segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vacinação contra poliomielite começa nesta segunda-feira


A segunda dose, além da Tríplice Viral, pode ser tomada em 40 postos de saúde

A partir de hoje, 40 dos 53 postos de saúde do município estão aptos para dar a segunda dose da vacina contra poliomielite em 19 mil crianças entre zero e cinco anos. Na primeira etapa, que ocorreu de 13 de junho a 1º de julho, 17,7 mil crianças foram imunizadas _ 93% do público alvo. Paralelamente, a começar hoje, também será distribuída a dose da Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O objetivo é imunizar 22,6 mil menores de sete anos.

O Dia D da campanha contra pólio e Tríplice Viral será sábado, dia 13, quando todas as unidades de saúde de Blumenau com 400 profissionais vão atender das 8h às 17h. Para receber a vacina, é necessária a apresentação da caderneta de vacinação. A imunização da pólio prossegue até dia 19 de agosto e da tríplice viral até 16 de setembro.

De acordo com o médico Pneumologista Ricardo Albaneze, doenças como poliomielite, sarampo, rubéola e caxumba, são virais e o contágio é feito pelo ar, quando o doente tosse, fala ou respira. Mulheres grávidas devem tomar a vacina da rubéola antes de engravidar ou após o terceiro mês de gestação, pois a doença pode gerar má formação do feto. O reforço deve ser feito a cada 10 anos.

— A prevenção faz toda a diferença, pois a disseminação delas ocorre rapidamente e de forma semelhante à da gripe. As doenças estão praticamente erradicadas do Brasil, mas a vacinação é necessária, pois o vírus pode vir de outros países

Fonte: JSC

Nenhum comentário: