sexta-feira, 14 de maio de 2010

IBGE divulga perfil dos municípios brasileiros

RIO DE JANEIRO - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem um perfil dos municípios brasileiros. O estudo foi feito com base em informações coletadas a partir de questionários respondidos pelas prefeituras. A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) feita pela primeira vez há 10 anos pesquisou os tópicos Administração, Habitação, Esporte, Cultura, Segurança, Transporte e Meio Ambiente. Desta vez, outros três itens foram pesquisados: Direitos Humanos, Saúde e Políticas de Gênero.

Em Santa Catarina, apenas 18,8% dos municípios tinham estruturas organizacionais voltadas à temática de gênero e 7,5% dispunham de Delegacias Especializadas para atendimento às mulheres. Em apenas um município havia políticas específicas para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Das cidades pesquisadas, 99% delas têm saúde da família

Em quase 72,3% dos municípios haviam ações destinadas aos idosos. Em 2009, todos os municípios tinham conselhos tutelares e 94,5%, de direitos da criança e do adolescente. Além disso, para subsidiar políticas capazes de promover a inclusão sociocultural das comunidades ciganas, 12 municípios reconheceram a existência de acampamentos ciganos em seu território.

A Munic constatou que 99,6% dos municípios dispunham de equipes profissionais voltadas para a saúde da família. No entanto, 42,3% dos titulares dos órgãos gestores municipais de Saúde ainda não tinham curso superior completo. Em 16 municípios do Estado, os Conselhos de Saúde não eram paritários como determina a lei.
Fonte: JSC

Nenhum comentário: