quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Oktober Segura garante a volta pra casa

Em sete dias de festa, 500 pessoas fizeram voluntariamente o teste do bafômetro dentro dos pavilhões da Vila Germânica para saber se estavam em condições de retornar para casa na direção de um veículo. Deste total, 160 pessoas foram levadas para suas residências ou hotel graças ao serviço Oktober Segura, que funciona na 28ª Oktoberfest.

O projeto, sucesso consagrado em edições anteriores e com o apoio do Ministério Público e Polícia Civil, permite que os visitantes façam voluntariamente o teste para medir o teor alcoólico no sangue. Acima de dois decigramas por litro de sangue, ele recebe o selo de cor verde Posso Dirigir. Caso contrário, será afixado o selo vermelho Não Posso Dirigir, em local visível, geralmente na camisa.

Segundo o coordenador do programa, Délcio Dallagnollo, o teste do bafômetro é voluntário. “As pessoas que procuram pelo serviço na maioria tem acima de 30 anos.”, conta. “Na edição anterior, realizamos 1.500 testes de bafômetro e 400 pessoas foram levadas para suas residências de forma segura”, informa.

Conscientização
O objetivo do projeto é conscientizar o público sobre os perigos de dirigir um veículo sob efeito de álcool na hora de retornar para casa. E, na hipótese da pessoa não contar com nenhum parente, amigo ou terceiros, é levada para casa em seu próprio veículo com a ajuda de um agente de trânsito

De acordo com Délcio, as pessoas recebem orientação de como proceder se o teste acusar índice alcoólico acima dos permitidos pelo Código Nacional de Trânsito. “Damos toda a orientação, mas não temos poder de inibir sua ação fora dos portões da Vila Germânica. Por isso, reforçamos para que a pessoa não dirija seu veículo sob o efeito de álcool. Caso ela aceite, levamos para casa de forma segura.

Fonte: PMB

Nenhum comentário: