sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Fim de semana em Santa Catarina terá cara de verão

Sol aparece entre nuvens e faz mais calor do que o normal para esta época do ano
A semana termina da mesma forma que começou em Santa Catarina. Pelo menos até domingo, as temperaturas permanecem mais altas do que o normal para esta época do ano e o sol aparece entre nuvens em todas as regiões.


Para quem pode, a dica é aproveitar para praticar atividades ao ar livre e, quem gosta, arriscar até um passeio na praia.


A massa de ar seco e mais quente que se estabeleceu sobre o Estado há cerca de uma semana continua a impedir o avanço de áreas de instabilidade que estão sobre o Rio Grande do Sul para municípios catarinenses.


Com isso, o tempo continua estável, com predomínio de sol e as temperaturas elevadas.


Por causa da proximidade com o estado gaúcho, as cidades mais próximas à divisa terão maior nebulosidade nos próximos dias e, em alguns casos, podem registrar pancadas isoladas de chuva.


Nas demais áreas, o sol aparece entre nuvens ao longo do período e faz calor.


As máximas nesta sexta-feira chegam aos 31 graus Celsius (ºC) no Oeste — onde o céu tem menos nuvens —, 27ºC no Meio-Oeste e Vale do Itajaí, 25ºC em Florianópolis, 24ºC no Norte e 22ºC na Serra e região Sul.


A condição deve se repetir nos dias seguintes, prevê Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia. Pela manhã, nevoeiros devem se formar em parte das cidades do Litoral, Norte e Vale do Itajaí. As formações se dissipam nas primeiras horas da manhã.

Ar seco


O ar quente que está sobre o Estado diminui o índice do ar e, com isso, aumenta a ocorrência de problemas respiratórios na população e o risco de focos de incêndio. O problema é mais acentuado nas cidades distantes do mar.


O ar mais seco que avança do Centro do país para cidades catarinenses e provoca o chamado "bloqueio atmosférico", impedindo a chegada de frente frias, também faz com que a fumaça de queimadas naquela parte do Brasil e de países vizinhos atinjam o Estado.


A fuligem suspensa no ar deixa o céu acinzentado e prejudica a visão de objetos a longa distância. O fenômeno, mais visível ao amanhecer e no final da tarde, vem sendo registrado desde o início da semana.

Fonte: JSC

Nenhum comentário: