sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Correnteza do Rio Itajaí-Açu destrói parte da Prainha, em Blumenau

Com a redução do nível do rio, foi possível ver a mudança geológica no local

A força das águas do Itajaí-Açu causou outra alteração na margem esquerda. Com a redução do nível do rio depois da enchente em Blumenau, nesta quinta-feira foi possível notar que a correnteza destruiu parte da Prainha. As árvores que antes encobriam o terreno à beira da água já não enfeitam mais a curva do rio.


Apesar de a imagem demonstrar redução significativa no local, o setor de Geologia da prefeitura minimiza a ocorrência diante dos outros deslizamentos registrados no Bairro Ponta Aguda.


— Neste ponto não há eminência de ruptura ou colapso da estrutura. Dentre os males ocorridos na margem, o da Prainha é o menor — afirma Maurício Pozzobon, gerente de Estudos Geológicos de Blumenau.


Pozzobon explica que é preciso fazer com urgência uma intervenção na margem esquerda para evitar problemas maiores:


— O processo de dinâmica do rio está evoluindo e não temos mais tempo. Algo precisa ser feito, mas tem de ser alguma coisa em que os impactos desta intervenção sejam minimizados.


Prefeitura aguarda para esta sexta-feira recursos do Governo Federal


Além deste caso, outros pontos estão sendo analisados devido a deslizamentos na margem esquerda, entre a Prainha e a Unimed. Os proprietários de 20 residências estão impedidos de voltar para casa por pelo menos um ano e meio, quando se prevê finalizar 1,3 mil metros de obra de contenção.


O Ministério das Cidades decidiu que pode agilizar a liberação do dinheiro por ser uma situação emergencial. A prefeitura pretende concluir o projeto em até 30 dias. O prefeito João Paulo Kleinübing espera que os recursos sejam liberados nesta sexta-feira.

Fonte: JSC

Nenhum comentário: