segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Hemosc começa a receber doadores

Com cinco atrasos nos últimos seis anos, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) finalmente vai começar a receber doadores de sangue. A partir de hoje, quem tiver interesse em ajudar o próximo pode se deslocar até o prédio na Rua Theodoro Holtrup, no Bairro Vila Nova, próximo à Praça do Estudante.
A longa espera devido a trâmites burocráticos, porém, chega ao fim com a direção do Hemosc já enfrentando escassez no estoque de bolsas de sangue.Segundo a gerente administrativa do Hemosc Coordenador, em Florianópolis, Bianca Schmidt, o problema é enfrentando em todo o Estado devido ao período do ano, quando normalmente há uma baixa no número de doações. Na última quinta-feira, foram coletadas 308 bolsas de sangue nas unidades do Hemosc no Estado, quando o ideal é 500.
Em Blumenau, a situação se agrava porque o Centro Hemoterápico, anexo ao Hospital Santa Isabel, parou de operar desde a semana passada e não fez mais coletas.– Estamos com queda de doações e nosso compromisso de fornecimento de sangue para todo o Estado aumentou com o início dos serviços em Blumenau. Nesse momento, precisamos muito de doações – alerta Bianca.Meta é coletar 1.550 bolsas de sangue por mêsApesar da diminuição no número de doadores em janeiro, o Hemosc de Blumenau mantém uma meta otimista para os próximos meses: coletar 1.550 bolsas de sangue por mês na cidade.
A previsão é baseada em números de coleta do antigo Centro Hemoterápico.Caso haja falta de algum tipo de sangue em Blumenau, o Hemosc também poderá receber bolsas das outras unidades do Estado, além de enviar sangue quando necessário.O prédio do Hemosc foi inaugurado dia 23 de dezembro e desde o dia 4 de janeiro a parte administrativa já estava funcionando. Semana passada, os 64 funcionários ainda passavam por treinamento e organizavam o ambiente.
Com o início dos serviços, Blumenau passa a integrar a rede estadual do Hemosc, que engloba, além do Hemocentro coordenador, em Florianópolis, Hemocentros regionais em Chapecó, Criciúma, Lages, Joaçaba e Joinville, além de unidades coletoras em Tubarão, Jaraguá do Sul e Canoinhas.
Para doar

É preciso:

- Ter entre 18 e 65 anos
- Boa saúde
- Mais de 50kg e não ter contraído hepatite B ou C
- Pessoas vacinadas contra o vírus da gripe precisam aguardar 30 dias para doar
- É necessário apresentar documento de identidade com foto (RG, carteira de trabalho ou motorista)
- Homens podem doar sangue num intervalo de 60 dias (não ultrapassando quatro doações por ano) e mulheres num intervalo de 90 dias (não ultrapassando três doações por ano)
Quanto se coleta?
- É retirado sempre um volume de sangue que não causa prejuízo à saúde do doador. Este volume é de aproximadamente 450ml para doação e 45ml para testes laboratoriais
- Todo o processo de doação leva em torno de 45 minutos
- Após a doação não é necessário tomar nenhum tipo de medicação
Fonte: JSC

Um comentário:

ZéCarlos!!! disse...

No Twitter temos dois usuarios que irão ajudar a divulgar as pessoas que precisam de Sangue e também quem quer ser doador!
Ajudem a divulgar @doesanguesc e @veiasocial veja esse projeto que tem a idéia de salvar vidas..!!