quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

População deve continuar atenta à previsão do tempo durante a semana

A Defesa Civil Municipal prossegue solicitando atenção dos munícipes para a previsão do tempo desta quarta-feira, dia 9, até o final da semana.

O risco de temporal e granizo isolado entre a tarde e noite continua hoje e nos próximos dias.


Segundo a Epagri/Ciram, o avanço de um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul provoca instabilidade em Santa Catarina. Ainda de acordo com o órgão, há condição de alagamentos e deslizamentos em áreas de encosta nos próximos dias, devido aos maiores volumes de chuva previstos e à vulnerabilidade do solo, especialmente no Planalto (Serra) e Litoral. “Estamos no caminho entre essas duas regiões, o que aumenta a probabilidade de recebermos fortes chuvas também”, acrescenta o secretário municipal de Defesa Civil, Major Aldo Neto.


As recomendações da Defesa Civil são:


- Acompanhar regularmente a previsão do tempo pelos veículos de comunicação e pelo site da Prefeitura (www.blumenau.sc.gov.br/defesacivil);


- Manter calhas, telhados e bocas de lobo limpos;


- Desligar e manter-se afastado de aparelhos eletro-eletrônicos em caso de temporal com descargas elétricas;


- Desligar a chave geral da residência em caso de alagamento da mesma;


- Ter sempre o contato de um vizinho ou parente para casos de emergência na residência.

Acompanhe abaixo a previsão do tempo para a semana:

▪ Quinta-feira (10/02): O avanço de um sistema de baixa pressão pelo RS, deixa o tempo instável em SC, com nebulosidade variável e chuva isolada em todo o estado. Permanece o risco de temporal e granizo isolado preferencialmente entre a tarde e noite, devido o maior aquecimento. Temperatura em elevação, com sensação de ar abafado. Vento de nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.


▪ Sexta-feira (11/02): Madrugada e Manhã com chuva em boa parte do estado. Entre a tarde e noite, volta a condição de pancadas de chuva com descargas elétricas no Vale do Itajái, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte. Temperatura elevada. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.


Tendência 12 a 22/02/2011

Neste período deve ocorrer uma diminuição do volume de chuva em Santa Catarina, com períodos mais prolongados de sol e chuva em forma de pancadas isoladas entre a tarde e noite, típicas de verão. No final do período, outra frente fria deverá passar pelo Estado, voltando a provocar volumes mais significativos, especialmente na divisa com o Rio Grande do Sul. A temperatura deve continuar elevada em todo o Estado.
Obs.: A estação do verão é a mais chuvosa do ano, quando são comuns pancadas de chuva entre a tarde e início da madrugada, com volumes elevados num curto espaço de tempo, o que favorece pontos localizados de alagamentos. As máximas normalmente ultrapassam a casa dos 30 graus já pela manhã e, eventualmente, chegam próximo a casa dos 40°C. Tornados e trombas d'água são registrados nesta época do ano. Os valores de IUV (Índice de Ultra Violeta), que são nocivos à pele humana nos horários críticos, atingem valores máximos diariamente.

Fonte: Epagri/Ciram - http://www.ciram.com.br

Fonte: PMB

Nenhum comentário: