terça-feira, 27 de julho de 2010

Lançamento- projetos “Blumenau Cidade Jardim” e “Blumenau Musical”

Nesta quinta-feira, dia 29, às 9h30, no Salão Nobre, marca o início de dois importantes projetos das áreas do desenvolvimento econômico sustentável e da promoção da música e cultura na cidade de Blumenau.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e parceria com o Instituto Gene, lança, nesta quinta-feira, dia 29, às 9h30min, no Salão Nobre, o “Projeto Blumenau Cidade Jardim”. Na mesma ocasião, lança, por meio da Fundação Cultural de Blumenau (FCB), o projeto “Blumenau Musical”. Ambos foram idealizados, a partir de uma série de reuniões estratégicas no Gabinete do vice-prefeito, que coordenou a organização e evolução das ideias, das quais, resultaram as propostas. Ainda nesta quinta-feira, haverá palestra “Cultivo de Orquídeas”, com Edevaldo Barbetta e Jalmor Muller, do Circuito Blumenauense de Orquidófilos, às 15h, no Instituto Gene.

O projeto “Blumenau Cidade Jardim” terá o suporte técnico da diretoria de Desenvolvimento Rural da Sedec e visa, dentre as diversas propostas (ver tabela), valorizar a melhoria na qualidade de vida de um grande segmento da população local. Blumenau produz anualmente 10 mil unidades da planta ornamental, de 2 mil espécies diferentes, colocando a cidade em segundo lugar no ranking estadual na produção, atrás de Joinville.

O aumento da produção é justificado pelo interesse dos colecionadores. Uma prova é o Círculo de Orquidófilos, que existe na cidade há 67 anos. De acordo com Horst Nilton Boeving, secretario executivo do Instituto Gene, o projeto vai possibilitar também a revitalização das propriedades rurais e a diversificação da economia da região.

Segundo Jair Rubens Trierweiler, gerente de Desenvolvimento Rural da Sedec, a parceria vai possibilitar mais profissionalização aos produtores da cidade. Para comemorar o alto índice de cultivo e também contemplar os colecionadores de Blumenau, o Círculo de Orquidófilos, promove quatro vezes por ano a Festa das Orquídeas. Durante a Exposição das Orquídeas no Parque Vila Germânica, cerca de 1 mil plantas, entre orquídeas, bromélias, bonsais (miniaturas e plantas ornamentais), além de estandes para comercialização, ficarão expostos.

Profissionalização dos músicos: O projeto “Blumenau Musical” tem como objetivo promover durante seis dias do mês de novembro, período em que se comemora o Dia Nacional do Músico, um evento que, além de marcar a data, contribua para a profissionalização e reciclagem dos músicos da cidade.



Durante a realização do evento, acontecerão oficinas, apresentações musicais, palestras e debates beneficiando as várias vertentes musicais. O projeto contempla também uma exposição de instrumentos musicais e uma livraria com obras ligadas à música.

"Um dos fatores que reforçam a importância da realização do evento é o cenário musical da cidade. Hoje, existem em torna de 45 bandas típicas, 70 grupos de Rock, 15 escolas de música, entre outras manifestações da área. Não podemos perder a oportunidade de juntar todos em um grande evento cultural", destaca o vice-prefeito, Rufinus Seibt.

Impactos do projeto
Valorizar a melhoria na qualidade de vida do segmento;

Geração de novas oportunidades de trabalho;

Revitalização das propriedades rurais;

Diversificação da economia da região;

Oportunidade para o pequeno agricultor.

Fonte: PMB

Nenhum comentário: