segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Prefeitura de Blumenau admite que irá rever cotas de enchente na cidade

Reunião nesta segunda-feira definirá como será desenvolvido o novo estudo

Diante insatisfação da população, que acusa defasagem das cotas oficiais de enchente divulgadas pela Defesa Civil. Com os alagamentos que atingiram Blumenau por três dias, a prefeitura se viu forçada a admitir, pela primeira vez, a necessidade da revisão dos dados. A ação, garante o prefeito João Paulo Kleinübing, será uma das prioridades a partir de hoje.

Os níveis usados atualmente foram calculados em 1984 e revisados em 1992, quando se percebeu diferença de 10 centímetros entre o previsto e o real. Uma das primeiras providências do poder público será uma reunião interna que o Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops) fará hoje de manhã para definir os detalhes do projeto de revisão das cotas.

Às 17h, haverá um encontro na prefeitura, convocado pelo prefeito, para discutir como será o processo. Os trabalhos serão coordenados pelo professor da Furb Julio Cesar Refosco. O objetivo é iniciar o processo ainda esta semana.

— Quanto antes começarmos, melhor. A marca de água ainda fica em alguns lugares nos primeiros dias depois da enchente e isso será importante para a pesquisa — explica o professor.

Professor prefere esperar resolução de detalhes para estimar prazos

Um GPS de precisão e técnicas de geoprocessamento serão usados para a captação dos dados. Por conta da falta de definição dos detalhes sobre o projeto, Refosco prefere não estimar um prazo para o término do trabalho.

— Foram construídas edificações e houve aterros desde 1992, e isso pode ter mudado os níveis. Então, tudo isso será mudado e a cota, modificada — afirma Mário Tachini, projetista do Ceops.

Kleinübing reconhece que é fundamental entender o que está ocorrendo nos casos onde a comunidade relata que a água chega antes do previsto na cota da Defesa Civil:

— Nós, da prefeitura, repassamos a informação para a população e temos que aprimorar os dados para orientar melhor.

Depois de três dias em situação de enchente, os blumenauenses saíram deste estado às 18h de ontem, com o Rio Itajaí-Açu em 7,98 metros. Os 8 metros tinham sido ultrapassados quinta-feira de manhã, às 10h, e atingiram o pico de 12,60 metros às 11h de sexta-feira. Na última medição, às 20h de ontem, o nível voltou a 7,84 metros. O próximo cálculo será às 8h de hoje.

Fonte: JSC

Nenhum comentário: