quinta-feira, 13 de maio de 2010

Vacinação vai até amanhã

Prazo vale para idosos e doentes crônicos, mas há casos que exigem apresentação da receita médica

BLUMENAU - O município prorrogou até amanhã o prazo para os idosos se vacinarem contra a gripe comum. Os que têm doenças crônicas também podem se imunizar contra o vírus H1N1, da gripe A. Só que nem todos os doentes crônicos podem ser vacinados. Têm acesso à dose apenas as enfermidades que constam da lista do Ministério da Saúde (veja tabela).

Estando ou não na lista, as pessoas que tomam medicamentos que mexem com o sistema imunológico têm autorização para receber a vacina. Neste caso, é imprescindível a apresentação das receitas. A informação é da gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Edi Mariana Sperandio. Segundo ela, os grupos de pessoas que estão recebendo a vacina são considerados pelo Ministério da Saúde como mais vulneráveis, a partir dos casos de 2009.

– Nem todo mundo que tem doença crônica pode receber a vacina nos postos de saúde. Nestes casos, depende muito do medicamento. Nossa orientação é para os pacientes levarem os medicamentos que eles usam ou as receitas. Por exemplo, pessoas que têm hipertensão isoladamente não estão incluídas na lista oficial do governo. São casos que devem ser analisados um a um – detalha Edi.

A gerente de Imunização destaca que as pessoas que não estão incluídas na lista do governo podem procurar as clínicas particulares para tomar a vacina. O site (www.dive.sc.gov.br) indica os locais credenciados para comercializar a vacina.

Vacinação continua até o dia 21 de maio

A vacinação contra a gripe A continua até o dia 21 para gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, pessoas com doenças crônicas, indígenas aldeados e profissionais da saúde. Estão sendo vacinados também os adultos com idade entre 30 e 39 anos. Da meta total de 2,8 milhões de pessoas, 60% já se vacinaram em Santa Catarina desde o início da campanha, dia 8 de março.

O diretor da Dive, Luis Antônio Silva, alerta para a situação das grávidas. Segundo ele, este foi o grupo que menos aderiu à campanha e o único que não alcançou 80% do total de vacinados.


Dúvidas frequentes

O que são doenças crônicas?
- São doenças que exigem dos pacientes o uso contínuo de medicamentos. Elas também estão relacionadas às pessoas que estão com o sistema imunológico abalado e frágil.
Por que nem todas as pessoas com doenças crônicas recebem as vacinas?
- Porque as sociedades científicas, como a Associação Brasileira de Medicina, Conselho Federal de Farmácia, Associação Brasileira de Enfermagem, Organização Mundial da Saúde, organizaram uma lista que seleciona algumas das doenças crônicas. O critério, neste caso, foram as doenças que apresentaram, no ano passado, maior incidência para o vírus H1N1.
Quais os sintomas da influenza H1N1?
- A pessoa tem febre acima de 38 °C, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse. A febre é um dos sintomas mais recorrentes, presente em 92% dos casos.
O que fazer quando surgirem os sintomas?
- No surgimento dos sintomas, a pessoa deve procurar seu médico de confiança ou a unidade de saúde mais próxima.

Quem faz parte do grupo de risco?
- Pessoas portadoras de imunodepressão (organismo debilitado), como transplantados, pacientes com câncer, em tratamento para Aids, ou em uso de medicação imunossupressora. Também aquela em condições crônicas, como as pessoas portadoras de hemoglobinopatias (doenças genéticas do sangue), cardiopatias, pneumopatias, doenças renais crônicas, doenças metabólicas (diabetes mellitus e obesidade mórbida). Fazem parte do grupo de risco as crianças com menos de dois anos de idade e as gestantes, independente do período.
Fonte: Ministério da Saúde (MS) e Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)

Nenhum comentário: