferir os lançamentos da Altenburg, Artelassê, BGO Têxtil, Brandili, Buettner, Coteminas, Döhler, Fakini, Hering, Gaz UP, Jolitex Ternille, Karsten, Kyly, Lepper, Luli Malhas, Malharia Cristina, Pacífico Sul, Teka, TriFil e entre outras.

O presidente do Sintex comentou que a feira está num nível elevado e que não tem como avaliar o faturamento do evento. “A feira está num ótimo astral. Não temos como avaliar em números os negócios gerados na feira, mesmo porque temos o pós-evento. Considero uma feira mais de relacionamento do que comercial”, acredita.

Apesar da chuva, muitas pessoas já passaram pela Vila Germânica nesta terça-feira (18). O ex-governador Luiz Henrique foi prestigiar o evento. Ele estava acompanhado do ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau, Marcelino Campos, do vice-prefeito Rufinus Seibt, entre outros.

Em janeiro, Kuhn e o prefeito João Paulo Kleinübing estiveram na Heimtextil – Feira Internacional de Têxteis para o Lar e Ambientes Comerciais -, em Frankfurt, na Alemanha. O objetivo foi divulgar as feiras promovidas pelo sindicato têxtil local e, consequentemente, as empresas têxteis brasileiras. O Sintex contou com um estande exclusivo no evento e atraiu a atenção dos fabricantes internacionais. Agora, a Messe Frankfurt tem um estande na Texfair. “O nosso objetivo é orientar, conhecer o mercado e oferecer oportunidade de negócios na Europa”, explica a gerente de vendas e organização da Messe Frankfurt, Celina Osaki.

Como nas edições anteriores, a Texfair promove as Rodadas de Negócios entre os expositores e compradores de vários países, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).

Expofair

A Expofair Fashion de Blumenau e Fegatex de Gaspar é uma feira de confecções têxteis que acontece paralelamente à Texfair. A feira começou na segunda-feira (17) e vai até a sexta-feira (21), das 13h às 22h, no espaço da Expofair, na rua João Pessoa. A entrada é gratuita.

Segundo o colaborador da Expofair, Irineu Kranbeck, a feira surgiu por causa da Texfair, que não conseguia atender todos os confeccionistas, principalmente as pequenas empresas. “Não somos concorrentes, mas queremos somar com a Texfair”, destaca. O presidente do Sintex discordou e disse que não gosta das feiras paralelas à Texfair. “Não acho ético e nem correto, mas devemos aceitar”, destaca.

Mais de 40 empresas participam da 4ª edição do evento, entre elas as blumenauenses Ana Carolina, TSG Indústria de Confecção, Márcio Cardoso, Lepoque, Dirce Bordados, Valmor Indústria Têxtil, Brulds, SAS-Maiz, entre outras.
Fonte: JSC

Nenhum comentário: