domingo, 9 de janeiro de 2011

Pomerode inicia contagem regressiva para a 28ª Festa Pomerana

A intensa programação ocorre entre os dias 14 e 23 de janeiro, no Parque Municipal de Eventos da cidade mais alemã do Brasil. Entre as novidades, a banda alemã Oktoberfestband Kirchdorfer – destaque da Oktoberfest de Munique – vai se apresentar em nove dos 10 dias de festa.


No palco principal, muita música e danças típicas. O chope é outro item indispensável da programação da festa. Conhecido como excelentes anfitriões, os pomerodenses também se preparam para 10 dias de gastronomia especial, com concursos culinários, restaurantes especializados na comida germânica, e cardápios exclusivos, com saborosas receitas.

A abertura da 28ª Festa Pomerana está marcada para o dia 14 de janeiro, às 19h, com um desfile pelas ruas centrais da cidade. Em seguida, às 20h, é realizada a sangria do barril de chope já no Parque Municipal de Eventos. Os desfiles serão atração diária.
culinária e chope especiais


Conhecida pela boa gastronomia e pela produção de chope artesanal, bem no clima dos antepassados europeus, Pomerode reforça essa sua característica durante a Festa Pomerana. Além dos restaurantes típicos, dos quiosques gastronômicos e do Biergarten (o jardim da cerveja), a promoção este ano, mais uma vez, contará com a Casa da Gastronomia. Um espaço onde o visitante da Festa Pomerana poderá acompanhar de perto a produção e levar para casa artigos coloniais fresquinhos. Pães e cucas, por exemplo, serão amassados e assados ao olho do público.


E quem gosta da boa comida, deve ficar atento aos concursos culinários diários. A comunidade local participa, mas é o visitante quem julga, depois de provar as delicias preparadas. A disputa é acirrada e cheia de sabor. A cada dia, uma nova categoria é disputada, como a produção de Bolo, Cuca, Torta e Doce, Torta Salgada, Geléia, Pão, Licor, e Sobremesa.


Este ano, a comissão organizadora optou pelos chopes Antarctica, Brahma e a artesanal Schornstein. “A escolha se deu respeitando o gosto de quem visitou a edição passada da festa”, explica Claudio Krueger, responsável pela Comissão Central Organizadora da festa.


Culto em dialeto alemão


Pelas ruas de Pomerode, costumeiramente, vê-se a comunidade conversando em um linguajar bem típico, trazido pelos colonizadores alemães e mantido até a atualidade. O Plattdeutsch também será o idioma oficial do culto que será celebrado no dia 16 de janeiro, primeiro domingo da festa, das 10h30min às 12h, no Pavilhão Cultural do Parque Municipal de Eventos. O Coral Pomern Sänger participa da celebração, que é aberta ao público.



Festa Pomerana


www.festapomerana.com.br


De 14 a 23 de janeiro de 2010


Parque Municipal de Eventos


Avenida 21 de janeiro, 2150 - Centro


Pomerode (SC)

Fonte: Oficina das Palavras

Nenhum comentário: