quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Empresas abrem temporada de contratações

Vagas são reflexo de mudanças internas promovidas pelas firmas no período

BLUMENAU - Quem pretende conseguir uma colocação profissional na área administrativa deve se mexer. As agências de emprego sinalizam que é durante os meses de janeiro e fevereiro que ocorre um aumento na oferta de vagas nas áreas administrativas, especialmente para cargos que exigem maior qualificação.


A coordenadora de recrutamento e seleção da agência de empregos DP Empresarial, Renata Vieira Lemos, comenta que no começo do ano as empresas procuram colocar em prática os planos de cargos e salários, promovem funcionários ou mesmo fazem demissões. Por isso, abrem novas vagas. A maioria está nas áreas de Recursos Humanos, Financeiro e Informática. A oferta quase dobra nestes dois primeiros meses, em relação ao restante do ano.


– Quem é da área administrativa e pretende mudar de emprego deve fazer isso agora – afirma Renata.


O período também é bom para trainees. As grandes corporações têm investido em jovens executivos recém-formados. Fernanda Luiza Zonta, psicóloga da agência RH Brasil, explica que os melhores meses para buscar uma colocação como trainee são janeiro, julho e dezembro.


Desde a semana passada, a procura por vagas aumentou mais de 100% em relação ao mês dezembro na agência de empregos Chance Master. O consultor de Recursos Humanos, Cristian Diego Ruediger, acredita que as compras de fim de ano começaram a pesar no bolso e na consciência.


– Acho que as pessoas caem na real agora. Passou as festas e elas precisam de renda – conta Ruediger.


Vagas de estágios dobraram no Ciee


Janeiro também é um bom mês para quem quer entrar no mercado por meio de estágio. O supervisor de Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) de Blumenau, Arno Evandro Gielow, afirma que as vagas praticamente dobram de dezembro até agora. A boa safra é resultado de um conjunto de fatores que ocorrem em dezembro.


O encerramento dos contratos, sem possibilidade de renovação, formaturas e a efetivação dos antigos estagiários. Neste época, prefeituras e órgãos públicos abrem novas oportunidades. Na segunda semana de janeiro o Ciee oferecia cerca de 150 vagas de estágio, praticamente o dobro em relação aos primeiros dias do mês. Com mais empresas voltando às atividades, o número vai aumentar ainda mais.

Fonte: JSC

Nenhum comentário: