quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

LAMENTO

Sem confete nem serpentina

Decisão do município de cancelar o Carnaval de rua provoca a morte de uma festa que já foi tradicional em Blumenau

Quando as fotos ainda registravam tudo em preto e branco, a alegria dos foliões blumenauenses transbordava no colorido do Carnaval. A força das décadas de 1920 e 1930, quando moradores do Litoral vinham a Blumenau para a festa nas ruas, extinguiu-se definitivamente. Em reunião ontem de manhã, Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica decidiram cancelar o Carnaval de rua em 2010.

Como outra festa ocorre na cidade no mesmo período – a Sommerfest –, o município decidiu priorizar a tradição alemã. Entretanto, um baile carnavalesco está programado para o dia 12 de fevereiro, no Parque Vila Germânica, onde são promovidas as Noites de Oktoberfest.

– Blumenau não tem um Carnaval forte e temos outra festa no mesmo período, que vem crescendo, então, resolvemos marcar a data apenas com o baile – explica o secretário de Turismo, José Eduardo Bahls de Almeida.

O produtor de eventos Kauê Lopes, da Bolota e Cia Show, que desfilou no ano passado com dois carros alegóricos, queria que o Carnaval fosse mais valorizado na cidade, mas afirma que em 2009 percebeu que a festa perdia forças.

– Só espero que não tenha uma banda alemã tocando no baile – brinca o produtor.

A tradição do Carnaval de rua em Blumenau perdeu força com o passar dos anos.

Diretora do Arquivo Histórico, a historiadora Suely Petry explica que a tradição alemã não tomou o lugar do Carnaval. O que existe é uma falta de organização para que a folia ocorra.

– Nas décadas de 1920 e 1930, os jovens é que agitavam a cidade. A festa ocorria sem a mão da prefeitura. Hoje, os carnavais litorâneos atraem esses jovens – explica a historiadora, que cita a falta de grupos interessados em mostrar ao município que há espaço para o Carnaval.

Um dos grupos tradicionais, o bloco Bonecas do Moval, deixou de participar da festa há três anos. Suely destaca que, após o período da 2ª Guerra Mundial, da década de 1950 até 1980, a cidade teve grandes carnavais, com bailes em salões, organizados por clubes. Depois disso, o município até tentou fazer um resgate do Carnaval de Rua, mas sem sucesso.

O baile carnavalesco, marcado para o dia 12 de fevereiro no Parque Vila Germânica, terá uma decoração típica. Outras definições da programação, como a promoção ou não do concurso de Rainha do Carnaval, serão tomadas a partir dessa semana.

Curiosidade

A primeira Associação Carnavalesca de Blumenau foi criada em 1897 e tinha o nome de Filhos do Diabo.

Fonte: JSC

Nenhum comentário: