quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Planeje sua obra!

O planejamento é uma das partes mais importantes de todos os projetos, sejam eles pessoais ou profissionais. Na construção civil, o preço do projeto representa, aproximadamente, 5% do custo total da obra. É um valor irrisório, considerando que construir sem projeto pode significar ter que demolir e reconstruir algumas partes da casa ou refazer alguns serviços podendo chegar a prejuízos de cifras totalmente imprevisíveis, além da perda da qualidade da sua construção. Resultado: custos altos, tempo perdido, aborrecimentos, etc.

O primeiro projeto, que vai servir de base para os demais, é o Projeto Arquitetônico. Elaborado por um arquiteto, ele é a materialização de uma ideia, aliada a aspectos técnicos tais como funcionalidade, conforto, estética, salubridade e segurança, além de outros aspectos legais. É a interface entre a idéia e a realidade do que se deseja construir. Nele estão representados os cômodos com suas divisões, dimensões e áreas, as peças sanitárias dos banheiros e áreas de serviço, a disposição do mobiliário, tudo isso em planta (horizontal) e em cortes (vertical). Inclui-se também nesse projeto a locação do terreno, o detalhamento do telhado e as fachadas.

É também no Projeto Arquitetônico que devem ser escolhidas as esquadrias de sua obra, como portas, janelas, coberturas de vidro, jardins de inverno e claraboias. Ao escolher estes produtos no início da construção, é possível obter o máximo da relação custo-benefício de cada um. A dica é sempre optar por janelas grandes. As janelas prontas são mais baratas. Mas, por serem pequenas, não deixam a iluminação nem o ar entrarem direito. Com elas, a casa acaba ficando pouco iluminada, mal ventilada e você vai gastar muito mais com luz elétrica, ar-condicionado e ventiladores.

Para obter os melhores resultados em seu projeto, consulte a Weiku e escolha nossas esquadrias de PVC desde o início da sua obra. A Weiku conta com consultores especializados preparados para sugerir as melhores opções de acordo com suas necessidades. A empresa também é responsável por todo o processo, desde a medição das esquadrias, fabricação e instalação.



Fonte de pesquisa: www.sitengenharia.com.br

Nenhum comentário: