quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Chuvas podem causar alagamentos e deslizamentos de terra entre quinta e sexta em Santa Catarina


Volume das águas pode superar os 100mm em algumas regiões do Estado

O grande volume de chuvas que deve atingir Santa Catarina entre esta quinta e sexta-feira pode provocar alagamentos e deslizamentos de terra em algumas localidades. 

As regiões de maior risco são o Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e parte do Alto Vale do Itajaí, mas não se descarta a possibilidade de temporais nas demais regiões do Estado. O acumulado de chuva pode superar os 100mm em alguns pontos, de acordo com a meteorologista da Epagri / Ciram — órgão que monitora as condições climáticas — Gilsânia Cruz:

— Um volume de chuvas de 100mm em 48 horas é um volume grande, significa dizer que pode chover 100 litros a cada metro quadrado — explica a meteorologista.

Na última semana, as chuvas provocaram estragos em diversos pontos do Estado, deixando desabrigados e desalojados em diferentes regiões. Desde o início de agosto, o volume de chuvas em Santa Catarina já havia ultrapassado a média prevista para o mês inteiro no Planalto Sul, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí.

Previsão do tempo

A previsão para esta quinta e sexta-feira é de tempo instável com chuva moderada a forte no estado, temporais com ventania, raios e possibilidade de granizo isolado devido à formação e o deslocamento de uma nova frente fria pelo Sul do país.

No sábado, uma intensa massa de ar polar deve atingir o Estado, derrubando as temperaturas e provocando ventos fortes com velocidade de 50 a 80Km/h, segundo informações da Epagri / Ciram.

Há uma pequena possibilidade de neve nas áreas altas do Planalto Sul no sábado, período em que a umidade estará mais elevada na região. Existe ainda o risco de formação de gelo na pista, especialmente na Serra do Rio do Rastro e na Serra do Corvo branco, nas madrugadas de domingo e segunda-feira.

Fonte: JSC

Nenhum comentário: