quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Greve dos bancários avança para as agências dos bairros nesta quarta-feira em Blumenau

Alternativas são os caixas eletrônicos que ficam em supermercados, postos de combustíveis e shoppings

A greve dos bancários deve avançar para os bairros a partir desta quarta-feira. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Blumenau e Região (Seeb) estima que a adesão desta terça-feira, que foi de 80%, aumente, com o movimento avançando pelos bairros.

No final da manhã desta terça-feira, das 18 agências que ficam no Centro de Blumenau, apenas uma estava funcionando. O Bradesco Prime, que fica na esquina das Ruas XV de Novembro e Marechal Floriano Peixoto, estava funcionando normalmente. No Estado, das 21 regiões catarinenses, bases dos sindicatos, 11 aderiram à paralisação até agora.

Greve permanece, pelo menos, até sexta-feira

Como não há rodada de negociação com a Febraban marcada para esta semana, como informou o sindicato, a greve permanece, pelo menos, até sexta-feira. A adesão maciça das agências do Centro de Blumenau não se repetiu nos bairros (veja tabela). No Distrito do Garcia, pelo menos cinco agências que ficam na Rua Amazonas não aderiram ao movimento ontem no final da manhã.

Na Velha, na Rua João Pessoa, das três unidades, dois suspenderam o atendimento. Na Rua Frei Estanislau Schaette as três agências estavam abertas. Na Itoupava Norte e Itoupava central, das sete maiores agências, quatro ficaram fechadas. Ontem, em frente às agências, os funcionários entregaram panfletos com as reivindicações e orientações aos clientes.

Grevistas podem fazer manifestação nesta quarta-feira

Uma manifestação pode ocorrer na tarde desta quarta-feira junto com os funcionários dos Correios, que também estão em greve. Este ano a pauta de reivindicação inclui aumento real de 5% mais a inflação do período, que resulta em reajuste de 12,8%. Outros pontos são a participação nos lucros de três salários mais R$ 4,5 mil, aumento do piso salarial, plano de cargos e salários, combate ao assédio moral e contratação de mais funcionários.

Não haverá nova assembleia enquanto a Fenaban não apresentar uma nova proposta. Durante o horário bancário, das 11h às 16h, os caixas eletrônicos dentro das agências estavam fechados. Apesar da orientação do sindicato de não permitir o uso dos equipamentos, em alguns locais o acesso foi liberado para idosos e pessoas com crianças.

Os clientes que procuravam as agências também eram orientados de como proceder para pagar contas e fazer saques. As alternativas são os caixas que ficam em supermercados, postos de combustíveis e shoppings. As contas podem ser pagas em lotéricas, correspondentes bancários, supermercados e via transação eletrônica. As contas pagas com dinheiro ou cheque nos caixas eletrônicos correm o risco de não serem processadas e continuarem em aberto.

AGÊNCIAS FECHADAS NESTA TERÇA-FEIRA

Principais unidades de Blumenau

Centro

Caixa*
Bradesco**
Santander*
Itaú*
Safra
Bicbanco
HSBC*
Banrisul
Banco do Brasil*

Velha

Caixa
Banco do Brasil
Itoupava Central
Banco do Brasil
Caixa

Itoupava Norte

Banco do Brasil
Caixa

* Todas as agências da região
** Com exceção do Bradesco Prime 

Fonte: JSC

Nenhum comentário: