domingo, 11 de setembro de 2011

Saiba quais serviços públicos serão restabelecidos a partir deste domingo em Blumenau

Transporte público e energia elétrica voltam ao normal

O sol forte que durou praticamente todo o sábado em Blumenau ajudou no recomeço e na limpeza das áreas atingidas pela enchente. O que se viu na rua foram pessoas colocando os móveis para a rua, tirando a lama e também muita gente ajudando quem sofreu com as chuvas.

Para ajudar no recomeço, parte dos serviços essenciais voltou a funcionar em Blumenau, como transporte público e abastecimento de água. Confira abaixo a situação desses serviços e a previsão de retorno à normalidade. 

Transporte coletivo

A partir das 6h deste domingo todas as linhas do transporte coletivo de Blumenau voltam a operar normalmente. A informação foi confirmada pelo Seterb. O horário das linhas será o de domingo. A passagem também será preço de domingo: R$ 1,50. Na rodoviária, os ônibus intermunicipais também estarão operando normalmente neste domingo.

Abastecimento de água

A ETA 2, responsável pelo abastecimento de 70% da população de Blumenau (cerca de 200 mil pessoas de 25 bairros) começou a operar com 60% da capacidade no final da tarde de domingo. A previsão para o restabelecimento total da rede está mantido para segunda-feira.

Energia elétrica

A previsão da Celesc é que até a meia-noite de domingo fosse restabelecido a energia elétrica em todas as regiões de Blumenau. A expectativa é que fiquem apenas 100 pontos sem energia, considerados como os locais mais críticos, onde será necessário colocar novos postes.

Até o início da manhã deste sábado eram 18 mil unidades consumidoras sem energia. Às 19h haviam apenas 711 unidades sem luz. A partir da meia-noite serão apenas 100 pontos. Neste sábado, atuaram na manutenção 33 equipes.

Unidades de saúde

Todos os ambulatórios gerais e postos de saúde de Blumenau voltam a funcionar normalmente nesta segunda-feira. Apenas o ESF Gilson Pisa, no Bairro Itoupavazinha, que teve sua estrutura atingida por 1,80m de água, continua fechado. O atendimento deste local será relocado para o ESF Armando Odebrecht, também na Itoupavazinha. O ESF Gilson Pisa deve voltar a funcionar terça-feira.

No domingo, os ambulatórios gerais da Velha, Escola Agrícola, Garcia, Itoupava Central e Fortaleza atenderão em regime de plantão neste domingo das 8h às 18h. Quem tinha consulta ou exame marcado nestes dias de enchente terá o horário reagendado. A Secretaria de Saúde informa que ao longo da semana, a própria secretaria vai entrar em contato com a pessoa para remarcar.

Educação

As escolas municipais Vidal Ramos, no Bairro Vorstadt, e Almirante Tamandaré, no Bairro Ponta Aguda, que servem de abrigo para pessoas atingidas pela enchente em Blumenau serão desocupadas neste domingo. Com o nível do rio baixando, as famílias devem voltar para suas residências. Nestas escolas as aulas serão retomadas segunda-feira, assim como em toda a rede municipal, estadual e particular. A única exceção é a Escola Barão do Rio Branco, que só deve retomar as aulas quarta-feira.

Em algumas escolas e centros de educação infantil atingidos pela enchente, a Secretaria de Educação faz mutirão de limpeza neste sábado. O objetivo é higienizar os locais para que os atendimentos às crianças e aos estudantes seja retomado na segunda-feira. As escolas Olga Rutzen e Pedro I, na Itoupavazinha, foram as mais atingidas.

Levantamento preliminar no início da noite de sábado apontava que pelo menos sete escolas de Blumenau ficarão fechadas para limpeza na segunda-feira. Cinco são escolas estaduais, uma municipal e outra particular (veja lista abaixo).

Outras escolas ainda serão avaliadas neste domingo para ver se terão condições de voltar a funcionar. Uma das escolas prejudicadas é a EBM Pedro I, na Itoupavazinha. A limpeza começou cedo e deve continuar neste domingo.

Além da lama, o prédio foi atingido por óleo que vazou de dois reservatórios de um posto de combustível das proximidades. A previsão é que o atendimento na EBM Pedro I seja retomada terça-feira. A Escola Barão do Rio Branco só volta a atender quarta-feira.

Escolas sem previsão de retomar atendimento:
- Escolas estaduais EEB Luiz Delfino, EEB Pedro II, Ceja, EEB Max Tavares, EEB Heriberto Muller
- Escolas municipais EBM Pedro, CEI Hilca Piazera Schnaider (será avaliada neste domingo.

Fonte: JSC

Nenhum comentário: