quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Trégua do frio termina nesta quinta-feira em Santa Catarina

Máximas podem chegar aos 27ºC na faixa entre o Oeste e o Sul

Se você gosta de temperaturas amenas, aproveite esta quinta-feira. O dia deve marcar o fim do período da semana em que o frio deu uma trégua. A condição deve começar a mudar na sexta-feira, quando uma massa de ar polar vai provocar a queda das temperaturas, dando condições para o registro de neve.

A quinta-feira ainda tem predomínio de sol em boa parte das cidades. Apenas no Litoral e cidades próximas ainda há maior variação de nuvens pela manhã, mas as formações se dissipam ao longo do dia e o sol aparece, prevê Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia.

Entre o Oeste e o Sul, o sol predomina desde cedo e, por isso, as temperaturas sobem um pouco mais nesta parte do Estado. As máximas à tarde devem variar entre 25 graus Celsius (ºC) e 27ºC nas cidades mais quentes.

No restante das regiões, os maiores registros ficam em torno dos 22ºC. A mudança do vento, que agora sopra do quadrante Norte, contribui para aumentar a sensação de aquecimento.

Mais para o fim do dia, áreas de instabilidade que estão sobre o Rio Grande do Sul devem atingir cidades catarinenses a partir do Oeste, onde pode chover.

A sexta-feira deve ter tempo instável por conta do deslocamento desse sistema, que está associado a uma massa de ar polar mais frio que deve voltar a derrubar as temperaturas em todas as regiões.

O dia já deve amanhecer com frio intenso na faixa entre o Oeste e o Sul, passando pela Serra. Nas demais regiões, a sexta ainda tem temperatura amena entre a manhã e a tarde.

À noite, o frio atinge todo o Estado. Por causa de um outro sistema meteorológico que atua sobre o oceano e joga umidade para o continente, há a possibilidade da ocorrência de neve na região Serrana entre a noite de sexta e o sábado, alerta Puchalski.

O especialista adianta que as temperaturas devem diminuir ainda mais no fim de semana, quando deve voltar a ser registrada mínima negativa.

Navegação

No sábado, há também um alerta para a navegação. O mar deve ficar muito agitado na costa catarinense, com previsão de ondas de até quatro metros.

Fonte: JSC

Nenhum comentário: