A Secretaria de Educação (Semed) aplica as provas do 3º prêmio Professor Alfabetizador durante a semana de 16 a 19, nas escolas da rede municipal. O prêmio, previsto no artigo 97 do Estatuto do Magistério, é dirigido aos professores que atuam nas classes de alfabetização. O objetivo é estimular os docentes a atingir as metas propostas pela Semed e pelo Ministério da Educação para o primeiro e segundo anos de aprendizado.
Para verificar o desempenho dos alunos, a Secretaria de Educação aplicará provas de diagnóstico em cada uma das 227 turmas em processo de alfabetização. São mais de 4,6 mil alunos avaliados. Nesta edição, além da língua portuguesa, os alunos serão avaliados também na disciplina de matemática.
O prêmio é concedido ao final de cada ano aos professores que conseguirem um bom desempenho no processo de letramento e alfabetização dos alunos. Os educadores que atingem um índice de 90% de aproveitamento por turma, recebem quinze por cento do vencimento inicial do seu nível de habilitação como professor. O valor é pago por cada classe onde o docente apresentar sucesso.
Veja as metas estabelecidas para entrega do prêmio aos professores:
Os alunos do 1º ano precisam saber:
- Ler palavras formadas por sílabas simples;
- Reconhecer letras e sílabas;
- Estabelecer relação entre letras (grafemas) e sons (fonemas);
- Escrever palavras;
- Ler e interpretar informações simples;
- Reconhecer números, associar quantidade a sua representação numérica;
- Interpretar e resolver situações-problema simples;
- Observar e relacionar os sólidos geométricos;
- Descobrir padrões e regularidades simples e
- Reconhecer unidades de tempo simples.
Os alunos do 2º ano precisam saber:
- Ler e localizar informações explícitas em textos;
- Reconhecer assunto de um texto;
- Identificar a finalidade de um texto;
- Escrever palavras ou reconhecer palavras escritas, que atendam às convenções ortográficas;
- Escrever textos;
- Ler e interpretar informações;
- Reconhecer números, associar quantidade a sua representação numérica;
- Interpretar e resolver situações-problema;
- Reconhecer e identificar as regiões planas e os sólidos geométricos;
- Descobrir padrões e regularidades e
- Reconhecer unidades de medida e de tempo.
Fonte: PMB
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