terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dentro de 60 dias, Blumenau pode ter monitoramento do rio em tempo real

As tratativas burocráticas para instalar um sistema de monitoramento do Rio Itajaí-Açu em tempo real estão a todo vapor. A estimativa é que até o final do ano o governo estadual em parceria com o município, possa instalar o sistema. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Jean Kuhlmann que articulou uma reunião ontem no gabinete do prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing.

A ideia inicial é implantar um sistema semelhante ao que opera nas barragens do Alto Vale. Funcionaria assim: seriam instalados sensores de monitoramento em um dos pilares laterais da Ponte de Ferro, no Centro de Blumenau, e uma câmera no prédio da prefeitura. Os dados coletados seriam divulgados instantaneamente no site da Defesa Civil de Blumenau.

Ontem, a Defesa Civil do Estado já teria garantido dinheiro para o sistema. Inicialmente, seriam R$ 50 mil. O processo licitatório deve ser aberto nos próximos dias. A Secretaria de Estado de Administração já começou a providenciar a documentação, segundo informou o deputado.

Na mesma reunião, teria sido garantido dinheiro do Fundo Social para que a Furb possa contratar um satélite para fazer operar as 16 estações telemétrias já instaladas ao longo do Rio Itajaí-Açu. O processo de licitação também está em andamento. A previsão para que as estações comecem efetivamente a funcionar é até o final deste ano, se o processo burocrático não emperrar.

Fonte: JSC

Nenhum comentário: