segunda-feira, 10 de maio de 2010

13 º Encontro do Proler começa hoje

BLUMENAU - O 13º Encontro Regional do Proler começa hoje, no auditório Carlos Jardim da Fundação Cultural de Blumenau. O evento é destinado a educadores, bibliotecários, auxiliares de biblioteca, promotores de leitura e comunidade em geral interessada na promoção da leitura, da literatura e da biblioteca como forma de desenvolvimento do cidadão crítico.

Esta edição do encontro apresenta o tema Nas Trilhas da Leitura... do Acesso, Experiências e Processos. Um ciclo de palestras e apresentações culturais integram a programação do evento com destaque para a professora Bernadete Santos Campello, da Universidade Federal de Minas Gerais. Os demais encontros ocorrem dias 17, 18 e 24.

O que é

O Programa de Incentivo à Leitura foi criado em 1992 pelo Governo Federal e está vinculado à Fundação Biblioteca Nacional. Em 2002 o Comitê Regional do Proler foi instalado em Blumenau, que atualmente conta também com representantes de Brusque, Gaspar, Indaial e Timbó. O Comitê tem por objetivo desenvolver eventos de formação e promoção em leitura. Informações no site prolervale.libertar.org.

Palestras

Políticas públicas para a promoção da cidadania através da leitura e da informação

- Leitura e Informação para a Cidadania, com Dra. Magda Teixeira Chagas (UFSC)

- Políticas Públicas para Bibliotecas Escolares no Brasil, com Msc. Francisca Rasche (UFSC)
Experiências catarinenses

- Implantação da rede de bibliotecas escolares da Secretaria de Educação de Florianópolis, com Liliana de Oliveira Granemann Rosa

- Arca das letras - Biblioteca Rural em Gaspar, com Lúcia Kistner

- Feira do livro de rua de Timbó, com Gilmara Mendes Goulart

- A biblioteca do Sesc como parte do processo ensino-aprendizagem atuando com alunos do EJA, com Verônica Ferreira

Serviço
13º Encontro Regional do Programa de Incentivo à Leitura (Proler) - No Auditório Carlos Jardim, na Fundação Cultural de Blumenau, Rua XV de Novembro, 161, Centro. Inscrições: R$ 35. Informações: www.prolervale.libertar.org. Abertura hoje, 18h30min.
Fonte: JSC

Nenhum comentário: