quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vigilância Epidemiológica de Blumenau monitora casos de meningite

Blumenau registrou um caso há 10 dias, mas criança já se recuperou

A Vigilância Epidemiológica está em alerta e monitora os casos de meningite em todo o Estado. O último foi registrado em Blumenau há aproximadamente 10 dias, em uma creche, onde um menino de três anos apresentou os primeiros sintomas de meningite meningocócica. Este ano, foram registrados quatro casos na cidade.

A gerente da Vigilância Epidemiológica, Lizandra Junges, garante que a população pode ficar tranquila, pois não há nenhum surto da doença na cidade — diferente de Joaçaba, no Oeste, que registrou sete casos em uma creche na semana passada. Em Blumenau, a situação está dentro do padrão normal, pois não houve elevação de casos em relação ao ano passado, quando foram registrados seis.

— Nós acompanhamos o menino até a total recuperação e apesar de ter sido contaminado pelo tipo mais agressivo da doença, ele evoluiu bem e já melhorou. Só poderíamos considerar um surto se houvesse dois casos na mesma sala — explica Lizandra.

A doença é uma inflamação das membranas que envolvem o encéfalo, conhecidas como meninges. Os tipos mais comuns da doença são ocasionados por vírus, tipo mais brando da doença com baixo índice de mortalidade, ou por bactérias, que evolui de forma mais rápida e pode ocasionar morte. Crianças até 12 anos são as que mais apresentam a doença e os sintomas mais comuns são febre alta e dor de cabeça.

Em todos os casos ou suspeitas da doença, o médico notifica a vigilância, que irá monitorar o paciente e também todos aqueles que tiveram contato com a pessoa. O diagnóstico é feito por meio de dois exames: de sangue e do líquor, líquido da coluna cervical. Crianças com até um ano podem receber a vacina que protege contra meningite viral em postos de saúde.

Na próxima semana a Secretaria de Saúde irá distribuir folders em escolas, creches e hospitais alertando sobre os sintomas e formas de prevenção da meningite.

SINTOMAS DA DOENÇA
- Febre acima de 38 graus
- Cefaleia
- Vômito em forma de jato
- Rigidez da nuca
- Manchas vermelhas no corpo, como alergia
- Fotofobia (fobia de luz)
- Procurar unidade de saúde mais próxima se tiver alguma sintoma

FORMAS DE CONTÁGIO
- Secreções de olhos, boca e ouvido
- Tosse e espirro
- Falta de higiene, como não lavar as mãos
- Ambientes fechados e sem ventilação

Fonte: JSC

Nenhum comentário: